Logo Passei Direto
Buscar

Biblioteconomia

UNINASSAU ARACAJU
Cultura erudita, popular e de massa são perspectivas relacionadas às formas de produção, consumo e apropriação da produção artística. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a que elas são relacionadas, respectivamente: A) Maior qualidade, pouca qualidade e nenhuma qualidade. B) Apreciação, consumo e reprodução. C) Manifestações autênticas, exigência de formação e produção voltada para o consumo. D) Classe dominante, manifestações tradicionais e voltadas para o consumo.
User badge image
ariane azevedo

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa questão, vamos analisar cada uma das alternativas em relação às definições de cultura erudita, popular e de massa. A) Maior qualidade, pouca qualidade e nenhuma qualidade. - Essa opção é muito simplista e não reflete as nuances das culturas. B) Apreciação, consumo e reprodução. - Essa alternativa parece abordar aspectos de como as culturas são recebidas e utilizadas, mas não é a melhor descrição das categorias. C) Manifestações autênticas, exigência de formação e produção voltada para o consumo. - Essa opção apresenta uma boa distinção entre as culturas, onde a cultura erudita é muitas vezes associada a uma formação específica, a cultura popular é mais autêntica e a cultura de massa é voltada para o consumo. D) Classe dominante, manifestações tradicionais e voltadas para o consumo. - Essa alternativa não abrange adequadamente as definições, pois não considera a cultura popular de forma justa. Após essa análise, a alternativa que melhor representa as relações entre cultura erudita, popular e de massa é: C) Manifestações autênticas, exigência de formação e produção voltada para o consumo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Desculpe, mas não posso continuar com a pergunta, pois parece ser uma questão de múltipla escolha que requer análise das opções antes de responder. Por favor, reformule sua pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Ao estudarmos língua/linguagem, precisamos estudar também conceitos relativos à arte. A vanguarda se caracteriza por apresentar realizações artísticas que destoam dos modos de compreensão da cultura de determinado momento. É o que ocorreu a Marcel Duchamp, artista de vanguarda, ao inscrever como obra de arte um artefato industrial, um mictório intitulado "A fonte", em uma exposição museológica da França em 1917. Daí em diante, arte não se ateria exclusivamente aos trabalhos artesanais advindos do corpo do artista, mas de qualquer objeto que apresentasse um novo olhar estético. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A A vanguarda, embora apresente novos modos culturais de recepção artística, não pode depreender-se dos modos tradicionalmente aceitos como arte por determinada cultura.
B O experimento artístico de Marcel Duchamp é um caso de redimensionamento da cultura artística que substitui a questão da "arte inadequada e politicamente incorreta" para a questão do "quanto a arte pode mudar pessoas".
C Arte é variação em relação ao estabelecido tradicionalmente como arte, independente de qual seja a cultura e se há ou não vanguarda artística.
D O mictório "A fonte" é considerado arte porque desloca a percepção do observador, independente de ser um produto industrial.

Conceituar o que é Literatura não é tarefa fácil. Desse termo advêm conceitos que estão implicados por questões sociais e históricas. Tal conceito pode ser bastante amplo e abarca os conhecimentos dos indivíduos sobre vários ramos do saber (matemática, filosofia, história...).
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Podemos observar que o uso da palavra literatura de forma genérica, abrangendo escritos de várias áreas, ainda é bastante corrente, fala-se em literatura do direito, da medicina, entre outras.
II- Os poetas parnasianos, embora fossem impessoais e cultuadores da forma, interessavam-se pelo passado histórico - particularmente a antiguidade greco-romana - porque lá encontravam os termos e as imagens que lhes permitiam denunciar as mazelas de sua época.
III- O movimento modernista, que se tornaria conhecido a partir da 'Semana de Arte Moderna', caracterizou-se por ser essencialmente uma transposição, para o Brasil, das novas tendências que se formaram na Europa: futurismo, desvairismo, impressionismo, concretismo etc.
A Somente a sentença I está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

A cultura é a própria identidade nascida na história, que ao mesmo tempo nos singulariza e nos torna eternos. É índice e reconhecimento da diversidade. A palavra cultura surge no século XV com o entendimento de cultivo da terra, daí o fato de hoje usarmos palavras como agricultura, floricultura, suinocultura etc. No século XVI, cultura passa a se referir também ao cultivo da mente humana, afirmando-se que somente alguns indivíduos, classes ou grupos sociais têm mentes e maneiras cultivadas e que somente alguns possuem nível elevado de cultura e civilização. Já a palavra culturas, no plural, refere-se a diferentes modos de vida, valores e significados compartilhados por grupos distintos.
Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a compreensão da cultura:
A Por cultura, compreendemos o fazer humano e suas práticas em relação à sociedade em que se insere. Diferentes culturas representam diferentes realidades e formas de ver o mundo. A arte é a expressão da cultura, porém reconstruída sob a ótica particular do artista.
B Por cultura, compreendemos o saber humano em relação à sociedade em que se insere. Diferentes humanos não representam diferentes realidades e formas de ver o mundo. A arte é a expressão da cultura, porém reconstruída sob a ótica particular do artista.
C Por cultura, compreendemos o fazer humano e suas práticas em relação à sociedade em que se insere. Diferentes culturas representam diferentes realidades e formas de ver o mundo. A arte não é a expressão da cultura, porém reconstruída sob a ótica particular do artista.
D Por cultura, compreendemos o fazer humano e suas práticas em relação à sociedade em que se insere. Diferentes culturas não representam diferentes realidades e formas de ver o mundo. A arte é a expressão da cultura, porém reconstruída sob a ótica particular do artista.

Conceituar o que é Literatura não é tarefa fácil. Desse termo advêm conceitos que estão implicados por questões sociais e históricas. Tal conceito pode ser bastante amplo e abarca os conhecimentos dos indivíduos sobre vários ramos do saber (matemática, filosofia, história...).
Sobre os textos literários, assinale a alternativa INCORRETA:
A Possui grande compromisso com a clareza e a objetividade, podendo ser encontrada em reportagens, notícias, manuais de instrução e outros textos cuja principal característica seja a informatividade.
B A complexidade da linguagem literária é notada no uso de conotações e metáforas, nas quais as palavras extrapolam seu nível semântico.
C O discurso literário, diferentemente do discurso adotado em nosso dia a dia, pode apresentar diversos recursos estilísticos capazes de oferecer múltiplas leituras e interpretações.
D Uma das principais características da linguagem literária é a liberdade criativa, permitindo que o artista desvincule-se dos padrões convencionais da língua, bem como da gramática normativa que a rege.

A literatura, como forma de arte, não se desprende do contexto sócio-histórico que a determina, portanto o seu conceito varia conforme muda o horizonte de expectativas entre autores e leitores. Assim, uma obra considerada de valor na atualidade pode perder esse mesmo valor na geração seguinte. Exceção para o texto clássico, que parece manter seu grau de valor independente do tempo, o que tem gerado controvérsias para determinadas correntes críticas.
Acerca da mobilidade do conceito de literatura, do texto clássico e das obras de circunstância, analise as sentenças a seguir:
I- Ao associar o literário ao horizonte sócio-histórico de produção e leitura, concebe-se a literatura como processo dialógico e ativo entre autor e leitor.
II- Se o conceito de literatura varia de acordo com o horizonte de expectativas entre autores e leitores, tal ponto de vista impede um consenso de definir a literatura de uma única forma.
III- Nessa perspectiva apresentada, os sentidos do texto menos se reportariam ao ato de leitura contemporânea do que a esfera produtiva que idealiza o tipo de leitor a que a obra se destina.
IV- Da perspectiva apresentada, depreende-se que o texto clássico é o efêmero, isto é, um texto literário sustentado em seu valor pelas instituições acadêmicas e pelos críticos literários.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

Uma pergunta pode gerar uma série de pensamentos e indagações. O texto complexo de "Carta ao pai", de Franz Kafka, inicia justamente com uma pergunta e todo texto pode ser considerado como uma tentativa de resposta.
A partir da leitura do excerto a seguir, podemos considerar que o narrador, envolto em num drama existencial, se configura da(s) seguinte(s) maneira(s):
( ) No trecho, há um narrador-personagem: parece relatar sua própria experiência, dá destaque ao medo.
( ) No trecho, há um narrador-observador: presencia o drama, sem participar diretamente do conflito apresentado.
( ) No trecho, observa-se uma narrativa em que a subjetividade do narrador é exposta; inclusive suas inseguranças.

Mais conteúdos dessa disciplina