Buscar

O texto diz: “Vai, Colombo, abre a cortina / Da minha eterna oficina...”. A crença no paraíso divino acompanhou a expansão marítima europeia e infl...

O texto diz: “Vai, Colombo, abre a cortina / Da minha eterna oficina...”. A crença no paraíso divino acompanhou a expansão marítima europeia e influenciou a conquista territorial do Novo Mundo. O próprio Colombo, ao adentrar no continente em sua terceira expedição, pensou que estava próximo do Jardim do Éden. Com base nessa assertiva, avalie as afirmacoes abaixo:
I - Os europeus relacionavam o paraíso com riquezas materiais, a exemplo da abundância de ouro. Por isso, essa crença religiosa teve papel importante na penetração das terras encontradas no além-mar.
II - Havia a crença de que a Árvore da Vida estaria acessível no Paraíso e seus frutos atribuiriam os poderes de uma vida eterna. Por isso, diversos aventureiros se lançaram na busca desse espaço mítico e, como posteriormente não o encontraram, tornaram-se os primeiros latifundiários do continente.
III - As crenças cristãs dos colonizadores se mesclaram, durante a conquista territorial, com as crenças dos povos indígenas, nas tentativas de localização desse lugar paradisíaco. As Entradas e Bandeiras na América portuguesa são um exemplo disso.

Essa pergunta também está no material:

Mineração no Brasil Colonial
52 pág.

História do Brasil Colonial Universidade de MaríliaUniversidade de Marília

Ainda não temos respostas

Ainda não temos respostas aqui, seja o primeiro!

Tire dúvidas e ajude outros estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina