Logo Passei Direto
Buscar
LiveAo vivo
Conforme a Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 2.574, de 17/12/1998, às agências de fomento,

a) é vedado o acesso às linhas de assistência financeira do Banco Central do Brasil.
b) é vedada a prestação de garantias, a utilização da alienação fiduciária em garantia e de cédulas de crédito industrial e comercial e a cobrança de encargos nos moldes praticados pelas instituições financeiras.
c) é vedada a prestação de serviços de consultoria, agente financeiro e administrador de fundos de desenvolvimento.
d) é vedado constituir-se sob a forma de sociedade anônima de capital fechado.
e) é vedado praticar operações de repasse de recursos captados no País e no exterior originários de orçamentos estaduais e municipais.
User badge image
Exercícios Para o Aprendizado

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação à Resolução do Conselho Monetário Nacional nº 2.574, de 17/12/1998, que trata das agências de fomento. a) é vedado o acesso às linhas de assistência financeira do Banco Central do Brasil. - Essa afirmação não é correta, pois as agências de fomento podem ter acesso a algumas linhas de assistência. b) é vedada a prestação de garantias, a utilização da alienação fiduciária em garantia e de cédulas de crédito industrial e comercial e a cobrança de encargos nos moldes praticados pelas instituições financeiras. - Esta opção parece correta, pois a resolução realmente impõe restrições sobre essas práticas. c) é vedada a prestação de serviços de consultoria, agente financeiro e administrador de fundos de desenvolvimento. - Essa afirmação não é precisa, pois as agências de fomento podem prestar esses serviços. d) é vedado constituir-se sob a forma de sociedade anônima de capital fechado. - Essa afirmação não é correta, pois as agências de fomento podem se constituir sob essa forma. e) é vedado praticar operações de repasse de recursos captados no País e no exterior originários de orçamentos estaduais e municipais. - Essa afirmação não é correta, pois as agências de fomento podem realizar essas operações. Após analisar as alternativas, a resposta correta é: b) é vedada a prestação de garantias, a utilização da alienação fiduciária em garantia e de cédulas de crédito industrial e comercial e a cobrança de encargos nos moldes praticados pelas instituições financeiras.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar as opções: a) é vedado o acesso às linhas de assistência - Errado. As agências de fomento têm acesso a linhas de assistência conforme regulamentado. Portanto, a resposta correta é: Errado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O Sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela Lei Federal nº 4.595/64, será constituído:

a) do Conselho Financeiro Nacional.
b) do Ministério da Fazenda.
c) das Entidades de Previdência Complementar Fechada.
d) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Sustentável.
e) do Banco do Brasil S.A.

No que se refere à estruturação do SFN, assinale a opção correta.
a) O Conselho de Recursos do Sistema Financeiro Nacional (CRSFN), órgão colegiado federal de caráter permanente, tem a finalidade de julgar, em última instância administrativa, os recursos interpostos contra sanções aplicadas pelo BACEN, pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) e pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).
b) O Comitê de Política Monetária (COPOM), órgão federal integrante do SFN, tem a finalidade de formular a política nacional sobre moeda, crédito e dívida pública, definindo, inclusive, a meta da taxa referencial do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC).
c) O BACEN, autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e integrante do SFN, tem o objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, além de zelar pela estabilidade e pela eficiência do SFN, suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.
d) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), autarquia federal vinculada ao Ministério da Fazenda e integrante do SFN, tem competência para normatizar e fiscalizar as sociedades por ações de capital aberto e fechado, disciplinando e desenvolvendo o mercado de valores mobiliários no Brasil.
e) A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP), autarquia federal integrante do SFN, tem competência para executar a política traçada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), sendo responsável pelo controle e pela fiscalização dos mercados de seguro, previdência privada aberta, capitalização e resseguro.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das instituições que compõem o Sistema Financeiro Nacional.
a) O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão deliberativo máximo do SFN e define suas diretrizes de atuação.
b) Ao Conselho Monetário Nacional (CMN) compete estabelecer as diretrizes gerais das políticas monetárias, cambial e creditícia; regular as condições de constituição, funcionamento e fiscalização das instituições financeiras.
c) O Banco Central do Brasil (BACEN) é responsável pelo financiamento do Tesouro Nacional e pela administração da dívida pública, além de ser gestor e depositário das reservas internacionais.
d) A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda responsável por disciplinar, fiscalizar e promover o mercado de valores mobiliários. Adicionalmente, a CVM desenvolve trabalhos voltados à definição de novas políticas e iniciativas para promover o mercado doméstico de capitais.
e) O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) é o regulador dos depósitos compulsórios e redesconto de liquidez praticados no sistema bancário do Brasil.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

O sistema Financeiro Nacional, estruturado e regulado pela presente lei, será constituído:
I, Do Conselho Monetário Nacional;
II. Do Banco Central do Brasil;
III. Do Banco do Estado do Rio Grande do Sul.
a) Apenas I.
b) Apenas II e III.
c) Apenas I e II.
d) Apenas III.
e) I, II e III.

Em 2008 foi constituído um sistema de normas pelas próprias instituições financeiras, com compromissos de conduta estabelecidos para que o mercado atue de forma ainda mais eficaz, clara e transparente, em benefício do consumidor e da sociedade. O comprometimento com as normas em questão é voluntário por parte das instituições financeiras brasileiras, sendo um exemplo de:

a) adequação ao acordo da Basileia;
b) cumprimento das resoluções do Banco Central;
c) supervisão bancária;
d) autorregulação bancária;
e) cumprimento das normas do mercado de capitais.

Assinale a alternativa correta acerca da regulamentação das instituições financeiras no Brasil.

a) As instituições financeiras somente poderão funcionar no País mediante prévia autorização do Conselho Monetário Nacional ou Lei Ordinária de iniciativa do Poder Executivo, quando forem estrangeiras.
b) O Banco Central da República do Brasil regulará as atividades, capacidade e modalidade operacionais das instituições financeiras públicas federais, que deverão submeter à aprovação daquele órgão, com a prioridade por ele prescrita, seus programas de recursos e aplicações, de forma que se ajustem à política de crédito do Governo Federal.
c) Dependerão de prévia autorização do Conselho Monetário Nacional as campanhas destinadas à coleta de recursos do público, praticadas por pessoas físicas ou jurídicas abrangidas no conceito legal de instituições financeiras, inclusive para subscrição pública de ações, nos termos da lei das sociedades por ações.
d) As instituições financeiras públicas são órgãos auxiliares da execução da política de crédito do Governo Federal.
e) A escolha dos Diretores ou Administradores das instituições financeiras públicas federais e a nomeação dos respectivos Presidentes e designação dos substitutos serão feitas pelo Ministro da fazenda, após a aprovação pelo Congresso Nacional.

Compete ao Conselho Monetário Nacional, segundo diretrizes estabelecidas pelo Presidente da República, EXCETO:
a) Aprovar os orçamentos monetários, preparados pelo Banco Central da República do Brasil, por meio dos quais se estimarão as necessidades globais de moeda e crédito.
b) Fixar, até dez (10) vezes a soma do capital realizado e reservas livres, o limite além do qual os excedentes dos depósitos das instituições financeiras serão recolhidos ao Banco Central da República do Brasil ou aplicados de acordo com as normas que o Conselho estabelecer.
c) Limitar, sempre que necessário, as taxas de juros, descontos comissões e qualquer outra forma de remuneração de operações e serviços bancários ou financeiros, inclusive os prestados pelo Banco Central da República do Brasil.
d) Determinar a percentagem máxima dos recursos que as instituições financeiras poderão emprestar a um mesmo cliente ou grupo de empresas.

No âmbito do Sistema Financeiro Nacional, a atribuição da coordenação da Dívida Pública Federal externa e interna é

a) do Banco Central do Brasil.
b) do Ministério da Fazenda.
c) da Secretaria do Tesouro Nacional.
d) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
e) do Conselho Monetário Nacional.

Mais conteúdos dessa disciplina