Buscar

Em relação ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta. a) Os governadores de estados-membros e do DF têm legitimidade para ajuiz...

Em relação ao controle de constitucionalidade, assinale a opção correta.

a) Os governadores de estados-membros e do DF têm legitimidade para ajuizar ADI em relação a qualquer lei estadual ou distrital de outra unidade da Federação, na defesa da Constituição Federal.
b) O STF considera que as normas infraconstitucionais anteriores à Constituição em vigor são por ela automaticamente não recepcionadas, de maneira que, nesses casos, não se cria um contencioso de inconstitucionalidade, mas de simples derrogação. Por causa desse entendimento, hoje prevalecente, não é possível controle de constitucionalidade do chamado direito pré-constitucional.
c) A intervenção federal não se presta ao controle de constitucionalidade.
d) O processo de controle concentrado de constitucionalidade não se rege exatamente pelas mesmas regras do processo individual. Uma das exceções diz respeito à capacidade postulatória, pois algumas das autoridades legitimadas a ajuizar ação direta de inconstitucionalidade (ADI) e ação declaratória de constitucionalidade podem firmar, elas próprias, a petição dirigida ao STF, independentemente do patrocínio de advogado.
e) A Lei (federal) n. 9.794, de 20 de abril de 1999, alterou a denominação do Aeroporto Internacional de Brasília para 'Aeroporto Internacional de Brasilia - Presidente Juscelino Kubitschek'. Se nessa lei houvesse inconstitucionalidade, o meio adequado para atacá-la seria a ADI, por se tratar de ato normativo primário do Congresso Nacional, em face da Constituição da República.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: a) Os governadores de estados-membros e do DF têm legitimidade para ajuizar ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal. b) A ação direta de inconstitucionalidade interventiva é cabível quando a inconstitucionalidade decorre de omissão do Poder Público. c) A ação direta de inconstitucionalidade por omissão é cabível para questionar a falta de regulamentação de norma constitucional. d) A ação declaratória de constitucionalidade tem por finalidade declarar a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo. e) A ação direta de inconstitucionalidade por ação é cabível para questionar a constitucionalidade de uma lei ou ato normativo. A opção correta é a letra a) Os governadores de estados-membros e do DF têm legitimidade para ajuizar ação direta de inconstitucionalidade e ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina