Buscar

No que se refere às teorias que tentam explicar a origem do Estado, a teoria naturalista é aquela que considera o Estado como uma organização deriv...

No que se refere às teorias que tentam explicar a origem do Estado, a teoria naturalista é aquela que considera o Estado como uma organização derivada da natureza humana (o homem como animal social/político) e a teoria contratualista entende que a natureza humana é essencialmente individual e que o Estado é uma construção artificial, produto da vontade dos homens. As teorias:


(0.5 Pontos)


contratualistas têm como principais representantes Platão e Aristóteles.



contratualistas têm como principais representantes Platão e Hobbes



contratualistas têm como principais representantes Locke e Aristóteles



contratualistas têm como principais representantes Hobbes, Locke e Rousseau.



naturalistas têm como principais representantes Hobbes, Locke e Rousseau.

Os judeus foram as grandes vítimas da máquina de destruição nazista que funcionou ao longo dos anos 1930. Assinale, entre as opções abaixo, aquela que explica por que os judeus estiveram entre os principais alvos do nazismo.(0.5 Pontos)



Os judeus foram as grandes vítimas do nazismo porque eram, em grande parte, operários vinculados ao partido comunista.


Os judeus foram as grandes vítimas do nazismo porque eram, em grande medida, defensores do liberalismo democrático.


Os judeus foram as grandes vítimas do nazismo em virtude de seu cosmopolitismo religioso, que ameaçava o nacionalismo agressivo alemão.


Os judeus foram as grandes vítimas do nazismo porque, em grande parte, eram empresários ricos, e o governo nazista era comunista.


Os judeus foram as grandes vítimas do nazismo porque seu nacionalismo violento se tornou uma ameaça para o cosmopolitismo alemão.

Segundo os historiadores e cientistas políticos, o evento fundador do conservadorismo moderno foi a Revolução Francesa (1789-1799). Assinale, entre as alternativas, aquela que complementa de maneira mais adequada essa afirmação.(0.5 Pontos)



O conservadorismo moderno nasceu na conjuntura da Revolução Francesa porque foi nesse momento que a Igreja Católica se fortaleceu, o que colaborou para o desenvolvimento da teologia conservadora.


O conservadorismo moderno nasceu na conjuntura da Revolução Francesa porque foi nesse momento que o comunismo se fortaleceu, o que colaborou para o desenvolvimento do socialismo conservador.


O conservadorismo moderno nasceu na conjuntura de Revolução Francesa como o principal repertório crítico ao pensamento progressista, que vinha se desenvolvendo desde o início do século XVIII.


O conservadorismo moderno nasceu na conjuntura da Revolução Francesa porque foi nesse momento que se fortaleceu o liberalismo, o que foi fundamental para o desenvolvimento do conservadorismo liberal.


O conservadorismo moderno nasceu na conjuntura da Revolução Francesa porque foi nesse momento que se fortaleceu o positivismo, o que foi fundamental no desenvolvimento do conservadorismo científico.

Para o reconhecimento do Estado perfeito se faz necessário a presença de três elementos constitutivos.

Assinale a alternativa correta sobre os elementos essenciais do Estado:

(0.5 Pontos)


Povo, território e lideranças políticas



Povo, território e soberania



Povo, cultura e soberania



Povo, cultura e território



Povo, território e identidade nacional

Após movimentos revolucionários, as monarquias absolutistas foram derrubadas na Europa, dando origem a Estados com poderes separados. Analise as proposições e marque a que apresenta um mecanismo para a separação de poderes.

(0.5 Pontos)


Definir cada função, Executivo, Legislativo e Judiciário, e compor os poderes com pessoas da mesma classe social.


Eleger um representante, atribuindo a ele todas as funções do Estado.



Restaurar as monarquias derrubadas e conceder a elas o controle dos Parlamentos.



Promulgar uma constituição que se baseie na bíblia, separando os poderes mundanos dos espirituais.



Definir cada função, Executivo, Legislativo e Judiciário, por meio de uma Constituição e criar mecanismos de independência.

O filósofo britânico John Stuart Mill é representante da corrente utilitarista do pensamento liberal. Marque, entre as alternativas abaixo, aquela que define da maneira correta o utilitarismo.(0.5 Pontos)



O utilitarismo consiste na negação do princípio dos direitos naturais e na afirmação de que toda liberdade deve ser garantida pela lei civil, construída coletivamente em sociedade.


O utilitarismo consiste na afirmação do princípio dos direitos naturais, o que condiciona a lei civil aos direitos fundamentais que Deus teria delegado aos seres humanos.


O utilitarismo consiste na afirmação do materialismo histórico, o que consiste na ideia de que as sociedades humanas estão fundadas na exploração material.


O utilitarismo consiste na afirmação da teoria da origem divina do poder do Estado, o que fez dos utilitaristas como Mill herdeiros da escolástica medieval.


O utilitarismo consiste na ideia de que a lei civil deve ser formulada pelas aristocracias nacionais, o que fez de utilitaristas como Mill defensores das sociedades de antigo regime.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image