Buscar

Para que esta se torne um adulto mais criativo, integrado e feliz.” Para Costa (2013), literatura é composta pelo autor, a obra em si e o leitor, ...

Para que esta se torne um adulto mais criativo, integrado e feliz.”

Para Costa (2013), literatura é composta pelo autor, a obra em si e o leitor, pois a sintonia entre estes três elementos é que permite sua realização. E o autor, ao edificar o texto em linguagem criativa, propõe ao leitor a viver a aventura de ler e conhecer.

A organização do espaço onde será desenvolvido o projeto de ensino é de extrema importância, pois deve dar asas à imaginação da criança e a mesma deve se sentir confortável e acolhida.

A literatura não está apenas exclusivamente relacionada à leitura, mas também ao ato de interpretar e escrever. Pois um bom escritor é, além de tudo, um ótimo leitor.

“A literatura é uma instituição paradoxal porque criar literatura é escrever de acordo com fórmulas existentes - produzir algo que parece um soneto ou que segue as convenções do romance – mas é também zombar dessas convenções, ir além delas. A literatura é uma instituição que vive de expor e criticar próprios limites, de testar o que acontecerá se escrevermos de modo diferente.” (Culler, 1999, p. 47)

Com o trabalho da literatura em classe, possibilita ao aluno o estímulo da produção textual, da sua criação. Isto colaborará futuramente com suas redações em provas de vestibulares, na faculdade e em seu desempenho de argumentação.

METODOLOGIA

O presente projeto de ensino será executado no decorrer do ano letivo com as classes do Ensino Fundamental I, utilizando livros de literatura infanto-juvenil, numa proposta interdisciplinar com temas geradores de ensino.

Primeiro o professor deverá, juntamente com a coordenação pedagógica, fazer o planejamento anual. Em seguida, inserir as atividades que deseja ministrar aos alunos de acordo com que foi planejado e seguindo também as temáticas de datas comemorativas.

Na segunda etapa, o docente deve separar os livros de acordo com a faixa etária, gênero textual (poemas, poesias, contos, lendas, fábulas) e tema. Separar materiais para os trabalhos feitos em sala de aula.

Na terceira etapa, o docente apresentará o projeto de literatura infanto-juvenil aos alunos, fazendo comentários valorizando a prática da leitura e estimulando os alunos a escolherem determinados livros a partir de breves informações a respeito destes.

Na quarta etapa, o professor aplicará as atividades seguindo seu plano anual escolar, usando a literatura para complementar suas aulas. As atividades ministradas envolverão leitura, trabalhos escritos, dramatização e assistir filmes relacionados.

No final de cada bimestre o professor fará um resumo do desempenho dos alunos durante a execução do projeto.

CRONOGRAMA

Etapas do Projeto Tarefas

Planejamento

Planejamento das aulas juntamente com a coordenação escolar e com os colegas docentes. Montagem do cronograma
Planejamento das aulas juntamente com a coordenação escolar e com os colegas docentes. Montagem do cronograma
Planejamento das aulas juntamente com a coordenação escolar e com os colegas docentes. Montagem do cronograma
Planejamento das aulas juntamente com a coordenação escolar e com os colegas docentes. Montagem do cronograma.

Organização Será feito um apanhado de todo o material, tanto humano quanto material que será utilizado para o desenvolvimento das atividades.

Apresentação Apresentação do projeto de literatura aos alunos e comentários de valorização à pratica de leitura.

Execução A literatura deverá integrar de algum modo às diversas disciplinas escolares. Ou interferir de modo positivo para o desempenho dos alunos nestas. O tempo de execução será durante o ano letivo.

Exposição e Avaliação Durante o bimestre escolar, os alunos produzirão textos, resenhas, artesanatos e até mesmo teatros, que serão expostos ao fim de cada bimestre. A avaliação se dará através de provas, trabalhos e também através da observação do melhoramento cognitivo, de seu senso crítico e social.

Planejamento das aulas juntamente com a coordenação escolar e com os colegas docentes. Montagem do cronograma.

RECURSOS

Neste projeto de ensino, os recursos usados serão humanos e materiais. Cada qual com sua respectiva função fundamental para a execução adequada do projeto.

Sendo os recursos humanos: docentes do Ensino Fundamental I; alunos; pais e/ou responsáveis. E os recursos materiais usados serão: livros de literatura infantil; quadro; pincel; cartazes; material escolar didático; fantasias; fantoches; DataShow ou aparelho de DVD; filmes e etc.

AVALIAÇÃO
A avaliação deste projeto será realizada de forma contínua e sistemática, durante o período de desenvolvimento do mesmo. Será avaliado o desempenho de leitura da criança, capacidade de interpretação de texto e o desenvolvimento da estrutura de pensamento (senso crítico). Também serão feitas avaliações óticas pelos professores, como o desempenho social e psicológico da criança e a interação com o ambiente que a cerca.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A pesquisa realizada teve por desígnio demonstrar a importância da literatura infanto-juvenil no ensino, o quanto e como ela contribui para o desenvolvimento da criança como aluno e como parte integral da sociedade. O objetivo da literatura na educação é contribuir na formação e desenvolvimento da personalidade da criança, pela ampliação cultural, enriquecimento da inteligência e autonomia de pensamento.

Trabalhar com a literatura infantil deve ser um momento de prazer para o aluno e não somente com finalidade pedagógica e moralizadora. Pois a finalidade maior é que a criança se reconheça como parte da atmosfera social; se identifique; crie sua identidade e; se torne, futuramente, um adulto funcional para a sociedade de modo significativo; que coopere também de modo intelectual e não somente como uma máquina do capitalismo. Pois o conhecimento que a literatura proporciona, não deve ficar confinado apenas dentro dos muros da escola.

Concluímos assim, que sem a literatura infantil, não é possível se obter uma educação genuína. Através dela é que se inicia o processo de ensino/aprendizagem funcional, onde o aluno aprende muito mais do que só o “bê-á-bá”.

REFERÊNCIAS

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. 7 ed. Trad. Octavio M. Cajado. São Paulo: Ática, 2000.
CALVACANTI, Joana. Caminh

Essa pergunta também está no material:

Projeto de Ensino em Pedagogia
14 pág.

Direito Civil I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Você precisa criar uma nova pergunta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais