Buscar

Os Direitos Reais giram em torno do conceito de propriedade, e, como tal, apresentam caracteres próprios que os distinguem dos Direitos Pessoais de...

Os Direitos Reais giram em torno do conceito de propriedade, e, como tal, apresentam caracteres próprios que os distinguem dos Direitos Pessoais de cunho patrimonial. Sobre as características dos direitos reais, assinale a alternativa CORRETA:

A) A característica ou princípio da perpetuidade prega que a propriedade é perpétua não se perdendo pelo não uso.


B) A característica do absolutismo traz a oponibilidade erga singulum - frente a todos - que venham ameaçar ou efetivamente prejudicar o titular do direito real.


C) O princípio da exclusividade impõe que o Direito Real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há Direito Real sem lei anterior que o defina.


D) A característica do absolutismo faz com que os Direitos Reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, tal ocorre no artigo 1.225 do Código Civil em vigor. Por sua vez, o princípio da tipicidade impõe que o Direito Real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há Direito Real sem lei anterior que o defina. Utiliza-se, no Brasil, a técnica do numerus clausus, ou seja, há uma enumeração taxativa na lei sobre o que é considerado Direito Real.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as alternativas: A) A característica ou princípio da perpetuidade prega que a propriedade é perpétua não se perdendo pelo não uso. B) A característica do absolutismo traz a oponibilidade erga singulum - frente a todos - que venham ameaçar ou efetivamente prejudicar o titular do direito real. C) O princípio da exclusividade impõe que o Direito Real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há Direito Real sem lei anterior que o defina. D) A característica do absolutismo faz com que os Direitos Reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, tal ocorre no artigo 1.225 do Código Civil em vigor. Por sua vez, o princípio da tipicidade impõe que o Direito Real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há Direito Real sem lei anterior que o defina. Utiliza-se, no Brasil, a técnica do numerus clausus, ou seja, há uma enumeração taxativa na lei sobre o que é considerado Direito Real. A alternativa correta é a letra D) A característica do absolutismo faz com que os Direitos Reais existentes sejam somente os enumerados na lei. No Brasil, tal ocorre no artigo 1.225 do Código Civil em vigor. Por sua vez, o princípio da tipicidade impõe que o Direito Real, para ser invocado, deve estar previsto em lei. Não há Direito Real sem lei anterior que o defina. Utiliza-se, no Brasil, a técnica do numerus clausus, ou seja, há uma enumeração taxativa na lei sobre o que é considerado Direito Real.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais