(PGE-MS - 2016 - PGE-MS - Procurador do Estado). Acerca do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas - IRDR, assinale a alternativa correta: A desistência ou abandono do processo impede o exame de mérito do incidente. Um dos requisitos cumulativos exigidos pelo CPC/15 para a instauração do IRDR é o risco de ofensa à isonomia e à segurança jurídica. Será cabível o IRDR ainda que um dos tribunais superiores, no âmbito de sua competência, tenha afetado recurso para definição de tese sobre a questão repetitiva. O pedido de instauração do incidente será dirigido ao presidente de tribunal e somente pode ser efetuado pelas partes do processo, pelo Ministério Público ou pela Defensoria Pública. A inadmissão do IRDR por ausência de qualquer de seus pressupostos de admissibilidade impede seja novamente suscitado, mesmo que satisfeito o requisito, ante a ocorrência da preclusão.
(SP Prova: VUNESP - 2018 - Prefeitura de Sorocaba - SP - Procurador do Município) A alegação de que a causa difere da anteriormente julgada em precedente vinculante, e a alegação de que o referido precedente se encontra superado são denominadas, respectivamente, de: Reversed by Statute e Controlling Authority. Leading Case e Overruling. Distinguishing e Overruling. Distinguishing e Controlling Authority. Distinguishing e Agreement.
O pré-questionamento é um requisito de admissibilidade dos recursos especial e extraordinário que diz respeito à prévia análise pelo juízo a quo da questão legal ou constitucional a ser levada a conhecimento do STJ ou STF. Em caso de omissão acerca da referida questão no acórdão a ser recorrido, qual recurso deve ser utilizado para sanar tal omissão e forçar o preenchimento do requisito de pré-questionamento? Recurso Ordinário. Embargos Infringentes. Embargos de Declaração. Agravo de Instrumento. Agravo Interno.
Sobre os Embargos de Divergência, é correto afirmar que: O seu procedimento observará o quanto estabelecido no regimento interno do respectivo tribunal superior. São cabíveis quando o acórdão paradigma for da mesma turma que proferiu a decisão embargada, desde que sua composição tenha sofrido alteração em, no mínimo, um terço de seus membros. Não poderão ser confrontadas teses jurídicas contidas em julgamentos de recursos e de ações de competência originária. A divergência que autoriza a sua interposição é, apenas, aquela que diz respeito à aplicação do direito material. São cabíveis para sanar obscuridade de acórdão.
Marque a alternativa CORRETA em face da decisão que indefere a tutela antecipada e em face da decisão que julga procedente o pedido formulado pelo autor na petição inicial. Agravo de instrumento e apelação Embargos de declaração Nenhuma das opções acima. Agravo de instrumento apenas Apelação apenas
Marque a alternativa CORRETA acerca do prazo para interposição do recurso de apelação. 5 dias 48 horas 15 dias nenhuma das respostas acima. 10 dias
Com relação aos recursos previstos no Código de Processo Civil, analise as afirmativas: I. Nem toda decisão interlocutória desafiará a interposição de agravo de instrumento, porém, não estarão sujeitas a preclusão as decisões interlocutórias que o Código de Processo Civil não determinou ser cabível o recurso de agravo de instrumento à medida que poderão ser impugnadas em preliminar ou contrarrazões do recurso de apelação. II. Os embargos de declaração são cabíveis contra qualquer decisão judicial, desde que, possuam contradição, omissão, obscuridade e erro material, sendo que, sua interposição interrompe o prazo para oferecimento de outros recursos. III. O recurso de apelação, em regra, é dotado de efeito suspensivo automático em razão de previsão legal expressa no Código de Processo Civil, porém, há casos enumerados no próprio Código de Processo Civil retirando o efeito suspensivo. II e III, apenas. I e II, apenas. Em todas as afirmativas. I e III, apenas. Em nenhuma das afirmativas.
A Repercurssão Geral é um requisito de admissibilidade específico do Recurso Extraordinário. Sobre tal requisito, de acordo com o texto da Constituição Federal e com o CPC, assinale alternativa correta: O recorrente deverá demonstrar a existência de repercussão geral para apreciação pelo tribunal prolator da decisão recorrida (juízo a quo) e também pelo Supremo Tribunal Federal, não sendo um requisito de apreciação exclusiva por este último. Para efeito de repercussão geral, será considerada a existência ou não de questões relevantes do ponto de vista econômico, político, social ou jurídico que ultrapassem os interesses subjetivos do processo. No recurso extraordinário o recorrente deverá demonstrar a repercussão geral das questões constitucionais discutidas no caso, nos termos da lei, a fim de que o Tribunal examine a admissão do recurso, somente podendo recusá-lo pela manifestação de um terço de seus membros. O recurso que tiver a repercussão geral reconhecida deverá ser julgado no prazo de 2 anos e terá preferência sobre todos os demais feitos, incluídos os que envolvam réu preso e os pedidos de habeas corpus. O Supremo Tribunal Federal, em decisão recorrível, não conhecerá do recurso extraordinário quando a questão constitucional nele versada não tiver repercussão geral.