Logo Passei Direto
Buscar
Sobre a realidade dos conselhos gestores assinale a alternativa incorreta: Escolha uma opção: A. É necessário que os conselhos tenham poder deliberativo para otimizar e democratizar a gestão pública B. Em muitos municípios os conselhos acabam tendo um papel jurídico-formal. C. Muitos pareceres têm atribuído apenas a função consultiva aos conselhos, o que diminui a sua importância dentro da gestão. D. Os conselhos são vinculados ao poder legislativo, o que aumenta sua capacidade de interlocução com a própria população.
User badge image
oscalina araujo silva

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a incorreta: A. É necessário que os conselhos tenham poder deliberativo para otimizar e democratizar a gestão pública. - Esta afirmação é verdadeira, pois o poder deliberativo é fundamental para que os conselhos possam efetivamente influenciar as decisões. B. Em muitos municípios os conselhos acabam tendo um papel jurídico-formal. - Esta afirmação também é verdadeira, pois em muitos casos os conselhos não exercem sua função de forma efetiva, limitando-se a um papel formal. C. Muitos pareceres têm atribuído apenas a função consultiva aos conselhos, o que diminui a sua importância dentro da gestão. - Esta afirmação é verdadeira, já que a atribuição de uma função apenas consultiva realmente pode reduzir a relevância dos conselhos. D. Os conselhos são vinculados ao poder legislativo, o que aumenta sua capacidade de interlocução com a própria população. - Esta afirmação é incorreta, pois os conselhos geralmente são vinculados ao poder executivo e não ao legislativo, o que pode limitar sua capacidade de interlocução. Portanto, a alternativa incorreta é: D. Os conselhos são vinculados ao poder legislativo, o que aumenta sua capacidade de interlocução com a própria população.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Vamos analisar as opções: A) É necessário que os conselhos tenham poder deliberativo. B) Os conselhos gestores são espaços de participação popular. C) Os conselhos gestores não têm relação com a gestão democrática. D) Os conselhos gestores atuam na formulação e controle das políticas públicas. A alternativa incorreta é a opção C) Os conselhos gestores não têm relação com a gestão democrática.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ainda sobre o processo de construção de identidade negra, Gomes (2003) nos ensina que: Escolha uma opção: A. São exclusivamente externos, porque são dependentes das relações com o meio. B. São repletos de subjetividade e interioridade, sem interferência do meio. C. Tais processos são dinâmicos, complexos, instáveis e plurais, porque dialogam constantemente com o meio e a realidade. D. Os processos de construção da identidade negra são estáticos e dependentes das subjetividades.

Sabemos da importância de diversos movimentos sociais que discutem elementos ligados à sexualidade, como por exemplo as pautas do movimento feminista e LGBTQIA+. Sobre sexualidade, Torres (2010) a define como:
Escolha uma opção:
A. A sexualidade humana é construída em diálogo com os diversos contextos sócio históricos. É, portanto, uma construção social.
B. É um processo teórico, ligado às ideologias e construções mentais.
C. É uma construção subjetiva, exclusiva de cada sujeito.
D. Um processo exclusivamente biológico, o que garante estabilidade nas definições e conceitos.

Em relação às questões de preconceito contra a comunidade LGBTQIA+, é incorreto afirmar:
Escolha uma opção:
A. Uma forma de combate ao preconceito contra a comundiade LGBTQIA+ é a parceria entre escola e espaços educativos não formais.
B. O preconceito na escola é uma questão exclusivamente das pessoas, não sendo um problema institucional.
C. O reconhecimento do heterossexismo é um passo importante para a reversão da postura de preconceito.
D. O preconceito contra a comunidade LGBTQIA+ não se restringe aos estudantes, mas abrange, inclusive, os cargos de gestão da escola.

(IDHTEC-2016) O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), apoiado em documentos nacionais e internacionais, foi lançado em 2003. No que concerne à Educação Básica, o PNEDH indica a necessidade de uma ação pedagógica conscientizadora e libertadora voltada para:
Escolha uma opção:
a. A construção de indivíduos autônomos, a meritocracia e a valorização das individualidades.
b. A valorização dos grupos minoritários e a criação de espaços específicos para atender os excluídos socialmente.
c. O acúmulo dos conteúdos historicamente construídos, a valorização docente e as redes individuais.
d. A valorização das maiorias e políticas compensatórias para as minorias.
e. O respeito e valorização da diversidade, os conceitos de sustentabilidade e a formação da cidadania ativa.

Baseado nos eixos orientadores estabelecidos no Programa Nacional de Direitos Humanos foram promovidas no país ações com vistas à promoção do direito à igualdade, combate à discriminação e a promoção da equidade, igualmente encontra respaldo nas propostas de ações governamentais relativas à educação. Assinale assertiva que corresponde as ações promovidas no país dentro deste contexto.
Escolha uma opção:
a. O Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente. Ações objetivando revisar a legislação sobre abuso de autoridade e desacato à autoridade.
b. Plano Nacional de Políticas para as Mulheres, Programa Brasil sem Homofobia, Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
c. Planos Nacionais em prol dos pobres, das minorias, das comunidades indígenas.
d. Planos Nacional em favor da ética e do comportamento moral do homem na sociedade.

(LIBÂNEO, 1994, p. 16). Define Pedagogia como sendo a ciência que investiga a teoria e a prática da educação nos seus vínculos com a prática social global. Escolha a assertiva ERRADA sobre definição de PEDAGOGIA de acordo com o que estudamos.
Escolha uma opção:
a. A Pedagogia é a ciência que tem a educação como objeto de estudo, diz Libâneo (2001).
b. A pedagogia se ocupa do estudo sistemático da educação, ou seja, do ato educativo, da prática educativa.
c. A pedagogia está ligada aos processos educativos, aos métodos, maneiras de ensinar, tendo um significado mais amplo: é uma diretriz orientadora da ação educativa.
d. Instituição social que corresponde à estrutura organizacional e administrativa; processo, que corresponde à ação educadora suas condições e modos pelos quais os sujeitos podem se educar.

Em relação à Pedagogia critico-social é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. A pedagogia crítico-social é uma das correntes da pedagogia tradicional que propõe uma educação que exclui o ensino da compreensão das questões sociais vinculada à realidade econômica e sócio-cultural dos educandos.
b. A pedagogia crítico-social defende, com muita determinação, que o papel da escola é o de formação intelectual, de transmissão do conhecimento científico.
c. Compreende educação como um conjunto de processos formativos que acontecem no meio social, podendo ser intencional ou não, sistematizado ou não, institucionalizado ou não.
d. A pedagogia crítico-social dos conteúdos parte de um saber artificial que não leva em conta a experiência do aluno.

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) é fruto do compromisso de política pública de Estado, o nosso país assume compromisso com uma sociedade baseada em princípios de democracia, cidadania, justiça social pautada pela valorização dos Direitos Humanos. Analise as seguintes afirmativas referentes ao PNEDH.
A partir dessa análise, conclui-se que estão CORRETAS.
I- O Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH I), contendo as diretrizes para atuação do Poder Público no âmbito dos direitos humanos, cujo principal objetivo era a garantia dos direitos civis e políticos;
II- O Programa Nacional de Direitos Humanos (PNDH II) outorga as demandas dos movimentos sociais, contemplando os direitos econômicos, sociais e culturais.
III- Os eixos orientadores estabelecidos no Programa Nacional de Direitos Humanos obedecem à seguinte divisão: Interação democrática entre Estado e sociedade civil; Desenvolvimento e Direitos Humanos; Universalizar Direitos em um Contexto de Desigualdades; Segurança Pública, Acesso à Justiça e Combate à Violência; Educação e Cultura em Direitos Humanos; Direito à Memória e à Verdade.
a. I e II apenas.
b. I, II e III.
c. I e III apenas.
d. II e III apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina