Logo Passei Direto
Buscar
O papel das ações afirmativas no Brasil tem características singulares. Reconhecer a diversidade cultural, o componente de construção histórica, mas existem os que creem que ela é desnecessária. Sobre as políticas afirmativas podemos afirmar:
I - Getúlio Vargas, conhecido também como o pai dos pobres, foi o responsável em atender boa parte das reivindicações do Movimento Negro.
II - Foi a Constituição de 1988 que classificou o racismo como crime inafiançável e imprescritível.
III - O texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, quando aprovado em 1996, deixou de fora a abordagem sobre a questão racial nas escolas, não fazendo nenhuma menção a ela em seu texto.
a) I e II estão corretas.
b) I e III estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) Apenas a I está correta.
e) Apenas a II está correta.
User badge image
Desenvolvendo com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I - Getúlio Vargas, conhecido também como o pai dos pobres, foi o responsável em atender boa parte das reivindicações do Movimento Negro. Falso, embora Getúlio Vargas tenha implementado algumas políticas sociais, ele não é amplamente reconhecido por atender especificamente às reivindicações do Movimento Negro. II - Foi a Constituição de 1988 que classificou o racismo como crime inafiançável e imprescritível. Verdadeiro, a Constituição de 1988 realmente estabelece que o racismo é um crime inafiançável e imprescritível. III - O texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, quando aprovado em 1996, deixou de fora a abordagem sobre a questão racial nas escolas, não fazendo nenhuma menção a ela em seu texto. Falso, a LDB de 1996 menciona a importância da educação para a diversidade e a inclusão, embora não trate especificamente da questão racial de forma detalhada. Com base nas análises, apenas a afirmativa II está correta. Portanto, a alternativa correta é: e) Apenas a II está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as afirmações: I - Getúlio Vargas, conhecido também como o pai dos pobres, foi o responsável em atender boa parte das reivindicações do Movimento Negro. II - Foi a Constituição de 1988 que classificou o racismo como crime inafiançável e imprescritível. III - O texto da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9.394/96, quando aprovado em 1996, deixou de fora a abordagem sobre a questão racial nas escolas, não fazendo nenhuma menção a ela em seu texto. A afirmação correta é a alternativa: b) I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike1
User badge image

Luana Bonfim

há 10 meses

Resposta correta é apenas 1. Getúlio vagas o pai dos pobres .

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

A partir dos estudos realizados neste módulo, marque a alternativa correta:
Muitas vezes ouvimos expressões como, “Raça não existe” ou “Só existe a raça humana”. No senso comum, a discriminação racial é interpretada mais como uma discriminação de classe do que de cor.
A A escola tende a ter menos conflitos claros, uma vez que os alunos pertencem a uma mesma classe social, assim, formas como: cabo-verde, sarará, mulato, pretinho, mostram uma naturalização da relação de pares.
B Na escola, é recorrente a ideia de que os chamamentos racistas não são realmente importantes. Alunos argumentam que são amigos e que aquilo é uma forma de brincadeira.
C A escola brasileira convivia com uma realidade de comunidade imaginada, como se, apesar de estar no Brasil, não se metia com as relações do Brasil. Tudo mudou com o estabelecimento da Lei 10.639/03: houve uma ampla mudança nos materiais didáticos e nas práticas dos professores em sala de aula, impedindo que casos de racismo ocorram na escola e aumentando a permanência dos alunos negros.
D Os dados levantados em pesquisa pelo IBGE mostram a eficácia das diversas políticas afirmativas no Brasil, como a Lei de Cotas, por exemplo. Atualmente, a população negra (negros e pardos) corresponde à maioria dos matriculados nas universidades, o que tem levado à equiparação do salário desse grupo com o dos brancos, vencendo o problema histórico de nossa desigualdade social.
E Os processos nacionais são marcados por uma irmandade profunda, então, mesmo que existissem conflitos, eles seriam pontuais em uma democracia racial.

Mais conteúdos dessa disciplina