Logo Passei Direto
Buscar

Geografia

UNIMESP
Observe o gráfico e assinale a alternativa correta: A ) A relação entre urbano e rural tende a se igualar. B ) Apesar do acesso a rede coletora de esgoto, fazer parte da diferenciação dos espaços rurais e urbanos Este é um importante índice, especialmente para compreender a contaminação dos recursos hídricos. C ) As regiões Norte e Centro-Oeste tiveram as piores taxas de aumento, no meio urbano entre os anos de 2004 e 2015. D ) O maior percentual de aumento no meio rural ocorreu na região norte. E ) A falta de tratamento de esgoto no meio rural não influencia a qualidade da água de rios e córregos.
User badge image
marcos luis de freitas

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 11 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao que normalmente se observa em gráficos que comparam dados urbanos e rurais, especialmente em relação a esgoto e qualidade da água. A) A relação entre urbano e rural tende a se igualar. - Essa afirmação pode não ser verdadeira, pois geralmente as diferenças entre urbano e rural persistem. B) Apesar do acesso à rede coletora de esgoto, fazer parte da diferenciação dos espaços rurais e urbanos. Este é um importante índice, especialmente para compreender a contaminação dos recursos hídricos. - Essa afirmação parece correta, pois o acesso à rede de esgoto realmente influencia a qualidade da água e a diferenciação entre os espaços. C) As regiões Norte e Centro-Oeste tiveram as piores taxas de aumento, no meio urbano entre os anos de 2004 e 2015. - Sem o gráfico, não podemos confirmar essa informação. D) O maior percentual de aumento no meio rural ocorreu na região norte. - Novamente, sem o gráfico, não podemos confirmar essa informação. E) A falta de tratamento de esgoto no meio rural não influencia a qualidade da água de rios e córregos. - Essa afirmação é incorreta, pois a falta de tratamento de esgoto no meio rural geralmente afeta negativamente a qualidade da água. Com base na análise, a alternativa que parece mais correta e que faz sentido em relação à diferenciação entre os espaços urbanos e rurais e a questão do esgoto é: B) Apesar do acesso à rede coletora de esgoto, fazer parte da diferenciação dos espaços rurais e urbanos. Este é um importante índice, especialmente para compreender a contaminação dos recursos hídricos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para responder à pergunta corretamente, preciso analisar as opções fornecidas. Por favor, forneça as opções para que eu possa ajudá-lo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe a figura a seguir e assinale a alternativa correta:
a. Mais do que um produto síntese, a Geografia regional pode ser considerada uma possibilidade de produção de conhecimento geográfico integrador.
a. Mais do que um produto síntese, a Geografia regional pode ser considerada uma possibilidade de produção de conhecimento geográfico integrador.
b. Dentre os ramos da Geografia no Brasil, a Geografia crítica foi a menos relevante, especialmente em relação às propostas de regionalização.
c. Apesar da base territorial, por vezes inserida na discussão regional, a Geografia do poder pouco se relaciona com a Geografia regional.
d. A Geografia física só se utiliza da Geografia regional para a produção de monografias regionais, pouco utilizando técnicas de regionalização.
e. Os métodos aplicados à Geografia regional são incompatíveis com a fenomenologia, não havendo relação com a Geografia Cultural.

I - As divisões territoriais do trabalho no Brasil mostram reflexos sociais, econômicos e socioambientais que, hoje, refletem a necessidade de reconfiguração e mudança na dinâmica territorial brasileira. II - A falta de um arranjo do espaço voltado para a preservação de áreas de proteção, a ocupação de áreas apropriadas, o saneamento básico e os impactos de empreendimentos em comunidades são exemplos de efeitos socioambientais. III - Pela primeira vez, as regiões não são necessariamente contínuas (em alguns momentos, inclusive, se sobrepõem). Assinale a alternativa correta:
I - As divisões territoriais do trabalho no Brasil mostram reflexos sociais, econômicos e socioambientais que, hoje, refletem a necessidade de reconfiguração e mudança na dinâmica territorial brasileira.
II - A falta de um arranjo do espaço voltado para a preservação de áreas de proteção, a ocupação de áreas apropriadas, o saneamento básico e os impactos de empreendimentos em comunidades são exemplos de efeitos socioambientais.
III - Pela primeira vez, as regiões não são necessariamente contínuas (em alguns momentos, inclusive, se sobrepõem).
a. II e III, apenas.
b. II, apenas.
c. I, apenas.
d. I, II e III.
e. III, apenas.

Analise as afirmacoes: I - A importância da preservação do meio ambiente e das comunidades tradicionais e como o turismo poderia atuar como agente modificador de economias e regiões periféricas, foram discussões incluídas no debate do planejamento regional, a partir da Constituição de 1988. II - Não há, hoje em dia, a necessidade de incluir no planejamento a opinião da população, por meio de audiências públicas e planejamentos participativos, por exemplo. III - O Planejamento Regional, no caso brasileiro, possui uma direção muito maior no controle do capital do que apenas a criação de novos polos de desenvolvimento econômico, especialmente após a Constituição de 1988. Assinale a alternativa correta:
I - A importância da preservação do meio ambiente e das comunidades tradicionais e como o turismo poderia atuar como agente modificador de economias e regiões periféricas, foram discussões incluídas no debate do planejamento regional, a partir da Constituição de 1988.
II - Não há, hoje em dia, a necessidade de incluir no planejamento a opinião da população, por meio de audiências públicas e planejamentos participativos, por exemplo.
III - O Planejamento Regional, no caso brasileiro, possui uma direção muito maior no controle do capital do que apenas a criação de novos polos de desenvolvimento econômico, especialmente após a Constituição de 1988.
a. II, apenas.
b. I e III, apenas.
c. I, II e III.
d. III, apenas.
e. I e II, apenas.

A regionalização oficial do IBGE, em grandes regiões, ainda é muito utilizada, especialmente na divulgação de dados estatísticos.
Em relação a essa regionalização, assinale a alternativa correta.
a ) Os projetos de integração nacional não tiveram influência direta na regionalização do IBGE.
b ) A organização das grandes regiões do IBGE tem como origem as zonas fisiográficas e possibilistas, em que a diferenciação se dá, especialmente, por aspectos socioeconômicos.
c ) Não há diferenças entre a regionalizações fisiográficas de 1942 e 1960.
d ) Da primeira proposta de regionalização de 1942 até as mais atuais pouco se modificou do ponto de vista teórico e metodológico.
e ) O possibilismo, da Escola Francesa de Geografia pouco influenciou a regionalização oficial do IBGE.

Em 2006 o IBGE lançou o Atlas de representações literárias das regiões brasileiras, com o objetivo de identificar e mapear regiões com base em obras literárias nacionais, o que colocou como elemento central a identidade cultural expressa na literatura. Análise as afirmações:
Assinale a alternativa correta:
I - Não são raros os estudos oficiais que remetem ao uso da região cultural.
II - O romance regional é um valioso e eficiente instrumento para a compreensão dos mecanismos de construção, permanência e decadência de uma região.
III - Componente fundamental para a construção de uma ambientação da trama literária, a descrição do espaço é uma importante ferramenta de expressão geográfica na literatura.
a. I, apenas.
b. III, apenas.
c. I, II e III.
d. II e III, apenas.
e. II, apenas.

A partir dessa forma de produção de conhecimento geográfico, assinale a alternativa correta:
a. Trabalhos de campo estão restritos à coleta de dados vinculados à paisagem física, especialmente aspectos físicos.
b. Não é possível realizar uma pesquisa geográfica sem a coleta em campo, do próprio pesquisador.
c. Somente com a identificação de todos os elementos acima mencionados é possível compreender a totalidade do espaço geográfico.
d. Cada problemática de pesquisa (a escala analítica escolhida e o enfoque teórico-metodológico) indica a melhor abordagem em campo.
e. Com os censos não há mais necessidade de trabalho de campo para coleta de dados de população.

Em relação à divisão regional brasileira, leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta:
Em função desse fato, a delimitação das regiões segue os limites político-administrativos de suas unidades componentes, ou seja, dos estados e dos municípios. Alterações em uma dessas unidades podem ocasionar, portanto, modificação no traçado das regiões. No caso dos espaços maiores, as alterações processadas, ao longo do tempo, decorreram, principalmente, da criação de novos estados e da passagem de alguns territórios para a categoria de estados, sem modificação quanto aos limites regionais.
a. Mudanças na divisão territorial de municípios e estados não influenciam na regionalização por se tratarem de diferentes categorias de análise.
b. Após o ano de 1997, houve uma grande quantidade emancipações municipais, mas esse fato não influenciou a análise regional do IBGE.
c. Não há relação entre os limites regionais e as emancipações e mudanças de municípios.
d. Mudanças na divisão territorial de municípios e estados influenciam na regionalização, especialmente pela geração de dados censitários.
e. Não é mais possível a modificação de Estados e municípios. Assim, as delimitações das regiões também não sofreriam modificações.

Considerando o que diz Santos (1996), temos a compreensão do espaço geográfico como uma totalidade, em que cada elemento - ora do sistema de objetos, ora do sistema de ações - é um modo de expressão da totalidade que reproduz o todo; entretanto, não o é, sendo uma parte que só tem sentido na realidade pela relação com essa totalidade. A partir disso, analise as afirmações:
Assinale a alternativa correta:
I. Quando fragmentamos a totalidade e tornamos cada parte como objeto de análise, esse fragmento é, em si, um todo que ainda integra a totalidade.
II. Quando a multiplicidade dessa totalidade é reconstruída para a compreensão do todo, é importante a quebra das tradicionais dicotomias físico/humana, qualitativa/quantitativa, fenomenologia/materialismo histórico etc.
a. I e II, e II não é relacionado a I.
b. I e II, e II é relacionado a I.
c. II, apenas.
d. I e II estão errados.
e. I, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina