Buscar

Com base na situação hipotética e na atuação do Ministério Público no controle das contratações públicas, é correto afirmar que (A) caso declarada ...

Com base na situação hipotética e na atuação do Ministério Público no controle das contratações públicas, é correto afirmar que
(A) caso declarada a nulidade do contrato, o Ministério Público não pode concordar que a eficácia desse ato se protraia para o futuro, pelo tempo suficiente para se efetuar uma nova contratação.
(B) se declarada a nulidade do contrato por culpa concorrente do contratado, estará a Administração exonerada do dever de indenizá-lo pelo que houver executado até a data em que for declarada a invalidação.
(C) para recomendar que o município declare a nulidade do contrato, o Ministério Público deverá avaliar se os vícios não são passíveis de saneamento, bem como, dentre outros aspectos, o custo da deterioração ou da perda das parcelas executadas e o custo de oportunidade do capital diante do período de paralização.
(D) caso seja comprovada a irregularidade na fase de licitação e superfaturamento, a execução da obra deve ser, mediante autorização judicial, paralisada, e o contrato, ao final, anulado.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) III e IV estão corretas.
d) I e IV estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Promotor DE JustiÇA sUbstitUto
32 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: (A) Caso declarada a nulidade do contrato, o Ministério Público não pode concordar que a eficácia desse ato se protraia para o futuro, pelo tempo suficiente para se efetuar uma nova contratação. - Esta afirmação está incorreta, pois o Ministério Público pode permitir que os efeitos da nulidade do contrato se estendam para o futuro, se necessário. (B) Se declarada a nulidade do contrato por culpa concorrente do contratado, estará a Administração exonerada do dever de indenizá-lo pelo que houver executado até a data em que for declarada a invalidação. - Esta afirmação está incorreta, pois a Administração ainda pode ter o dever de indenizar o contratado pelo que foi executado até a data da invalidação. (C) Para recomendar que o município declare a nulidade do contrato, o Ministério Público deverá avaliar se os vícios não são passíveis de saneamento, bem como, dentre outros aspectos, o custo da deterioração ou da perda das parcelas executadas e o custo de oportunidade do capital diante do período de paralização. - Esta afirmação está correta, pois o Ministério Público deve considerar diversos aspectos antes de recomendar a declaração de nulidade de um contrato. (D) Caso seja comprovada a irregularidade na fase de licitação e superfaturamento, a execução da obra deve ser, mediante autorização judicial, paralisada, e o contrato, ao final, anulado. - Esta afirmação está correta, pois em casos de irregularidades na licitação e superfaturamento, a obra pode ser paralisada e o contrato anulado. Portanto, a alternativa correta é: d) I e IV estão corretas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina