Buscar

As universidades têm compromisso com o trabalho que envolva ensino, pesquisa e extensão e isto significa que, ofertando a formação de professores e...

As universidades têm compromisso com o trabalho que envolva ensino, pesquisa e extensão e isto significa que, ofertando a formação de professores em Nível Superior, devem fomentar o conhecimento como forma de elevação da cultura teórica, epistemológica, portanto, científica, pois quando ele não atende a essas questões, as instituições têm dificuldade para garantir sua dimensões teórico-epistemológica, necessária à formação humana como um todo, ou seja, tendem a cair em um reducionismo pedagógico. Essa questão ficou entendida quando houve a abertura do Curso Normal Superior e Instituto Superior de Educação. Os cursos ofertados por essas instituições, tal como os cursos de Pedagogia das universidades, têm como finalidade formar professores para atuarem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, em um primeiro momento; no entanto faz-se necessário preserve o rigor teórico-metodológico pautado na pesquisa, nos procedimentos investigativos, nas situações que contribuem para o conhecimento e desenvolvimento humano. Os educadores, continuamente, discutem e debatem as licenciaturas, especificamente, o curso de Pedagogia, desde o Parecer n. 252/69 até os nossos dias, e essa é uma prática constante.

 

Fontes: BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Parecer nº. 252/69. Estudos pedagógicos superiores. Mínimos de conteúdo e duração para o curso de graduação em pedagogia. Relator: Valnir Chagas. Documenta, Brasília, DF, n. 100, p. 101-179, 1969.

 

RIBEIRO, Maria Rosânia Mattiolli. Prática de Ensino das Matérias Pedagógicas do Ensino Médio. Maringá: UniCesumar, 2020.



​De acordo com as discussões feitas na disciplina e o texto apresentado acima, assinale a alternativa que mais se aproxima do enunciado.

Alternativas


Alternativa 1:


As universidades devem comprometer-se com ensino, pesquisa e extensão, elevando o conhecimento para aprimorar a formação técnica e profissional dos professores.


Alternativa 2:


É necessário que os cursos de formação de professores, incluindo Pedagogia, enfatizem as habilidades teóricas, desconsiderando a importância da pesquisa e dos procedimentos investigativos.


Alternativa 3:


A discussão e o debate sobre as licenciaturas, especificamente o curso de Pedagogia, são uma prática já superada entre educadores, evidenciando a importância da evolução constante na formação docente.


Alternativa 4:


Os cursos de Pedagogia oferecidos têm o objetivo de preparar professores primariamente para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, mantendo um alto padrão de rigor teórico-metodológico.


Alternativa 5:


A criação do Curso Normal Superior e do Instituto Superior de Educação foi um marco importante para garantir uma base teórico-epistemológica sólida na formação de professores, evitando o reducionismo pedagógico

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina