Logo Passei Direto
Buscar
No que concerne ao Desenho Técnico, temos várias questões associadas. Segundo os fundamentos básicos de rebatimento, qual é a regra do alinhamento? A ) São linhas que separam duas linhas contíguas de uma vista ortográfica. Indica que essas duas áreas não estão contidas no mesmo plano, mas tem-se diferentes vistas frontais para uma mesma vista superior. B ) É uma face plana, somente podendo projetar-se com a sua configuração ou como uma reta. C ) São projeções de um mesmo elemento do objeto nas vistas adjacentes, achando-se sempre sobre o mesmo alinhamento. D ) São linhas que unem duas linhas contíguas de uma vista ortográfica, indicando que essas duas áreas não estão contidas no mesmo plano.
User badge image
Tiago Charles Marquardt

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Para responder à sua pergunta sobre a regra do alinhamento no Desenho Técnico, vamos analisar as alternativas: A) São linhas que separam duas linhas contíguas de uma vista ortográfica. Indica que essas duas áreas não estão contidas no mesmo plano, mas tem-se diferentes vistas frontais para uma mesma vista superior. - Esta descrição não se refere diretamente à regra do alinhamento. B) É uma face plana, somente podendo projetar-se com a sua configuração ou como uma reta. - Esta opção não aborda a questão do alinhamento. C) São projeções de um mesmo elemento do objeto nas vistas adjacentes, achando-se sempre sobre o mesmo alinhamento. - Esta descrição se refere diretamente ao conceito de alinhamento, onde as projeções devem estar alinhadas nas vistas. D) São linhas que unem duas linhas contíguas de uma vista ortográfica, indicando que essas duas áreas não estão contidas no mesmo plano. - Embora mencione linhas contíguas, não se refere especificamente à regra do alinhamento. A alternativa que melhor representa a regra do alinhamento no Desenho Técnico é: C) São projeções de um mesmo elemento do objeto nas vistas adjacentes, achando-se sempre sobre o mesmo alinhamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as opções: A) São linhas que separam duas linhas contíguas de uma vista ortográfica. Indica que essas duas áreas não estão contidas no mesmo plano, mas tem-se diferentes vistas frontais para uma mesma vista superior. B) É uma face plana, somente podendo projetar-se com a sua configuração ou como uma reta. C) São projeções de um mesmo elemento do objeto nas vistas adjacentes, achando-se sempre sobre o mesmo alinhamento. D) São linhas que unem duas linhas contíguas de uma vista ortográfica, indicando que essas duas áreas não estão contidas no mesmo plano. A regra do alinhamento, segundo os fundamentos básicos de rebatimento no Desenho Técnico, é a opção: C) São projeções de um mesmo elemento do objeto nas vistas adjacentes, achando-se sempre sobre o mesmo alinhamento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No que concerne ao Desenho Técnico, temos várias questões associadas. Qual a diferença entre a perspectiva isométrica e a perspectiva cavaleira?
A Na perspectiva isométrica, suas duas vistas mostram detalhes muito semelhantes. Ambos os eixos têm uma inclinação de 45° em relação à linha do horizonte, e todas as dimensões representadas são as reais ou proporcionais ao objeto representado; já a perspectiva cavaleira tem a figura representada com uma face frontal que conserva a forma e as dimensões (largura e altura), e, a partir da face frontal, são traçadas linhas inclinadas em ângulos de 75º, 90º ou 105º.
B Na perspectiva isométrica, suas três vistas mostram detalhes muito semelhantes. Ambos os eixos têm uma inclinação de 30° em relação à linha do horizonte, e todas as dimensões representadas são as reais ou proporcionais ao objeto representado; já a perspectiva cavaleira tem a figura representada com uma face frontal que conserva a forma e as dimensões (largura e altura), e, a partir da face frontal, são traçadas linhas inclinadas em ângulos de 30º, 45º ou 60º.
C Na perspectiva isométrica, suas três vistas mostram detalhes pouco semelhantes. Ambos os eixos têm uma inclinação de 30° em relação à linha do horizonte, e todas as dimensões representadas são as reais ou proporcionais ao objeto representado; já a perspectiva cavaleira tem a figura representada com uma face frontal que conserva a forma e as dimensões (largura e altura), e, a partir da face frontal, são traçadas linhas inclinadas em ângulos de 30º, 45º ou 60º.
D Na perspectiva isométrica, suas duas vistas mostram detalhes muito semelhantes. Ambos os eixos têm uma inclinação de 45° em relação à linha do horizonte, e todas as dimensões representadas são as reais ou proporcionais ao objeto representado; já a perspectiva cavaleira tem a figura representada com uma face frontal que conserva a forma e as dimensões (largura e altura), e, a partir da face frontal, são traçadas linhas inclinadas em ângulos de 30º, 45º ou 60º.

De acordo com a NBR10067:1995 - Princípios gerais de representação em desenho técnico - é correto afirmar, quanto à escolha das vistas no desenho técnico:
A Deve ser utilizado poucas vistas para a representação técnica.
B Deve ser empregado poucas linhas tracejadas.
C As vistas não possuem critérios de representação gráfica.
D A vista mais importante de uma peça deve ser utilizada como vista frontal ou principal.

A ABNT, através da NBR 10.067, estabelece os princípios gerais de representação em desenho técnico. Nisso, considerando a imagem a seguir (adaptação de NBR 10.067:1995), o diedro pode ser compreendido como o espaço entre dois semiplanos perpendiculares não contidos num mesmo plano com origem numa aresta comum.
Nesse sentido, qual diedro é adotado pela ABNT no Brasil?
A 1º diedro.
B 3º diedro.
C 4º diedro.
D 2º diedro.

Os elementos básicos do desenho são imprescindíveis para a formação de um projetista. A compreensão de cada um destes elementos, por mais simples que possam parecer, contribui decisivamente para a formação do profissional da área técnica, principalmente no que se refere ao desenho baseado em projeções ortográficas (planos de projeção) e desenho de perspectivas (visão espacial).
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O ponto evidencia uma posição no espaço e tem dimensão, ou seja, possui comprimento, largura e altura. II- Duas retas que se interseccionam no espaço definem um ponto. III- O ponto, por não possuir dimensão, é considerado um elemento estático, centralizado e sem direção. IV- Um ponto que se desloca no espaço gera uma reta, expressando direção e desenvolvimento ao elemento. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O ponto evidencia uma posição no espaço e tem dimensão, ou seja, possui comprimento, largura e altura.
II- Duas retas que se interseccionam no espaço definem um ponto.
III- O ponto, por não possuir dimensão, é considerado um elemento estático, centralizado e sem direção.
IV- Um ponto que se desloca no espaço gera uma reta, expressando direção e desenvolvimento ao elemento.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina