Buscar

Para a AD, os sentidos de um texto não são dados pelo autor nem pelo leitor, no sentido empírico, mas há sentidos possíveis de serem lidos, de acor...

Para a AD, os sentidos de um texto não são dados pelo autor nem pelo leitor, no sentido empírico, mas há sentidos possíveis de serem lidos, de acordo com as determinadas condições de produção e circunstâncias. Considerando a importância da materialidade significante, leia e analise as considerações a seguir:

    Consideramos que a escrita do cotidiano faz balançar os sentidos estabilizados de autor e leitor, sobretudo, aqueles que se fixam, como vimos, em um discurso de escrita, com suas filiações há uma forma determinada de registro, com regras e normas. A escrita cotidiana, como vimos no decorrer das aulas, também afeta a produção e a circulação de sentidos. Por isso, Ana sente-se impelida a interpretar não só o texto jornalístico, mas também a postagem de seu amigo e os comentários que outras pessoas fazem nas redes sociais das notícias de jornais.

 

I. As postagens de Facebook e os espaços de comentários de jornais on-line são discursos de oralidade, pois se parecem com uma conversa de bar. 

II. As postagens de Facebook e espaços de comentários de jornais on-line são discursos de escrita, uma vez que são digitadas diretamente no computador e não têm relação com os discursos orais. 

III. Consideramos como discurso de Escritoralidade os discursos, como postagens de Facebook e comentários on-line porque possuem forma escrita e oral, são publicados, mas é provisório, possuem função-autor, mas não produzem efeito-autor ligado ao discurso de escrita, como ocorre com o texto jornalístico, que é escrito por um sujeito legitimado, o jornalista. 

IV. Independentemente do fato de serem produzidos em espaços legitimados, como o jornal ou em espaços provisórios como Facebook, sempre podemos pensar os efeitos de sentidos produzidos nos diferentes modos de textualização, remetendo o enunciado a um discurso ao qual ele se relaciona, ou do qual ele se distancia. Cada um se produz, no entanto, de diferentes materialidades significantes e, por isso, seus sentidos serão sempre outros.


Depois de analisar as considerações, assinale a alternativa correta.

Alternativas


Alternativa 1:


as assertivas I, II, III e IV são corretas.


Alternativa 2:


as assertivas I, III e IV são corretas.


Alternativa 3:


as assertivas I e II são corretas.


Alternativa 4:


as assertivas III e IV são corretas.


Alternativa 5:


todas as assertivas são corretas.

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina