Buscar

A ratificação de um tratado tem efeito ex tunc, ou seja, ele retroage no tempo, estendendo seus efeitos para questões anteriores à entrada em vigor...

A ratificação de um tratado tem efeito ex tunc, ou seja, ele retroage no tempo, estendendo seus efeitos para questões anteriores à entrada em vigor do tratado. Se o Estado já ratificou o Tratado, mas este não entrou em vigor ainda, aplica-se a ele o período da irretratabilidade. O legislativo não pode oferecer reservas ao tratado e desabonar as reservas feitas pelo executivo. A simples assinatura já obriga o Estado ao cumprimento do Tratado. A ratificação é um ato interno que declara que o Tratado foi aprovado pelo Congresso.
a) A ratificação de um tratado tem efeito ex tunc, ou seja, ele retroage no tempo, estendendo seus efeitos para questões anteriores à entrada em vigor do tratado.
b) Se o Estado já ratificou o Tratado, mas este não entrou em vigor ainda, aplica-se a ele o período da irretratabilidade.
c) O legislativo não pode oferecer reservas ao tratado e desabonar as reservas feitas pelo executivo.
d) A simples assinatura já obriga o Estado ao cumprimento do Tratado.
e) A ratificação é um ato interno que declara que o Tratado foi aprovado pelo Congresso.
a) A denúncia do Tratado é um ato interno, bastando apenas uma Declaração para afirmar a disposição do país em não mais cumpri-lo.
b) A denúncia precisa ser aprovada pelo Congresso como a aprovação do Tratado.
c) A existência de um fato superveniente que altere a situação que motivou o Tratado não é suficiente para levar à sua extinção.
d) A mera vontade das partes não pode acarretar a extinção dos Tratados.
e) O surgimento de uma norma costumeira de Direito Internacional posterior pode levar à extinção do Tratado.

Essa pergunta também está no material:

Questões do livro Direitos humanos
8 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: a) Correto. A ratificação de um tratado tem efeito ex tunc, ou seja, ele retroage no tempo, estendendo seus efeitos para questões anteriores à entrada em vigor do tratado. b) Incorreto. Se o Estado já ratificou o Tratado, mas este não entrou em vigor ainda, não se aplica o período da irretratabilidade. c) Incorreto. O legislativo pode oferecer reservas ao tratado e desabonar as reservas feitas pelo executivo. d) Incorreto. A simples assinatura não obriga o Estado ao cumprimento do Tratado, é necessária a ratificação. e) Incorreto. A ratificação não é um ato interno que declara que o Tratado foi aprovado pelo Congresso. Portanto, a alternativa correta é a letra a) "A ratificação de um tratado tem efeito ex tunc, ou seja, ele retroage no tempo, estendendo seus efeitos para questões anteriores à entrada em vigor do tratado."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image