Buscar

A laminite (inflamação da derme laminar) aguda é uma patologia extremamente prejudicial aos equinos, que afeta a derme da falange distal, muito dol...

A laminite (inflamação da derme laminar) aguda é uma patologia extremamente prejudicial aos equinos, que afeta a derme da falange distal, muito dolorosa e potencialmente fatal. Com base na informação anterior e nos seus conhecimentos sobre os eventos envolvidos na patogenia da inflamação aguda, qual das assertivas abaixo NÃO ocorre na inflamação aguda?

Aumento na permeabilidade vascular

Migração leucocitária, principalmente de neutrófilos

Granulomas

Ativação das células endoteliais

Liberação de fatores pró-inflamatórios pelos mastócitos


Quest.: 22.Um cão da raça boxer, quatro anos de idade, pesando 35 quilos, foi levado à emergência numa clínica veterinária em Petrópolis, com sintomas de taquipneia, taquicardia, sialorreia e distensão abdominal. O tutor relatou que o animal havia ingerido grande quantidade de alimento, de forma muito rápida, e, logo depois, saiu correndo para brincar com outros animais. A suspeita foi de volvulo gástrica e então foi imediatamente submetido à cirurgia de emergência. O estômago estava rotacionado sobre o seu eixo, com área isquêmica na curvatura maior e desvitalização do tecido. Com base na informação anterior, podemos afirmar que o tecido estava:

Com inflamação crônica

Ulcerado

Necrosado

Apoptótico

Com inflamação aguda

 


Quest.: 33.As alterações cadavéricas abióticas consecutivas correspondem àquelas que não modificam o aspecto geral do cadáver e que são derivadas da autólise. Uma delas promove enrijecimento muscular, que se inicia entre três e seis horas após a morte e perdura por até 24 horas.

A alteração descrita acima é chamada de

embebição pela hemoglobina.

algor mortis.

embebição pela bile.

livor mortis.

rigor mortis.


Quest.: 44.Uma gata de cinco anos de idade, pesando quatro quilos, SRD, foi necropsiada após óbito por suspeita de intoxicação. O tutor informou que havia colocado veneno para matar ratos de uso legal. Na necropsia foi observada hemorragia disseminada com petéquias e equimoses por todo o corpo. Estas alterações macroscópicas são condizentes com intoxicação por:

Carbamato

Estricnina

 

Piretróide

Organosfosforado

Cumarínico


Quest.: 55.O botulismo é uma doença especialmente importante para bovinos no Brasil. Ocorrendo sob a forma de surtos que levam a morte alguns animais e resultam em sequelas graves em outros. É causado pela intoxicação por uma neurotoxina que resulta em paralisia flácida muscular aguda e morte por insuficiência respiratória. Marque a única opção que contém de forma correta, respectivamente, uma condição epidemiológica para esta doença e o mecanismo patogénico.

Lesões traumáticas por metal enferrujado e gangrena gasosa.

Ingestão de milho mofado e necrose liquefativa do sistema nervoso.

Ingestão de água contaminada e choque endotóxico.

Osteofagia e interferência na liberação de acetilcolina na fenda neuromuscular.

Infecção pelo clostridium botulinum e choque séptico.


Quest.: 66.Os processos inflamatórios do coração são denominados, de acordo com a camada envolvida, em endocardite, miocardite e pericardite. A lesão caracterizada macroscopicamente por massas nodulares de aspecto verrucoso, amareladas, friáveis, opacas, na válvula cadríaca, associadas a áreas de ulceração e hiperemia são compatíveis com:

Endocardiose valvular.

Encardite mural.

Hematocisto valvular.

Endocardite valvular.

Hemangiossasrcoma.


Quest.: 77.A insuficiência renal aguda (IRA) é uma condição grave que resulta em morte na maioria dos casos na veterinária. Resultante frequentemente de necrose de túbulos renais por condições tóxicas ou isquêmicas. Marque a única opção que resulta insuficiência renal aguda. 

Intoxicação por Palicoureia marcgravii em bovinos.

A toxina botulínica em bovinos

A lipidose em cães

A rabidomiolise em equinos.

A dirofilariose em cães


Quest.: 88.Alterações patológicas no sistema cardiovascular e linfohemopoético são importantes e geralmente comprometem a qualidade de vida do animal. Sobre essas alterações é correto afirmar que

nos casos de leucemias linfocíticas agudas há formações macroscópicas claras e friáveis em órgãos linfoides, abomaso e coração, com hemograma normal.

infecções miocárdicas de origem parasitária ou protozoárica costumam provocar a ocorrência de miocardite supurativa.

a hipertrofia ventricular primária e secundária pode ou não vir acompanhada de dilatação cardíaca, ocorrendo quando há sobrecarga de volume ou endocardiose.

nos quadros de linfomas multicêntricos há presença de células neoplásicas em medula óssea sem alterações em hemograma.

a mineralização epicárdica é causada pela ingestão de plantas tóxicas ou pela senilidade, e promove deposição de cristais de urato no pericárdio.


Quest.: 99.A Raiva é uma zoonose viral, que se caracteriza como uma doença progressiva aguda e letal. Apresenta letalidade de 100% e alto custo na assistência às pessoas expostas ao risco de adoecer e morrer. O vírus rábico é ............e sua ação, no .............. causa um quadro clínico característico de..................., decorrente da sua multiplicação entre os............... O ciclo silvestre (aéreo e terrestre) adquire, na atualidade, particular gravidade para a área da saúde pública, e sua expansão vem sendo influenciada por certas intervenções e/ou modificações ambientais. Referente aos sintomas da Raiva, assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas:

nefrotóxico / sistema nervoso central / encefalite crônica / neurônios

neurotrópico / sistema nervoso periférico / insuficiência renal / neurônios

nefrotóxico / rim / insuficiência renal / nefrídeos

neurotrópico / sistema nervoso periférico / encefalite aguda / neurônios.

neurotrópico / sistema nervoso central / encefalite aguda / neurônios


Quest.: 1010.Neoplasmas testiculares são frequentes em cães e incomuns em outras espécies animais. A incidência de neoplasias testiculares é maior em cães idosos e em animais criptorquidas. De maneira geral, são benignos, e raramente fazem metástases.

 

Fonte: adaptado de ARGENTA, F.F. et al. Neoplasmas testiculares em cães no Rio Grande do Sul, Brasil. Acta Scientiae Veterinariae. v. 44 (1413): p.1-6, 2016.

 

Sobre as neoplasias testiculares, analise as afirmativas a seguir:

  1. As neoplasias mais frequentes originadas de tecidos testiculares fundamentais são o seminoma, o adenocarcinoma e o sertolioma.
  2. As neoplasias podem ser múltiplas e variadas, localizadas em um mesmo testículo ou em ambos.
  3. No Seminoma vemos a perda do parênquima testicular para uma massa tumoral branca.


Marque a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s).

III, apenas.

I, apenas.

II, apenas.

I e II, apenas.

II e III, apenas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Na inflamação aguda, a assertiva que NÃO ocorre é: Granulomas.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais