Buscar

29. (FUNCAB / Pref. Várzea Grande – 2012) A respeito dos servidores públicos, prevê a Constituição Federal: a) Os vencimentos dos cargos do Poder L...

29. (FUNCAB / Pref. Várzea Grande – 2012) A respeito dos servidores públicos, prevê a Constituição Federal:
a) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Executivo não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Judiciário.
b) É vedada a vinculação ou equiparação de quaisquer espécies remuneratórias para o efeito de remuneração de pessoal do serviço público.
c) Os acréscimos pecuniários percebidos por servidor público serão computados e acumulados para fins de concessão de acréscimos ulteriores.
d) O prazo de validade do concurso público será de até um ano, prorrogável uma vez, por igual período.
e) Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, vedada a contratação de estrangeiros.
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.

Essa pergunta também está no material:

Administração Pública
172 pág.

Direito Constitucional I Centro Universitário Joaquim NabucoCentro Universitário Joaquim Nabuco

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar cada alternativa: a) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário não poderão ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo: Esta afirmação está incorreta, pois a Constituição Federal prevê que os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judiciário podem sim ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo em casos específicos. b) A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração: Esta afirmação está correta, pois a Constituição Federal estabelece a obrigatoriedade de concurso público para a investidura em cargos ou empregos públicos, exceto para os cargos em comissão. c) É vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto quando houver compatibilidade de horários: Esta afirmação está correta, pois a Constituição Federal proíbe a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto nos casos de compatibilidade de horários, limites e condições estabelecidos em lei. d) A aposentadoria compulsória é aos setenta anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição: Esta afirmação está incorreta, pois a aposentadoria compulsória no serviço público ocorre aos 75 anos de idade, conforme determina a Constituição Federal. e) Aos servidores titulares de cargos efetivos da União é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas: Esta afirmação está correta, pois a Constituição Federal estabelece que aos servidores titulares de cargos efetivos da União é assegurado um regime de previdência de caráter contributivo e solidário. Portanto, a alternativa correta é a letra B) A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina