Buscar

O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade, nem pela nature...

O conhecimento vulgar ou popular, às vezes denominado senso comum, não se distingue do conhecimento científico nem pela veracidade, nem pela natureza do objeto conhecido: o que os diferencia é a forma, o modo ou o método e os instrumentos do "conhecer". Saber que determinada planta necessita de uma quantidade "X" de água e que, se não a receber de forma "natural", deve ser irrigada pode ser um conhecimento verdadeiro e comprovável, mas, nem por isso, científico. Para que isso ocorra, é necessário ir mais além: conhecer a natureza dos vegetais, sua composição, seu ciclo de desenvolvimento e as particularidades que distinguem uma espécie de outra. Dessa forma, patenteiam-se dois aspectos:

 

a) A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.

b) Um mesmo objeto ou fenômeno - uma planta, um mineral, uma comunidade ou as relações entre chefes e subordinados - pode ser matéria de observação tanto para o cientista quanto para o homem comum; o que leva um ao conhecimento científico e outro ao vulgar ou popular é a forma de observação.

 

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica 1. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.

 

Com relação ao texto, o conhecimento popular e ao conhecimento científico, julgue os itens a seguir.


I. O conhecimento popular e´ assistemático, pois propõe a "organização" das experiências de uma forma que não visa a uma sistematização das ideias, nem na forma de adquiri-las, nem na tentativa de valida´-las.

 

II. O conhecimento científico é aquele que resulta de investigação metódica, sistemática da realidade, transcendendo os fatos e os fenômenos em si mesmos e analisando-os, a fim de descobrir suas causas e chegar a` conclusão das leis gerais que os governam.

 

III. O conhecimento vulgar e´ subjetivo, pois é o próprio sujeito que organiza suas experiências e conhecimentos, tanto os que adquire por vivência própria quanto os "por ouvir dizer".


Está correto o que se afirma em

A) 

I, apenas.

B) 

I, II e III.

C) 

II e III, apenas.

D) 

III, apenas.

E) 

I e II, apenas.


Respostas

40 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

Alexandre Oliveira

Resposta: A

A ciência não é o único caminho de acesso ao conhecimento e à verdade.

A explicação apresentada no texto sustenta que tanto o conhecimento vulgar quanto o científico podem ser verdadeiros e comprováveis. A diferença entre eles reside na forma, método e instrumentos utilizados para adquirir esse conhecimento. Portanto, a ciência não detém o monopólio do conhecimento verdadeiro, uma vez que o conhecimento popular também pode ser válido, embora não siga os mesmos métodos rigorosos da ciência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina