Buscar

Após o registro da Declaração de Importação (DI), o próximo passo é a conferência aduaneira, que é um processo mais detalhado do que o utilizado no...

Após o registro da Declaração de Importação (DI), o próximo passo é a conferência aduaneira, que é um processo mais detalhado do que o utilizado no regime de trânsito. A conferência aduaneira envolve a verificação da mercadoria importada, bem como das informações relacionadas à sua natureza, classificação fiscal, quantidade, valor e outros requisitos obrigatórios para a importação. Durante esse processo, podem ser identificadas ocorrências que impeçam o prosseguimento do despacho. Caso isso ocorra, o despacho será interrompido e será feita uma exigência ao importador para que seja regularizada a situação.



De acordo com o Regulamento Aduaneiro (RA), o que acontece quando é constatada uma ocorrência que impede o prosseguimento do despacho de importação?

A - O despacho de importação será automaticamente cancelado, e o importador – que será multado – deverá apresentar uma nova Declaração de Importação (DI) com as informações corrigidas.

B - O importador será notificado da ocorrência, mas não haverá necessidade de regularização, podendo prosseguir normalmente com o despacho de importação.

C - O despacho terá seu curso interrompido após o registro da exigência correspondente pelo Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil responsável

D - A mercadoria importada será apreendida como meio coercitivo para pagamento dos tributos incidentes, e se inicia processo criminal contra o importador.

E - A conferência aduaneira será suspensa indefinidamente e o importador bloqueado do cadastro de importadores da Receita Federal, não podendo mais importar ou exportar.