Buscar

Inicialmente, a capacitância equivalente é C12 = [(C1)−1 + (C2)฀−1]−1 = 3,0 mF, e a carga da placa positiva dos dois capacitores é (3,0 mF)(10 V) =...

Inicialmente, a capacitância equivalente é C12 = [(C1)−1 + (C2)฀−1]−1 = 3,0 mF, e a carga da placa positiva dos dois capacitores é (3,0 mF)(10 V) = 30 mC. Quando a distância entre as placas de um dos capacitores (que vamos chamar de C1) é reduzida à metade, a capacitância aumenta para 12 mF (veja a Eq. 25-9). A nova capacitância equivalente é, portanto, C12 = [(C1)฀−1 + (C2)฀−1]−1 = 4,0 mF e a nova carga da placa positiva dos dois capacitores é (4,0 mF)(10 V) = 40 mC.

(a) A carga adicional transferida para os capacitores é 40 mC − 30 mC = 10 mC.
(b) Como estamos falando de dois capacitores em série, e capacitores em série armazenam cargas iguais, a carga total armazenada nos dois capacitores é duas vezes maior que o valor calculado no item (a), ou seja, 20 mC.

Essa pergunta também está no material:

Material Suplementar de Física
310 pág.

Enfermagem Universidade Federal de Campina GrandeUniversidade Federal de Campina Grande

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: (b) Como estamos falando de dois capacitores em série, e capacitores em série armazenam cargas iguais, a carga total armazenada nos dois capacitores é duas vezes maior que o valor calculado no item (a), ou seja, 20 mC.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina