Buscar

27. A nomeação é uma das formas de provimento do cargo público. Sobre a nomeação, é incorreto afirmar: a) Far-se-á em caráter efetivo, quando se tr...

27. A nomeação é uma das formas de provimento do cargo público. Sobre a nomeação, é incorreto afirmar:
a) Far-se-á em caráter efetivo, quando se tratar de cargo isolado de provimento efetivo ou de carreira.
b) Far-se-á em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos.
c) Dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.
d) A nomeação para cargo de carreira ou cargo isolado de provimento efetivo depende de prévia habilitação em concurso público de provas ou de provas e títulos, obedecidos a ordem de classificação e o prazo de sua validade.
e) O servidor ocupante de cargo em comissão ou de natureza especial poderá ser nomeado para ter exercício, interinamente, em outro cargo de confiança, sem prejuízo das atribuições do que atualmente ocupa, hipótese em que deverá optar pela remuneração de um deles durante o período da interinidade.

Essa pergunta também está no material:

TÉCNICO DE CONTROLE INTERNO
10 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmações sobre a nomeação de cargos públicos: a) Correto. A nomeação pode ser em caráter efetivo para cargos isolados de provimento efetivo ou de carreira. b) Correto. A nomeação também pode ser em comissão, inclusive na condição de interino, para cargos de confiança vagos. c) Incorreto. O termo de nomeação pode sim ser alterado unilateralmente, desde que respeitados os direitos e deveres previstos em lei. d) Correto. A nomeação para cargos de carreira ou isolados de provimento efetivo deve ocorrer após aprovação em concurso público. e) Correto. Um servidor ocupante de cargo em comissão pode ser nomeado para exercer interinamente outro cargo de confiança, mantendo as atribuições do cargo original. Portanto, a alternativa incorreta é a letra c) Dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina