Buscar

A taxa real e a taxa nominal ou aparente estão diretamente ligadas ao fenômeno da inflação. Denomina-se taxa de juros real aquela obtida após se el...

A taxa real e a taxa nominal ou aparente estão diretamente ligadas ao fenômeno da inflação. Denomina-se taxa de juros real aquela obtida após se eliminar o efeito da inflação, e taxa de juros aparente (nominal) aquela com inflação embutida.

Fonte: PUCCINI, A. de L., PUCCINI, A. Matemática financeira: objetiva e aplicada.

São Paulo: Saraiva, 2006. p. 68 (adaptado).

Considerando os conceitos descritos acima, suponha que um certo capital foi aplicado por um ano com uma taxa de juros nominais igual a 15% ao ano, e no mesmo período a taxa de inflação foi de 9%. Nesse caso, a taxa real de juros é igual a:



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a taxa real de juros, utilizamos a fórmula: Taxa Real = (1 + Taxa Nominal) / (1 + Taxa de Inflação) - 1 Substituindo os valores dados na questão: Taxa Nominal = 15% Taxa de Inflação = 9% Taxa Real = (1 + 0,15) / (1 + 0,09) - 1 Taxa Real = 1,15 / 1,09 - 1 Taxa Real = 1,055 - 1 Taxa Real = 0,055 ou 5,5% Portanto, a taxa real de juros nesse caso é de 5,5%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais