Buscar

A Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei Nº 13.146/2015), também denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma das relevantes políticas de in...

A Lei Brasileira de Inclusão – LBI (Lei Nº 13.146/2015), também denominada Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma das relevantes políticas de inclusão numa perspectiva ampla. A LBI traz uma importante observação a ser considerada, na perspectiva da escola inclusiva, que se refere à apresentação da pessoa com deficiência. Nesse sentido, é correto afirmar:
A) A definição da pessoa com deficiência acompanha o modelo social de deficiência e expressa uma concepção de independência, autonomia e respeito às suas escolhas.
B) A apresentação da pessoa com deficiência está concatenada ao ideário de capacitismo, pois a inclusão é precedida da boa vontade, pois são pessoas essencialmente dependentes, em função das limitações.
C) A deficiência não se define como um problema de aprendizagem. É um fenômeno puramente biológico. A pessoa com deficiência é uma condição de doença ou patologia e, por isso, é passível de categorização e classificação, condição que permite inserir ou não o estudante em sala de aula.
D) A definição da pessoa com deficiência refere-se a uma pessoa portadora de necessidades especiais, uma vez que o avanço da ciência permite tornar essa condição temporária.

Essa pergunta também está no material:

Concurso - Prefeitura dos Município da AMCEVALLERN - Edital N. 0012024
12 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A) A definição da pessoa com deficiência acompanha o modelo social de deficiência e expressa uma concepção de independência, autonomia e respeito às suas escolhas. Essa afirmação está correta, pois a Lei Brasileira de Inclusão adota o modelo social de deficiência, que considera as barreiras sociais como responsáveis pela exclusão das pessoas com deficiência. B) A apresentação da pessoa com deficiência está concatenada ao ideário de capacitismo, pois a inclusão é precedida da boa vontade, pois são pessoas essencialmente dependentes, em função das limitações. Essa afirmação está incorreta, pois o capacitismo é justamente o preconceito que coloca as pessoas com deficiência como inferiores e dependentes, o que vai contra os princípios da inclusão. C) A deficiência não se define como um problema de aprendizagem. É um fenômeno puramente biológico. A pessoa com deficiência é uma condição de doença ou patologia e, por isso, é passível de categorização e classificação, condição que permite inserir ou não o estudante em sala de aula. Essa afirmação está incorreta, pois a deficiência não é apenas um fenômeno biológico, mas também é influenciada por questões sociais e ambientais. Além disso, a LBI busca garantir a inclusão de todas as pessoas com deficiência na educação. D) A definição da pessoa com deficiência refere-se a uma pessoa portadora de necessidades especiais, uma vez que o avanço da ciência permite tornar essa condição temporária. Essa afirmação está incorreta, pois o termo "portador de necessidades especiais" não é mais utilizado, pois reforça uma visão assistencialista e não respeita a autonomia das pessoas com deficiência. Portanto, a alternativa correta é a A) A definição da pessoa com deficiência acompanha o modelo social de deficiência e expressa uma concepção de independência, autonomia e respeito às suas escolhas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina