Buscar

consideração da personalidade jurídica é medida excepcional, aplicada apenas quando esgotadas as demais medidas de satisfação do crédito. Corretam...

consideração da personalidade jurídica é medida excepcional, aplicada apenas quando esgotadas as demais medidas de satisfação do crédito.

Corretamente observado. A mera insolvência da sociedade ou sua dissolução irregular não são, por si só, motivos suficientes para a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica. Isso porque a insolvência ou a dissolução irregular, embora possam indicar problemas na gestão da empresa, não implicam necessariamente em fraude ou abuso da personalidade jurídica.
A insolvência, por exemplo, pode ser decorrente de uma série de fatores econômicos, comerciais ou administrativos, que não necessariamente envolvem condutas fraudulentas por parte dos sócios ou administradores. Da mesma forma, a dissolução irregular da sociedade pode ocorrer por diversos motivos, como negligência administrativa ou falta de conhecimento das obrigações legais, sem que haja intenção deliberada de lesar terceiros.
Portanto, a simples constatação de insolvência ou dissolução irregular da sociedade não é suficiente para ensejar a desconsideração da personalidade jurídica. É necessário que haja indícios concretos de que os sócios ou administradores agiram de forma fraudulenta ou abusiva, utilizando a pessoa jurídica de maneira indevida para lesar terceiros.
A desconsideração da personalidade jurídica deve ser baseada em fatos objetivos e evidências que demonstrem a prática de atos ilícitos ou abusivos, visando prejudicar credores, burlar a lei ou violar direitos de terceiros. Somente nessas circunstâncias excepcionais é que a autonomia patrimonial da empresa pode ser superada para atingir os bens dos sócios ou administradores, responsabilizando-os pelos prejuízos causados.

Essa pergunta também está no material:

Estudo de Casos - Direito Empresarial (PROCESSO CIVIL E CIVIL)
13 pág.

Gestão de Segurança Privada Universidad Don BoscoUniversidad Don Bosco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmação está correta. A desconsideração da personalidade jurídica é de fato uma medida excepcional, aplicada somente quando esgotadas as demais medidas de satisfação do crédito. A insolvência ou dissolução irregular da sociedade, por si só, não são motivos suficientes para a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica, sendo necessário indícios concretos de condutas fraudulentas ou abusivas por parte dos sócios ou administradores.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina