Buscar

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes abaixo: I. As quedas das árvores estão atreladas, de forma isolada, aos fortes temp...

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmacoes abaixo:

I. As quedas das árvores estão atreladas, de forma isolada, aos fortes temporais e ventanias nas grandes cidades.

II. Nota-se que há um trabalho constante no cuidado e na preservação das árvores, o que explica o grande número delas na cidade de São Paulo.

III. Nas grandes cidades, a quedas das árvores tem como consequências outros problemas mais graves, inclusive, risco de mortes.

Está correto o que se afirma apenas em:
I.
II e III.
III.
I e II.
II.
IncorretaPergunta 4
0 / 1 pts
Leia o texto a seguir:

Mais de um terço dos brasileiros das grandes cidades passam mais de uma hora por dia no trânsito. É o que mostra pesquisa inédita da Confederação Nacional da Indústria (CNI), segundo a qual 8% da população gasta mais de 3 horas se locomovendo para realizar atividades de rotina, como trabalho e estudo; 7% ficam entre 2 e 3 horas por dia no trânsito e 21% entre 1 e 2 horas, totalizando 36% das pessoas que passam mais de 1 hora diária no transporte.

De acordo com 29% dos entrevistados, o tempo de locomoção aumentou depois da pandemia. A pesquisa mostra também que 55% das pessoas têm a qualidade de vida afetada em razão do tempo gasto no transporte e 51% afirmaram que o tempo perdido no trânsito impactam em sua produtividade.

A pesquisa, feita em parceria com o Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), entre os dias 1 e 5 de abril de 2023, entrevistou 2.019 pessoas da população economicamente ativa (PEA) brasileira acima de 16 anos, em municípios com população a partir de 250 mil habitantes nas 27 Unidades da Federação. [...]

Estresse por causa do trânsito

Os dados apontam que o tempo perdido no trânsito impacta no desempenho do trabalho. Segundo a pesquisa, 60% das pessoas já chegaram estressadas ao trabalho por conta do tempo no transporte e outras 60% alegaram que já se atrasaram por causa do trânsito. Outras situações relatadas foram a perda de um período de trabalho (34%), a perda de uma reunião importante (26%) e perda de um dia inteiro de trabalho (23%) em virtude desse tempo gasto no trânsito.

A pesquisa mostra ainda que 32% dos trabalhadores deixaram de aceitar oferta de emprego em razão de problemas de transporte/locomoção, outros 10% resolveram trocar de emprego por causa do trânsito e 2% já recusaram uma proposta de emprego bem como mudaram de posto de trabalho por conta das condições de deslocamento. Os dados mostram também que 37% cogitariam mudar de trabalho, com a mesma remuneração, apenas para reduzir o tempo gasto no transporte.

Fonte: ABREU, D. 36% dos brasileiros de grandes cidades passam mais de 1 hora por dia no trânsito. Portal da Indústria, 21 ago. 2023. Disponível em: https://noticias.portaldaindustria.com.br/noticias/infraestrutura/36-dos-brasileiros-de-grandes-cidades-passam-mais-de-1-hora-por-dia-no-transito/ Links to an external site. . Acesso em: 12 abr. 2024.

Refletindo sobre a pesquisa sobre o tempo perdido no trânsito, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. Uma das soluções para minimizar o problema da mobilidade urbana seria as empresas flexibilizarem o trabalho remoto para as atividades administrativas e aquelas que dependam de conexão com a internet para a sua realização.

PORQUE

II. Os dados da pesquisa mostram que mais da metade das pessoas entrevistadas chegam estressadas no trabalho e que mais de um terço delas já pensaram em mudar de emprego devido aos problemas no trânsito.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
IncorretaPergunta 5
0 / 1 pts
Leia o texto a seguir:

Os resultados do Relatório Socioeconômico, questionário elaborado pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT), instituição responsável pelos processos seletivos do Centro Paula Souza (CPS), mostram que 81% dos alunos que conquistaram uma vaga no Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) utilizaram o Sistema de Pontuação Acrescida.

A política de inclusão social concede bônus a estudantes afrodescendentes e