Logo Passei Direto
Buscar
Analise o gráfico e assinale a alternativa correta: A ) Todas as regiões diminuíram as taxas de analfabetismo na mesma proporção. B ) Apenas a região Nordeste apresenta taxa de analfabetismo superior à média brasileira. C ) As regiões com maiores taxas de urbanização são as regiões com maiores taxas de analfabetismo. D ) Quando analisamos as taxas de analfabetismo no Brasil, podemos perceber que, apesar da melhoria em todas as regiões, a região Nordeste ainda apresenta índices preocupantes e altos em relação às demais regiões. E ) Ao analisar as taxas de analfabetismo em maiores de 15 anos, não precisamos considerar a idade média de permanência do ensino formal.
User badge image
Eduarda Correa

há 12 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 12 meses

Para responder corretamente a essa pergunta, é necessário analisar cada uma das alternativas em relação ao que normalmente se observa nas estatísticas de analfabetismo no Brasil, especialmente em relação à região Nordeste. A) Todas as regiões diminuíram as taxas de analfabetismo na mesma proporção. - Essa afirmação é improvável, pois as taxas de redução costumam variar entre as regiões. B) Apenas a região Nordeste apresenta taxa de analfabetismo superior à média brasileira. - Essa afirmação pode ser verdadeira, mas depende dos dados específicos do gráfico. C) As regiões com maiores taxas de urbanização são as regiões com maiores taxas de analfabetismo. - Geralmente, isso não é verdade, pois regiões mais urbanizadas tendem a ter melhores índices de educação. D) Quando analisamos as taxas de analfabetismo no Brasil, podemos perceber que, apesar da melhoria em todas as regiões, a região Nordeste ainda apresenta índices preocupantes e altos em relação às demais regiões. - Essa afirmação é frequentemente verdadeira, pois a região Nordeste historicamente apresenta taxas mais altas de analfabetismo. E) Ao analisar as taxas de analfabetismo em maiores de 15 anos, não precisamos considerar a idade média de permanência do ensino formal. - Essa afirmação é incorreta, pois a idade média de permanência no ensino formal é um fator importante para entender as taxas de analfabetismo. Com base nessa análise, a alternativa correta é: D) Quando analisamos as taxas de analfabetismo no Brasil, podemos perceber que, apesar da melhoria em todas as regiões, a região Nordeste ainda apresenta índices preocupantes e altos em relação às demais regiões.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir do pensamento de Claval (1999), o espaço geográfico exalta em si a natureza cultural da apropriação humana do espaço, logo, todo geógrafo se apropria da cultura para compreender o espaço.
Desta forma, analise as afirmacoes: I - É por meio da cultura que a região é representada na realidade. E sua delimitação partiria de critérios culturalmente estabelecidos por diferentes grupos sociais. PORQUE II - Cultura seria uma criação humana coletiva, com constantes transformações em sua percepção e apropriação. A cultura molda a maneira pela qual os indivíduos organizam e se apropriam do espaço. III - Resultando em identidades coletivas que explicam o fato de poder coexistir diferentes valores (sociais, culturais) em um mesmo espaço. Assinale a alternativa correta:
I - É por meio da cultura que a região é representada na realidade. E sua delimitação partiria de critérios culturalmente estabelecidos por diferentes grupos sociais.
II - Cultura seria uma criação humana coletiva, com constantes transformações em sua percepção e apropriação. A cultura molda a maneira pela qual os indivíduos organizam e se apropriam do espaço.
III - Resultando em identidades coletivas que explicam o fato de poder coexistir diferentes valores (sociais, culturais) em um mesmo espaço.
a ) I, II e III, sendo apenas II relacionada a I.
b ) I, II e III, sendo II e III não são relacionadas a I.
c ) I, II e III, sendo II e III relacionadas a I.
d ) II e III, apenas.
e ) I, apenas.

Em 2017, foi lançada pelo IBGE a Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias.
Em relação a essa nova regionalização, analise as afirmações: I.Com os processos de fragmentação e articulação do território brasileiro, a região passou a ser compreendida como uma construção do conhecimento geográfico. II.As Regiões Geográficas Imediatas têm como principal componente a rede urbana, que tem como ponto focal os centros urbanos e suas relações socioeconômicas com o entorno. III.As Regiões Geográficas Intermediárias são embasadas na relação com metrópoles ou capitais regionais e estão fundamentadas em estudos de redes e hierarquias urbanas. Assinale a alternativa correta:
I.Com os processos de fragmentação e articulação do território brasileiro, a região passou a ser compreendida como uma construção do conhecimento geográfico.
II.As Regiões Geográficas Imediatas têm como principal componente a rede urbana, que tem como ponto focal os centros urbanos e suas relações socioeconômicas com o entorno.
III.As Regiões Geográficas Intermediárias são embasadas na relação com metrópoles ou capitais regionais e estão fundamentadas em estudos de redes e hierarquias urbanas.
a ) II e III, apenas.
b ) I, apenas.
c ) III, apenas.
d ) I, II e III.
e ) I e III, apenas.

Observe o esquema a seguir, que sintetiza as mudanças de compreensão do conceito de região na Geografia.
Analise as afirmações abaixo e escolha a alternativa verdadeira: Mudanças na forma de compreender a Geografia enquanto ciência, mudanças sociais, políticas e de configuração do espaço geográfico são agentes que influenciaram as diferentes correntes do pensamento geográfico entorno do conceito de região. PORQUE O conceito de região é uma ferramenta analítica, da qual o geógrafo se utiliza para compreender o espaço geográfico, objeto da Geografia enquanto ciência. E mudanças ou especificidades no espaço geográfico exigem atualizações no conceito de região.
Mudanças na forma de compreender a Geografia enquanto ciência, mudanças sociais, políticas e de configuração do espaço geográfico são agentes que influenciaram as diferentes correntes do pensamento geográfico entorno do conceito de região.
O conceito de região é uma ferramenta analítica, da qual o geógrafo se utiliza para compreender o espaço geográfico, objeto da Geografia enquanto ciência. E mudanças ou especificidades no espaço geográfico exigem atualizações no conceito de região.
a ) II, apenas.
b ) I e II estão erradas.
c ) I e II, mas II não é uma explicação para I.
d ) I e II, e II é uma explicação para I.
e ) I, apenas.

Nas últimas décadas, o Brasil vem passando por complexas modificações socioespaciais e a geração de informações geográficas pelo IBGE, permite a caracterização dessas modificações.
Analise as afirmações: I - O mapa de microrregiões homogêneas de 1968 pouco representa o panorama econômico e urbano nos processos de organização do espaço geográfico em âmbito nacional. II - A regionalização de 1968 se deu com base em dados obtidos no Censo Demográfico de 1960 e nas estatísticas econômicas de 1965, sobretudo da agricultura e da indústria. III - Nesse sentido, essa regionalização representa um marco para compreender o cenário brasileiro antes dos efeitos causados pelos longos anos de intervenção militar, instituída após o Golpe de 1964. Assinale a alternativa correta:
I - O mapa de microrregiões homogêneas de 1968 pouco representa o panorama econômico e urbano nos processos de organização do espaço geográfico em âmbito nacional.
II - A regionalização de 1968 se deu com base em dados obtidos no Censo Demográfico de 1960 e nas estatísticas econômicas de 1965, sobretudo da agricultura e da indústria.
III - Nesse sentido, essa regionalização representa um marco para compreender o cenário brasileiro antes dos efeitos causados pelos longos anos de intervenção militar, instituída após o Golpe de 1964.
a ) II, apenas.
b ) I e II, apenas, e I se relaciona com II.
c ) I, apenas.
d ) II e III, apenas, e III se relaciona com II.
e ) II e III, apenas, e III não se relaciona com II.

A regionalização oficial do IBGE, em grandes regiões, ainda é muito utilizada, especialmente na divulgação de dados estatísticos.
Em relação a essa regionalização, assinale a alternativa correta.
a ) Os projetos de integração nacional não tiveram influência direta na regionalização do IBGE.
b ) A organização das grandes regiões do IBGE tem como origem as zonas fisiográficas e possibilistas, em que a diferenciação se dá, especialmente, por aspectos socioeconômicos.
c ) Não há diferenças entre a regionalizações fisiográficas de 1942 e 1960.
d ) Da primeira proposta de regionalização de 1942 até as mais atuais pouco se modificou do ponto de vista teórico e metodológico.
e ) O possibilismo, da Escola Francesa de Geografia pouco influenciou a regionalização oficial do IBGE.

A partir do texto de Haesbaert (2010, p. 22), assinale a alternativa correta: "Uma das questões mais relevantes, hoje, pela força crescente de sua evidência, é que articulações regionais do espaço podem se manifestar não apenas na tradicional forma zonal, geralmente contínua, mas também em redes, dentro de uma lógica descontínua de articulação reticular. Isso se deve tanto à intensificação da mobilidade - especialmente das migrações - quanto dos chamados processos de exclusão social (ou de precarização da inclusão, para corroborar José de Souza Martins). No primeiro caso, da intensificação da mobilidade humana, podemos ter a formação de 'redes regionais' (HAESBAERT, 1997), onde elementos de regionalidade se reproduzem num espaço mais fragmentado, enquanto no segundo podem surgir 'regiões com buracos' (ALLEN, MASSEY e COCHRANE, 1998), em que a articulação regional efetivamente só alcança determinados grupos ou classes e, consequentemente, espaços, deixando outros à margem do processo de coesão".
HAESBAERT, R. Região, regionalização e regionalidade: questões contemporâneas. Antares, Caxias do Sul, v. 2, n. 3, jan./jun. 2010. Disponível em: . Acesso em: 21 jun. 2018. Assinale a alternativa correta:
a ) Processos de inclusão e exclusão social não refletem na regionalização do espaço geográfico na atualidade.
b ) A fragmentação do espaço geográfico se reflete em suas categorias analíticas, como a região, possibilitando o surgimento de 'buracos'.
c ) A fragmentação do espaço geográfico não se reflete em suas categorias analíticas, como a região.
d ) Relações de hierarquia urbana e redes municipais pouco influenciam o debate regional, na atualidade.
e ) A inclusão da noção de rede ao debate regional não possui relação com o fenômeno da globalização.

Considerando o que diz Santos (1996), temos a compreensão do espaço geográfico como uma totalidade, em que cada elemento - ora do sistema de objetos, ora do sistema de ações - é um modo de expressão da totalidade que reproduz o todo; entretanto, não o é, sendo uma parte que só tem sentido na realidade pela relação com essa totalidade.
A partir disso, analise as afirmações: I.Quando fragmentamos a totalidade e tornamos cada parte como objeto de análise, esse fragmento é, em si, um todo que ainda integra a totalidade. II.Quando a multiplicidade dessa totalidade é reconstruída para a compreensão do todo, é importante a quebra das tradicionais dicotomias físico/humana, qualitativa/quantitativa, fenomenologia/materialismo histórico etc. (SANTOS, 1992a). Assinale a alternativa correta:
I.Quando fragmentamos a totalidade e tornamos cada parte como objeto de análise, esse fragmento é, em si, um todo que ainda integra a totalidade.
II.Quando a multiplicidade dessa totalidade é reconstruída para a compreensão do todo, é importante a quebra das tradicionais dicotomias físico/humana, qualitativa/quantitativa, fenomenologia/materialismo histórico etc. (SANTOS, 1992a).
a ) I e II, e II é relacionado a I.
b ) II, apenas.
c ) I e II, e II não é relacionado a I.
d ) I, apenas.
e ) I e II estão errados.

Mais conteúdos dessa disciplina