Buscar

Analise a seguinte situação hipotética: O órgão estadual de defesa do consumidor notificou determinado Secretário Municipal acerca de reclamações d...

Analise a seguinte situação hipotética: O órgão estadual de defesa do consumidor notificou determinado Secretário Municipal acerca de reclamações dos munícipes quanto à prestação dos serviços públicos de coleta de lixo. O gestor municipal solicitou esclarecimentos da assessoria jurídica do Município acerca da competência do órgão notificante e do cabimento da citada notificação em face de ente público. Ao responder à consulta jurídica formulada, de acordo com o disposto no Código de Defesa do Consumidor (Lei n.º 8.078/1990 e alterações), é correto afirmar:
[A] A fiscalização dos serviços públicos prestados pelo Município é de competência do órgão municipal de defesa do consumidor, visto que a interferência do órgão estadual viola a autonomia do ente federado.
[B] A atuação do órgão estadual de defesa do consumidor, em relação à prestação de serviços públicos, é excluída em casos de serviços prestados pelo próprio ente público, restringindo-se a serviços delegados a empresas concessionárias ou permissionárias.
[C] Nos casos de descumprimento de obrigações de fornecimento de serviços públicos contínuos de forma adequada e eficiente, o ente público será compelido a cumpri-las e a reparar os danos causados.
[D] O gestor municipal somente está obrigado a responder à notificação, caso o serviço de coleta de lixo seja remunerado por taxa recolhida pelos munícipes.

Essa pergunta também está no material:

advogado
19 pág.

Advogado Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: [A] A fiscalização dos serviços públicos prestados pelo Município é de competência do órgão municipal de defesa do consumidor, visto que a interferência do órgão estadual viola a autonomia do ente federado. - Errado. A fiscalização dos serviços públicos prestados pelo Município pode ser realizada tanto pelo órgão municipal quanto pelo órgão estadual, de acordo com a legislação vigente. [B] A atuação do órgão estadual de defesa do consumidor, em relação à prestação de serviços públicos, é excluída em casos de serviços prestados pelo próprio ente público, restringindo-se a serviços delegados a empresas concessionárias ou permissionárias. - Correto. O órgão estadual de defesa do consumidor geralmente atua em casos de serviços prestados por empresas concessionárias ou permissionárias, não interferindo diretamente nos serviços prestados pelo próprio ente público. [C] Nos casos de descumprimento de obrigações de fornecimento de serviços públicos contínuos de forma adequada e eficiente, o ente público será compelido a cumpri-las e a reparar os danos causados. - Correto. O ente público é responsável por garantir a prestação adequada e eficiente dos serviços públicos, sendo obrigado a cumpri-los e reparar os danos causados em caso de descumprimento. [D] O gestor municipal somente está obrigado a responder à notificação, caso o serviço de coleta de lixo seja remunerado por taxa recolhida pelos munícipes. - Errado. Independentemente da forma de remuneração do serviço de coleta de lixo, o gestor municipal deve responder à notificação do órgão estadual de defesa do consumidor. Portanto, as alternativas corretas são B e C.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image