Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Certa perspectiva é também conhecida como perspectiva oblíqua. Ela ocorre quando uma figura não é vista de frente, porque forma um ângulo com o quadro, resultando em uma visão oblíqua do observador.
Qual é essa perspectiva?
A Perspectiva cônica com um ponto de fuga.
B Perspectiva axonométrica isométrica.
C Perspectiva cônica com três pontos de fuga.
D Perspectiva cônica com dois pontos de fuga.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as opções de perspectiva apresentadas: A) Perspectiva cônica com um ponto de fuga - Essa perspectiva é usada quando se observa um objeto de frente, não se encaixa na descrição de uma visão oblíqua. B) Perspectiva axonométrica isométrica - Essa perspectiva não utiliza pontos de fuga e representa os objetos em uma escala uniforme, não se encaixando na descrição de uma visão oblíqua. C) Perspectiva cônica com três pontos de fuga - Essa perspectiva é mais complexa e geralmente é usada para representar objetos em ângulos extremos, mas não é a mais comum para uma visão oblíqua. D) Perspectiva cônica com dois pontos de fuga - Essa é a perspectiva que se utiliza quando um objeto é visto de lado, formando um ângulo com o quadro, resultando em uma visão oblíqua. Portanto, a alternativa correta é: D) Perspectiva cônica com dois pontos de fuga.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No que concerne ao Desenho Técnico, temos várias questões associadas. Qual a diferença entre a perspectiva isométrica e a perspectiva cavaleira?
A Na perspectiva isométrica, suas duas vistas mostram detalhes muito semelhantes. Ambos os eixos têm uma inclinação de 45° em relação à linha do horizonte, e todas as dimensões representadas são as reais ou proporcionais ao objeto representado; já a perspectiva cavaleira tem a figura representada com uma face frontal que conserva a forma e as dimensões (largura e altura), e, a partir da face frontal, são traçadas linhas inclinadas em ângulos de 75º, 90º ou 105º.
B Na perspectiva isométrica, suas três vistas mostram detalhes muito semelhantes. Ambos os eixos têm uma inclinação de 30° em relação à linha do horizonte, e todas as dimensões representadas são as reais ou proporcionais ao objeto representado; já a perspectiva cavaleira tem a figura representada com uma face frontal que conserva a forma e as dimensões (largura e altura), e, a partir da face frontal, são traçadas linhas inclinadas em ângulos de 30º, 45º ou 60º.
C Na perspectiva isométrica, suas três vistas mostram detalhes pouco semelhantes. Ambos os eixos têm uma inclinação de 30° em relação à linha do horizonte, e todas as dimensões representadas são as reais ou proporcionais ao objeto representado; já a perspectiva cavaleira tem a figura representada com uma face frontal que conserva a forma e as dimensões (largura e altura), e, a partir da face frontal, são traçadas linhas inclinadas em ângulos de 30º, 45º ou 60º.
D Na perspectiva isométrica, suas duas vistas mostram detalhes muito semelhantes. Ambos os eixos têm uma inclinação de 45° em relação à linha do horizonte, e todas as dimensões representadas são as reais ou proporcionais ao objeto representado; já a perspectiva cavaleira tem a figura representada com uma face frontal que conserva a forma e as dimensões (largura e altura), e, a partir da face frontal, são traçadas linhas inclinadas em ângulos de 30º, 45º ou 60º.

De acordo com a NBR10067:1995 - Princípios gerais de representação em desenho técnico - é correto afirmar, quanto à escolha das vistas no desenho técnico:
A Deve ser utilizado poucas vistas para a representação técnica.
B Deve ser empregado poucas linhas tracejadas.
C As vistas não possuem critérios de representação gráfica.
D A vista mais importante de uma peça deve ser utilizada como vista frontal ou principal.

A ABNT, através da NBR 10.067, estabelece os princípios gerais de representação em desenho técnico. Nisso, considerando a imagem a seguir (adaptação de NBR 10.067:1995), o diedro pode ser compreendido como o espaço entre dois semiplanos perpendiculares não contidos num mesmo plano com origem numa aresta comum.
Nesse sentido, qual diedro é adotado pela ABNT no Brasil?
A 1º diedro.
B 3º diedro.
C 4º diedro.
D 2º diedro.

Os elementos básicos do desenho são imprescindíveis para a formação de um projetista. A compreensão de cada um destes elementos, por mais simples que possam parecer, contribui decisivamente para a formação do profissional da área técnica, principalmente no que se refere ao desenho baseado em projeções ortográficas (planos de projeção) e desenho de perspectivas (visão espacial).
Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- O ponto evidencia uma posição no espaço e tem dimensão, ou seja, possui comprimento, largura e altura. II- Duas retas que se interseccionam no espaço definem um ponto. III- O ponto, por não possuir dimensão, é considerado um elemento estático, centralizado e sem direção. IV- Um ponto que se desloca no espaço gera uma reta, expressando direção e desenvolvimento ao elemento. Assinale a alternativa CORRETA:
I- O ponto evidencia uma posição no espaço e tem dimensão, ou seja, possui comprimento, largura e altura.
II- Duas retas que se interseccionam no espaço definem um ponto.
III- O ponto, por não possuir dimensão, é considerado um elemento estático, centralizado e sem direção.
IV- Um ponto que se desloca no espaço gera uma reta, expressando direção e desenvolvimento ao elemento.
A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C As sentenças II, III e IV estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina