Buscar

A comunicação entre neurônios e as células que controlam é feita pela transmissão de um impulso nervoso. Um impulso nervoso origina-se em resposta ...

A comunicação entre neurônios e as células que controlam é feita pela transmissão de um impulso nervoso. Um impulso nervoso origina-se em resposta a um estímulo de natureza elétrica, química, térmica ou mecânica que foi recebido pela membrana celular de um neurônio. O estímulo desencadeia uma onda de despolarização e repolarização que se espalha pelo axolema, para longe do local onde o estímulo foi recebido, o que resulta na transmissão do impulso nervoso.


Em relação aos mecanismos de transmissão do impulso nervoso, assinale a alternativa correta.

A) 

O estímulo químico ou físico de um neurônio aumenta a permeabilidade de membrana para o Na+ no ponto de estimulação, e como existe uma alta concentração de Na+ externamente à célula, no líquido extracelular, o Na+ flui para dentro. Isso reverte o potencial de membrana no ponto de estimulação, de forma que membrana agora fica positiva no lado interno e negativa no lado externo; isto é a despolarização.

B) 

A repolarização ocorre logo após a despolarização, em que a entrada de K+ é interrompida e aumenta a permeabilidade da membrana para o Na+; o Na+, então, flui para fora porque há maior concentração dentro do neurônio. A saída de Na+ estabiliza novamente o potencial de membrana em repouso no ponto de estimulação.

C) 

O potencial de membrana em repouso resulta da distribuição igual de íons sódio (Na+) e íons potássio (K+) nas partes externa e interna do neurônio. O transporte ativo de Na+ para fora da célula, juntamente com o transporte de K+ para dentro do neurônio, mantém a concentração de Na+ baixa dentro e fora da membrana.

D) 

Potenciais de ação são alterações no potencial de membrana em repouso ativamente propagadas ao longo da membrana celular. A aplicação de um estímulo a uma membrana celular nervosa aumenta o potencial de membrana em repouso.

E) 

A membrana do neurônio é despolarizada, pois o transporte ativo de Na+ para fora da célula é igual ao transporte de K+ para dentro, e assim, mantém-se a eletronegatividade dentro da membrana e a eletropositividade fora. 


Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina