Buscar

Os tratados internacionais são uma das principais fontes normativas do Direito Internacional Público, sendo que a validade jurídica de tais instrum...

Os tratados internacionais são uma das principais fontes normativas do Direito Internacional Público, sendo que a validade jurídica de tais instrumentos legais depende de uma série de ritos legais promovidos tanto em âmbito interno quanto externo. A esse respeito, assinale a alternativa correta:

a. A assinatura consiste em ato emanado pelo representante do Estado concretizada com troca de notas ou de cartas entre as partes, sendo que tal manifestação de vontade não pode ser, em nenhuma hipótese, deduzida em atos informais.
b. A assinatura não é capaz de gerar a obrigação de não fazer atos que afetem substancialmente o valor do instrumento assinado ou frustrar sua aplicação, sendo tal prerrogativa cabível somente à ratificação.
c. Existem duas formas de comprometimento: a assinatura e a ratificação. Conforme a natureza do tratado, pode ser suficiente apenas a assinatura para estabelecer o compromisso, motivo pelo qual a ratificação é sempre opcional.
d. No Brasil, o tema relativo à assinatura é regido pela Constituição Federal, art. 84, VIII, que determina as competências privativas do Presidente da República: “Celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional”.
e. Uma das principais consequências da ratificação é autenticar o texto do tratado, que se torna imutável a partir de então.

Essa pergunta também está no material:

Prova de Recuperação (Valor_ 10,0 pontos)_ Revisão da tentativa (Direito Internacional)
10 pág.

Direito Internacional Faculdade ProjeçãoFaculdade Projeção

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a. A assinatura consiste em ato emanado pelo representante do Estado concretizada com troca de notas ou de cartas entre as partes, sendo que tal manifestação de vontade não pode ser, em nenhuma hipótese, deduzida em atos informais. Essa afirmação está incorreta, pois a assinatura é apenas o primeiro passo na formação de um tratado internacional e pode ser deduzida em atos informais. b. A assinatura não é capaz de gerar a obrigação de não fazer atos que afetem substancialmente o valor do instrumento assinado ou frustrar sua aplicação, sendo tal prerrogativa cabível somente à ratificação. Essa afirmação está incorreta. A assinatura pode gerar obrigações, mas a ratificação é necessária para que o tratado entre em vigor. c. Existem duas formas de comprometimento: a assinatura e a ratificação. Conforme a natureza do tratado, pode ser suficiente apenas a assinatura para estabelecer o compromisso, motivo pelo qual a ratificação é sempre opcional. Essa afirmação está incorreta. A ratificação é necessária para que o tratado entre em vigor, sendo a assinatura apenas o primeiro passo. d. No Brasil, o tema relativo à assinatura é regido pela Constituição Federal, art. 84, VIII, que determina as competências privativas do Presidente da República: “Celebrar tratados, convenções e atos internacionais, sujeitos a referendo do Congresso Nacional”. Essa afirmação está correta. A Constituição Federal do Brasil estabelece que o Presidente da República é responsável por celebrar tratados internacionais. e. Uma das principais consequências da ratificação é autenticar o texto do tratado, que se torna imutável a partir de então. Essa afirmação está incorreta. A ratificação não torna o texto do tratado imutável, mas sim confirma a intenção do Estado em se vincular ao tratado. Portanto, a alternativa correta é a letra d.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais