Buscar

Discorrendo sobre a ação civil pública objetivando a reparação de dano ambiental, assinale a alternativa correta: A inversão do ônus da prova é ca...

Discorrendo sobre a ação civil pública objetivando a reparação de dano ambiental, assinale a alternativa correta:

A inversão do ônus da prova é cabível nas ações civis públicas ambientais. A responsabilidade civil sobre os danos causados é subjetiva. O meio ambiente equilibrado tem sua proteção por meio da ação civil pública, circunscrita à tutela dos direitos individuais homogêneos. A prova do dano, do nexo de causalidade e da culpa do agente são necessárias à responsabilização civil do poluidor.
A inversão do ônus da prova é cabível nas ações civis públicas ambientais. A responsabilidade civil sobre os danos ambientais é objetiva. Nas demandas ambientais, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado tem a natureza jurídica de bem difuso, pertencente a todos de forma indistinta, sendo de ordem pública e de natureza cogente. A prova do dano e do nexo de causalidade permite a responsabilização civil do agente poluidor.
O ônus da prova na ação civil pública ambiental é regulado pelas regras instrumentais do Código de Processo Civil (fonte subsidiária), de forma que ao autor cabe a prova do fato constitutivo e ao réu do fato extintivo, modificativo ou impeditivo, ficando possibilitada a inversão do ônus da prova. A responsabilidade civil sobre os danos ambientais é subjetiva. O meio ambiente equilibrado tem sua proteção por meio da ação civil pública, circunscrita à tutela dos direitos individuais homogêneos.
A inversão do ônus da prova é cabível nas ações civis públicas ambientais porque não deve ser aplicado o Código de Processo Civil (Lei nº 5.869/73), cuja subsidiariedade está expressamente afastada pela Lei da Ação Civil Pública (Lei nº 7347/85). Deve ser aplicado o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) para fins de inversão do ônus da prova. A responsabilidade sobre os danos causados é objetiva e a prova do dano, do nexo de causalidade e da culpa permitem a responsabilização do agente poluidor.

Essa pergunta também está no material:

Direito Ambiental
31 pág.

Legislação e Direito Ambiental Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: A) A inversão do ônus da prova é cabível nas ações civis públicas ambientais. A responsabilidade civil sobre os danos causados é subjetiva. O meio ambiente equilibrado tem sua proteção por meio da ação civil pública, circunscrita à tutela dos direitos individuais homogêneos. A prova do dano, do nexo de causalidade e da culpa do agente são necessárias à responsabilização civil do poluidor. B) A inversão do ônus da prova é cabível nas ações civis públicas ambientais. A responsabilidade civil sobre os danos ambientais é objetiva. Nas demandas ambientais, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado tem a natureza jurídica de bem difuso, pertencente a todos de forma indistinta, sendo de ordem pública e de natureza cogente. A prova do dano e do nexo de causalidade permite a responsabilização civil do agente poluidor. C) O ônus da prova na ação civil pública ambiental é regulado pelas regras instrumentais do Código de Processo Civil (fonte subsidiária), de forma que ao autor cabe a prova do fato constitutivo e ao réu do fato extintivo, modificativo ou impeditivo, ficando possibilitada a inversão do ônus da prova. A responsabilidade civil sobre os danos ambientais é subjetiva. O meio ambiente equilibrado tem sua proteção por meio da ação civil pública, circunscrita à tutela dos direitos individuais homogêneos. D) A inversão do ônus da prova é cabível nas ações civis públicas ambientais porque não deve ser aplicado o Código de Processo Civil (Lei nº 5.869/73), cuja subsidiariedade está expressamente afastada pela Lei da Ação Civil Pública (Lei nº 7347/85). Deve ser aplicado o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90) para fins de inversão do ônus da prova. A responsabilidade sobre os danos causados é objetiva e a prova do dano, do nexo de causalidade e da culpa permitem a responsabilização do agente poluidor. A alternativa correta é a B) A inversão do ônus da prova é cabível nas ações civis públicas ambientais. A responsabilidade civil sobre os danos ambientais é objetiva. Nas demandas ambientais, o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado tem a natureza jurídica de bem difuso, pertencente a todos de forma indistinta, sendo de ordem pública e de natureza cogente. A prova do dano e do nexo de causalidade permite a responsabilização civil do agente poluidor.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image