Buscar

Judiciário pode invalidar a criação de uma CPI, caso não tenha atingido os requisitos para sua criação. * As CPIs são consideradas um “direito das ...

Judiciário pode invalidar a criação de uma CPI, caso não tenha atingido os requisitos para sua criação.
* As CPIs são consideradas um “direito das minorias”, sendo preenchido todos os requisitos, passa a existir o direito público subjetivo da instauração do inquérito parlamentar.
* É inconstitucional o requerimento de criação de CPI à deliberação pelo Plenário, ou seja, é ilegítima a rejeição de criação de CPI pelo plenário da Câmara dos Deputados, ainda que por expressa votação majoritária, porquanto a Constituição protege a prerrogativa institucional de investigar, especialmente a dos grupos minoritários que atuam no âmbito dos corpos legislativos.
* É possível norma regimental impor um limite no número máximo de criação de CPIs que funcionam ao mesmo tempo.
* É vedado criar CPIs para investigações genéricas, podendo acarretar insegurança e perigo para as liberdades individuais.
* É possível a investigação de fatos conexos ao fato determinado na CPI.
* É vedada a CPI de um Ente federativo investigar fatos de outro Ente da federação, por causa do pacto federativo.
* É possível fazer sucessivas prorrogações de uma CPI dentro de uma mesma legislatura.

Essa pergunta também está no material:

Legislação Esquematizada
341 pág.

Concursos ArtesArtes

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

As CPIs são consideradas um "direito das minorias" e o Judiciário pode invalidar a criação de uma CPI caso não tenha atingido os requisitos necessários para sua instauração.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina