Buscar

As mídias sociais trouxeram um novo cenário para a sociedade. Quando nos encontramos com o outro, não conseguimos ter empatia, nos colocar no lugar...

As mídias sociais trouxeram um novo cenário para a sociedade. Quando nos encontramos com o outro, não conseguimos ter empatia, nos colocar no lugar dele e tentar entender esse outro a partir de sua história. Por que isso acontece?

A Esses processos de subjetivação se tornam mais evidentes quando refletimos sobre as relações de poder que se estabelecem durante as interações em nosso dia a dia.
B Nossas representações de mundo e de sujeito nos possibilitam receber sentidos, fazer sentido e mudar os sentidos. A cada nova situação de comunicação, o homem se apresenta de modo diferente, constituindo-se de uma personalidade cada vez mais fragmentada e plástica, que se revela no uso que fazemos da linguagem.
C As redes sociais, como o Facebook, criam uma espécie de bolha na qual sempre vemos as mesmas pessoas, porque quem não faz parte da nossa bolha é impedido de participar dela. Ou seja, passamos a conviver, virtualmente, apenas conosco, com espelhos de nós mesmos, passando pelos mesmos processos de subjetivação todos os dias.
D Nossa vida tem se transformado em uma busca pelo ¿se gostou, compartilha, clica no sininho para receber notificações e se inscreve no canal¿.
E No caso das redes sociais, reprime nossa existência no mundo e nos tem obrigado a existir só na imagem que pode nos garantir status digital, pois o diálogo face a face cedeu seu espaço ao virtual, cedeu espaço aos perfis do Facebook, Instagram, Pinterest.