Buscar

36. Quanto ao Doxorrubicina é INCORRETO afirmar: a) A doxorrubicina é um agente quimioterápico com amplo espectro de atividade, atuando contra dive...

36. Quanto ao Doxorrubicina é INCORRETO afirmar:
a) A doxorrubicina é um agente quimioterápico com amplo espectro de atividade, atuando contra diversos tipos de tumores, como leucemia, linfomas, carcinoma mamário, carcinoma esofágico, osteosarcomas, sarcoma de Kaposi, carcinomas do tecido mole, carcinoma endometrial, carcinoma de pulmão, cancro testicular, tumores gástrico, ovariano, hepático e pancreático.
b) A doxorrubicina é um fármaco hidrofílico administrado na forma de cloridrato por via endovenosa, pois possui baixa absorção por via oral.
c) A biodisponibilidade da doxorrubicina por via oral é comprometida porque, além da baixa permeabilidade, há eliminação do fármaco pelo metabolismo de primeira passagem devido ao citocromo P450 e à bomba de efluxo da glicoproteína-P (P-gp), presente em grandes quantidades no intestino, fígado e rim.
d) A posologia da doxorrubicina varia de 2,4 a 4,8 mg/kg, geralmente em intervalos de 21 dias, e deve ser individualizada de acordo com o quadro clínico apresentado pelo paciente.
e) O fármaco apresenta farmacocinética linear após administração intravenosa, com 50 a 85% do fármaco ligado a proteínas plasmáticas sendo largamente distribuído no plasma e tecidos.

Essa pergunta também está no material:

FARMACÊUTICO
8 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Correta. A doxorrubicina é de fato um agente quimioterápico com amplo espectro de atividade, atuando contra diversos tipos de tumores. b) Correta. A doxorrubicina é administrada na forma de cloridrato por via endovenosa devido à baixa absorção por via oral. c) Incorreta. A biodisponibilidade da doxorrubicina por via oral é comprometida não apenas pela baixa permeabilidade, mas também pela eliminação do fármaco pelo metabolismo de primeira passagem devido ao citocromo P450 e à bomba de efluxo da glicoproteína-P (P-gp), presentes em grandes quantidades no intestino, fígado e rim. d) Correta. A posologia da doxorrubicina varia de 2,4 a 4,8 mg/kg, geralmente em intervalos de 21 dias, e deve ser individualizada de acordo com o quadro clínico do paciente. e) Correta. Após administração intravenosa, a doxorrubicina apresenta farmacocinética linear, com uma porcentagem significativa do fármaco ligada a proteínas plasmáticas e distribuída no plasma e tecidos. Portanto, a alternativa incorreta é a letra c).

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando