Buscar

Matarazzo, (1982), definiu a Psicologia da Saúde como uma área de contribuições profissionais, científicas e educacionais da Psicologia para a prom...

Matarazzo, (1982), definiu a Psicologia da Saúde como uma área de contribuições profissionais, científicas e educacionais da Psicologia para a promoção e a manutenção da saúde. Visando à prevenção e ao tratamento do processo saúde-doença e à identificação dos fatores relacionados ao desenvolvimento de enfermidades, além de buscar contribuir para a análise e a melhora do sistema dos serviços de saúde e para a elaboração de uma política sanitária. Assim, é correto afirmar, sobre a Psicologia da Saúde que:

a) No Brasil há falhas e limitações no sistema de saúde pública, mas há provimento nas condições de preservação à saúde da população de nosso país.
b) Nota-se que não há necessidade em interligar os programas de promoção de saúde e de prevenção de doenças para alcançar um patamar de eficiência para a saúde e bem-estar das pessoas.
c) Tanto a Psicologia da Saúde, quanto a Clínica e a Hospitalar exercem a mesma função, quanto ao campo teórico quanto prático, podendo ser adotado qualquer termo sem divergência entre eles.
d) A intervenção primária do(a) psicólogo (a) na equipe de saúde, ainda que desempenhe um papel específico, deverá ser realizada numa perspectiva clínica.
e) A Psicologia clínica, no Brasil, é muito valorizada, disseminada e praticada, a Psicologia em Saúde é ainda uma ciência em crescimento, mas a Psicologia Hospitalar é a mais disseminada no Brasil e não é sinônimo de Psicologia da Saúde, apesar de fazer parte desta.

Essa pergunta também está no material:

CARGO PSICÓLOGO CLÍNICO DA SAÚDE.
15 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as alternativas: a) No Brasil há falhas e limitações no sistema de saúde pública, mas há provimento nas condições de preservação à saúde da população de nosso país. b) Nota-se que não há necessidade em interligar os programas de promoção de saúde e de prevenção de doenças para alcançar um patamar de eficiência para a saúde e bem-estar das pessoas. c) Tanto a Psicologia da Saúde, quanto a Clínica e a Hospitalar exercem a mesma função, quanto ao campo teórico quanto prático, podendo ser adotado qualquer termo sem divergência entre eles. d) A intervenção primária do(a) psicólogo (a) na equipe de saúde, ainda que desempenhe um papel específico, deverá ser realizada numa perspectiva clínica. e) A Psicologia clínica, no Brasil, é muito valorizada, disseminada e praticada, a Psicologia em Saúde é ainda uma ciência em crescimento, mas a Psicologia Hospitalar é a mais disseminada no Brasil e não é sinônimo de Psicologia da Saúde, apesar de fazer parte desta. A alternativa correta é a letra D) A intervenção primária do(a) psicólogo (a) na equipe de saúde, ainda que desempenhe um papel específico, deverá ser realizada numa perspectiva clínica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando