Logo Passei Direto
Buscar
Sobre o regime de repercussão geral, é correto afirmar: É uma exigência de todos os recursos. Não existem hipóteses de presunção legal de repercussão geral. Foi acrescentada como requisito de admissibilidade pela Emenda Constitucional 45/2004. A repercussão geral deve atender ao interesse subjetivo do processo. Pode ser negada pelo Tribunal a quo.
User badge image
Brayan Figueiredo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre o Recurso Ordinário Constitucional é correto afirmar: Não possui previsão no Código de Processo Civil. Não são aplicados ao Recurso Ordinário os regramentos referentes ao Recurso de Apelação. O Recurso Ordinário é somente julgado pelo Superior Tribunal de Justiça. Ao STF cabe julgar em Recurso Ordinário apenas Mandados de Segurança e Habeas data decididos em única instância pelos tribunais superiores, quando denegatória a decisão. Trata-se Recurso em que tanto STF quanto STJ fazem as vezes de tribunal de segundo grau de jurisdição.

A causa decidida, em última instância, pelo Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, quando a decisão recorrida contrariar lei federal, será julgada pelo:
Superior Tribunal de Justiça em recurso ordinário.
Supremo Tribunal Federal em recurso ordinário.
Supremo Tribunal Federal em recurso extraordinário.
Superior Tribunal de Justiça em recurso especial.
Tribunal Regional Federal competente.

Em relação ao Recurso Especial, assinale a alternativa correta:
O prazo do Recurso Especial é de 15 dias.
Não cabe Recurso Adesivo sobre o Recurso Especial.
O Recurso Especial é recebido no efeito suspensivo.
O Recurso Especial e o Recurso Extraordinário podem ser apresentados na mesma petição.
A interposição de Recurso Especial impede a execução da sentença.

Dentre as competências originárias do Supremo Tribunal Federal previstas na Constituição Federal, consta o(a):
Litígio entre Estado estrangeiro e o Distrito Federal.
Habeas Corpus, quando o coator for o Comandante da Marinha.
Autorização das cartas rogatórias.
Homologação de sentença estrangeira.
Mandado de segurança contra ato de Ministro de Estado.

No processamento de Recurso Extraordinário e de recurso especial, findo o prazo para apresentação de contrarrazões, os autos serão conclusos ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal recorrido que:
Realizará o juízo de admissibilidade e, se positivo, remeterá o processo ao Supremo Tribunal Federal ou ao Superior Tribunal de Justiça, ainda que a matéria tenha sido submetida ao regime de Repercussão Geral ou de julgamento de recursos repetitivos.
Negará seguimento a Recurso Extraordinário ou a Recurso Especial interposto contra acórdão que esteja em conformidade com entendimento do Supremo Tribunal Federal ou Superior Tribunal de Justiça, respectivamente, exarado no regime de julgamento de recursos repetitivos e dessa decisão caberá agravo ao tribunal superior.
Negará seguimento a Recurso Extraordinário ou a Recurso Especial interposto contra acórdão que esteja em conformidade com entendimento do Supremo Tribunal Federal ou Superior Tribunal de Justiça, respectivamente, exarado no regime de julgamento de recursos repetitivos e essa decisão é irrecorrível.
Negará seguimento ao Recurso Extraordinário ou ao Recurso Especial interposto contra acórdão que esteja em conformidade com entendimento do Supremo Tribunal Federal ou Superior Tribunal de Justiça, respectivamente, exarado no regime de julgamento de recursos repetitivos e, dessa decisão caberá agravo interno.
Remeterá o processo ao Supremo Tribunal Federal ou ao Superior Tribunal de Justiça, onde será realizado o juízo de admissibilidade.

Mais conteúdos dessa disciplina