Buscar

No que se refere ao direito de acesso à justiça, tanto em âmbito nacional quanto internacional, aponte a afirmação correta: a) Os indivíduos não tê...

No que se refere ao direito de acesso à justiça, tanto em âmbito nacional quanto internacional, aponte a afirmação correta:
a) Os indivíduos não têm locus standi no Direito internacional, isso se deve ao fato de eles não serem reconhecidos como sujeitos plenos de Direito Internacional.
b) Os direitos difusos não podem ser objeto da tutela coletiva, pois não possuem titularidade definida.
c) A judicialização de políticas públicas é proibida pela Constituição, pois é uma inversão da competência dos poderes.
d) Os direitos coletivos stricto sensu referem-se aos direitos relacionados a uma coletividade determinada, como o direito do consumidor.
e) A justiça internacional é superior à justiça nacional, possibilitando o acesso à justiça de indivíduos quando o Estado não provê.

Essa pergunta também está no material:

Questões do livro Direitos humanos
8 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Os indivíduos não têm locus standi no Direito internacional, isso se deve ao fato de eles não serem reconhecidos como sujeitos plenos de Direito Internacional. - ERRADO. Os indivíduos podem ter locus standi em certas situações no Direito Internacional. b) Os direitos difusos não podem ser objeto da tutela coletiva, pois não possuem titularidade definida. - ERRADO. Os direitos difusos podem sim ser objeto de tutela coletiva, mesmo sem titularidade definida. c) A judicialização de políticas públicas é proibida pela Constituição, pois é uma inversão da competência dos poderes. - ERRADO. A judicialização de políticas públicas não é proibida, sendo uma forma de controle de constitucionalidade. d) Os direitos coletivos stricto sensu referem-se aos direitos relacionados a uma coletividade determinada, como o direito do consumidor. - CORRETO. Os direitos coletivos stricto sensu são aqueles relacionados a uma coletividade determinada. e) A justiça internacional é superior à justiça nacional, possibilitando o acesso à justiça de indivíduos quando o Estado não provê. - ERRADO. A justiça internacional não é superior à justiça nacional, e o acesso à justiça deve ser buscado primeiramente no âmbito nacional. Portanto, a alternativa correta é a letra D) Os direitos coletivos stricto sensu referem-se aos direitos relacionados a uma coletividade determinada, como o direito do consumidor.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image