Buscar

A afirmação do texto, relativa à economia do ouro no Brasil colonial, pode ser explicada a) pelos acordos diplomáticos entre Portugal e Espanha, qu...

A afirmação do texto, relativa à economia do ouro no Brasil colonial, pode ser explicada
a) pelos acordos diplomáticos entre Portugal e Espanha, que definiam que as áreas mineradoras, embora estivessem em território sob domínio português, fossem exploradas prioritariamente por espanhóis.
b) pelas sucessivas revoltas contra os impostos na região das Minas, que paralisavam seguidamente a exploração do minério e desperdiçavam a oportunidade de enriquecimento rápido.
c) pela forte dependência comercial de Portugal com a Inglaterra, que fazia com que boa parte do ouro obtido no Brasil fosse transferido para os cofres ingleses.
d) pela incapacidade portuguesa de explorar e transportar o ouro brasileiro, o que levava a Coroa de Portugal a conceder a estrangeiros os direitos de extração do minério.
e) pelo grande contrabando existente na região das Minas Gerais, que não era reprimido pelos portugueses e impedia que os minérios chegassem à Metrópole.

Essa pergunta também está no material:

Mineração no Brasil Colonial
52 pág.

História do Brasil Colonial Universidade de MaríliaUniversidade de Marília

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: a) pelos acordos diplomáticos entre Portugal e Espanha - Essa afirmação não está correta, pois a economia do ouro no Brasil colonial não foi diretamente influenciada pelos acordos diplomáticos entre Portugal e Espanha. b) pela inexistência de concorrência externa - Isso também não está correto, pois houve concorrência externa na exploração do ouro no Brasil colonial. c) pela inexistência de mão de obra escrava - Essa afirmação está incorreta, pois a mão de obra escrava foi fundamental para a exploração do ouro no Brasil colonial. d) pela inexistência de investimentos na infraestrutura - Isso não está correto, pois houve investimentos na infraestrutura para viabilizar a exploração do ouro. e) pela inexistência de tributos sobre a produção - Essa afirmação também está incorreta, pois houve a cobrança de tributos sobre a produção de ouro no Brasil colonial. Portanto, nenhuma das opções apresentadas explica corretamente a economia do ouro no Brasil colonial.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina