Buscar

A hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica multifatorial que se caracteriza por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. É um imp...

A hipertensão arterial (HA) é uma condição clínica multifatorial que se caracteriza por níveis elevados e sustentados da pressão arterial. É um importante fator de risco para doenças cardiovasculares e doenças renais. Apesar do amplo arsenal terapêutico, os índices de controle da doença ainda são insatisfatórios. Sobre esse assunto, escolha a alternativa correta:
(A) A HA é uma condição multifatorial, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial. Para o adequado diagnóstico, o paciente precisa apresentar pressão arterial (PA) sistólica maior ou igual a 160 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 100 mmHg, medida com a técnica correta, em pelo menos quatro ocasiões diferentes.
(B) Algumas medicações, como os inibidores da monoaminoxidases, glicocorticoides, ciclosporina, eritropoietina, e algumas drogas ilícitas, como cocaína, cannabis sativa, anfetamina e 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA), têm potencial de promover elevação da pressão arterial ou dificultar seu controle.
(C) Os betabloqueadores são uma classe de medicamentos bem indicados para monoterapia inicial anti-hipertensiva devido ao perfil de segurança e eficácia.
(D) Uma estratégia, no controle da pressão arterial, é a combinação de fármacos, independentemente do estágio da hipertensão arterial e do risco cardiovascular associado. Os medicamentos escolhidos precisam ter mecanismos de ação semelhantes, potencializando, assim, os seus efeitos.
(E) Os betabloqueadores não di-hidropiridínicos, como o diltiazem, têm menor efeito vasodilatador e agem na musculatura e no sistema de condução cardíacos, por isso aumentam a frequência cardíaca, exercem efeitos antiarrítmicos e podem melhorar a função sistólica.

Essa pergunta também está no material:

Medico
21 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: (A) A HA é uma condição multifatorial, caracterizada por elevação persistente da pressão arterial. Para o adequado diagnóstico, o paciente precisa apresentar pressão arterial (PA) sistólica maior ou igual a 160 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 100 mmHg, medida com a técnica correta, em pelo menos quatro ocasiões diferentes. - Esta alternativa está incorreta, pois os valores corretos para diagnóstico de hipertensão arterial são PA sistólica maior ou igual a 140 mmHg e/ou PA diastólica maior ou igual a 90 mmHg, em pelo menos duas ocasiões diferentes. (B) Algumas medicações, como os inibidores da monoaminoxidases, glicocorticoides, ciclosporina, eritropoietina, e algumas drogas ilícitas, como cocaína, cannabis sativa, anfetamina e 3,4-metilenodioximetanfetamina (MDMA), têm potencial de promover elevação da pressão arterial ou dificultar seu controle. - Esta alternativa está correta, pois essas substâncias podem influenciar nos níveis de pressão arterial. (C) Os betabloqueadores são uma classe de medicamentos bem indicados para monoterapia inicial anti-hipertensiva devido ao perfil de segurança e eficácia. - Esta alternativa está incorreta, pois os betabloqueadores não são a primeira escolha para monoterapia inicial anti-hipertensiva. (D) Uma estratégia, no controle da pressão arterial, é a combinação de fármacos, independentemente do estágio da hipertensão arterial e do risco cardiovascular associado. Os medicamentos escolhidos precisam ter mecanismos de ação semelhantes, potencializando, assim, os seus efeitos. - Esta alternativa está incorreta, pois a escolha da combinação de fármacos deve levar em consideração o estágio da hipertensão e o perfil do paciente. (E) Os betabloqueadores não di-hidropiridínicos, como o diltiazem, têm menor efeito vasodilatador e agem na musculatura e no sistema de condução cardíacos, por isso aumentam a frequência cardíaca, exercem efeitos antiarrítmicos e podem melhorar a função sistólica. - Esta alternativa está correta, pois descreve corretamente o mecanismo de ação dos betabloqueadores não di-hidropiridínicos. Portanto, a alternativa correta é a (B).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina