Buscar

Combinando as características geológicas, geomorfológicas, climáticas, hidrográficas e sociohistóricas, marque a alternativa que melhor explica a d...

Combinando as características geológicas, geomorfológicas, climáticas, hidrográficas e sociohistóricas, marque a alternativa que melhor explica a distribuição das sedes municipais no mapa apresentado.

(A) A maior parte do território do Acre foi constituído sobre formações mais antigas, datadas dos éons proterozoico e fanerozoico. Isto é, de tipos ígneos/extrusivos, compondo uma paisagem de grandes planaltos e rios caudalosos, pouco desenvolvidos e densos, por onde se estabeleceram acampamentos como Rio Branco e Cruzeiro do Sul.
(B) O padrão espacial de ocupação tem a ver com o substrato rochoso monolítico e carbonático no estado do Acre. Isso, por sua porosidade, permite ação do processo de intemperismo químico, formando grandes rios e relevos de planície e de colinas, favorecendo a instalação de grandes cidades nos interflúvios.
(C) A disponibilidade hídrica no estado do Acre é privilegiada na porção do Purus e do Tarauacá-Envira. Considerando que o clima equatorial úmido e o sítio geográfico do território estadual se estende sobre uma base morfoestrutural menos proeminente e declivosa, com predominância de chapadas e de morrotes, formados no pré-cambriano.
(D) Os terrenos do estado do Acre são formados, majoritariamente, por sedimentos recentes, basicamente do Terciário e Quaternário. Isso contribui para a infiltração de água, a formação de grandes planícies e a alta densidade hidrográfica, cooperando para o padrão de ocupação, mais intenso na fronteira com RO.

Essa pergunta também está no material:

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ACRE
15 pág.

Direito Administrativo II EngenhariasEngenharias

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações fornecidas, a alternativa correta que melhor explica a distribuição das sedes municipais no mapa apresentado é a opção: (C) A disponibilidade hídrica no estado do Acre é privilegiada na porção do Purus e do Tarauacá-Envira. Considerando que o clima equatorial úmido e o sítio geográfico do território estadual se estende sobre uma base morfoestrutural menos proeminente e declivosa, com predominância de chapadas e de morrotes, formados no pré-cambriano.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina