Logo Passei Direto
Buscar

Trabalho Social

UNIASSELVI
O SUAS preconiza a participação e o controle social por meio de instâncias instituídas presentes no âmbito municipal, estadual e federal. São espaços formais de participação de usuários, trabalhadores, representantes de instituições e gestores. Sobre isso, associe corretamente as definições com os termos a seguir. São considerados como requisito para o recebimento de recursos para a área da assistência social. Embora, muitas vezes podem ser criados e mantidos somente com este objetivo, sem que ocupe lugar de destaque e seja influenciador na gestão e avaliação da política pública. Resposta 1 Escolher... Reúnem um grande número de pessoas para discutir, deliberar, avaliar e sugerir a continuação e/ou novos caminhos para a política de assistência social. Resposta 2 Escolher... “São instâncias deliberativas que têm a atribuição de avaliar o estágio de desenvolvimento da política setorial específica e propor diretrizes para seu aperfeiçoamento, o que implica garantir voz e voto a distintos segmentos sociais, para que possam se expressar e deliberar sobre definições, princípios e diretrizes que devem produzir impactos nas agendas governamentais.” (RAICHELIS, 2016, p. 61). Resposta 3 Escolher... São espaços de participação e composição paritária com representantes do Estado e da sociedade civil. Suas principais competências, nas respectivas esferas, são deliberar sobre a política pública de assistência social, normatizar e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada, apreciar e aprovar propostas orçamentárias, bem como zelar pela efetivação do SUAS (BIASI, 2016). Resposta 4 Escolher... Devem ser realizadas em âmbito municipal, estadual, distrital e nacional. Resposta 5 Escolher...
User badge image
Jeanne Oliveira

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Parece que você está buscando associar definições a termos específicos relacionados ao SUAS. Vamos lá: 1. Resposta 1: Reúnem um grande número de pessoas para discutir, deliberar, avaliar e sugerir a continuação e/ou novos caminhos para a política de assistência social. Termo: Conferências de Assistência Social. 2. Resposta 2: “São instâncias deliberativas que têm a atribuição de avaliar o estágio de desenvolvimento da política setorial específica e propor diretrizes para seu aperfeiçoamento, o que implica garantir voz e voto a distintos segmentos sociais, para que possam se expressar e deliberar sobre definições, princípios e diretrizes que devem produzir impactos nas agendas governamentais.” (RAICHELIS, 2016, p. 61). Termo: Conselhos de Assistência Social. 3. Resposta 3: São espaços de participação e composição paritária com representantes do Estado e da sociedade civil. Suas principais competências, nas respectivas esferas, são deliberar sobre a política pública de assistência social, normatizar e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada, apreciar e aprovar propostas orçamentárias, bem como zelar pela efetivação do SUAS (BIASI, 2016). Termo: Comissões de Assistência Social. 4. Resposta 4: Devem ser realizadas em âmbito municipal, estadual, distrital e nacional. Termo: Conferências de Assistência Social. 5. Resposta 5: São considerados como requisito para o recebimento de recursos para a área da assistência social. Embora, muitas vezes podem ser criados e mantidos somente com este objetivo, sem que ocupe lugar de destaque e seja influenciador na gestão e avaliação da política pública. Termo: Planos de Assistência Social. Espero que isso ajude na sua compreensão sobre o SUAS! Se precisar de mais alguma coisa, é só avisar!

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Resposta 1: Conferências de Assistência Social. Resposta 2: Conselhos de Assistência Social. Resposta 3: Conselhos de Assistência Social. Resposta 4: Conferências de Assistência Social. Resposta 5: Conferências de Assistência Social. As instâncias instituídas presentes no âmbito municipal, estadual e federal são as Conferências e os Conselhos de Assistência Social. As Conferências são espaços formais de participação de usuários, trabalhadores, representantes de instituições e gestores, que reúnem um grande número de pessoas para discutir, deliberar, avaliar e sugerir a continuação e/ou novos caminhos para a política de assistência social. Já os Conselhos de Assistência Social são espaços de participação e composição paritária com representantes do Estado e da sociedade civil, que têm a atribuição de avaliar o estágio de desenvolvimento da política setorial específica e propor diretrizes para seu aperfeiçoamento, normatizar e regular a prestação de serviços de natureza pública e privada, apreciar e aprovar propostas orçamentárias, bem como zelar pela efetivação do SUAS. Ambas as instâncias são consideradas como requisito para o recebimento de recursos para a área da assistência social, mas muitas vezes podem ser criados e mantidos somente com este objetivo, sem que ocupe lugar de destaque e seja influenciador na gestão e avaliação da política pública. As Conferências e os Conselhos de Assistência Social devem ser realizados em âmbito municipal, estadual, distrital e nacional.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A partir do conhecimento dos equipamentos e serviços do SUAS, relacione-os com suas respectivas descrições:
Unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social, que abrange um total de até 1.000 famílias/ano. Executa serviços de Proteção Social Básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. É responsável pela oferta do Serviço de Proteção e Atenção Integral às Famílias (PAIF).
Oferece atendimento especializado a famílias com pessoas em situação de ameaça ou violação de direitos e com seus vínculos familiares e comunitários fragilizados. O serviço realiza o trabalho social para o fortalecimento da função protetiva da família e preservação da integridade e condições de autonomia dos sujeitos para o rompimento de padrões violadores de direitos no âmbito familiar. É um serviço de apoio, orientação e acompanhamento que atua em articulação com a rede socioassistencial, as políticas setoriais e os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos.
Unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel constituir-se em lócus de referência, nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos.
Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura de seus vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida. Busca o desenvolvimento de potencialidades e aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.
Ofertado de forma continuada e programada realizando abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. Tem como objetivo o trabalho social para construir o processo de saída das ruas e inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas para a garantia dos direitos.
Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)
Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI)
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)
Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)
Serviço Especializado em Abordagem Social

Mais conteúdos dessa disciplina