Logo Passei Direto
Buscar
O conforto térmico também apresenta alguns aspectos muito práticos e que são importantes, principalmente, em projetos comerciais ou corporativos. Sobre a NBR 15220, assinale a alternativa CORRETA: A ) Define os desenhos que devem ser feitos para que se descubra a transmitância e a resistência térmica. B ) Define os textos que devem ser feitos para que se descubra a transmitância e a resistência térmica. C ) Define os cálculos que devem ser feitos para que se descubra a transmitância e a resistência térmica. D ) Define os ensaios que devem ser feitos para que se descubra a transmitância e a resistência térmica.
User badge image
rodrigo bolsonelli

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

User badge image

Alexsandro Ramos Bueno

há 2 anos

A) Define os desenhos que devem ser feitos para que se descubra a transmitância e a resistência térmica

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A maneira como ocorre a regulação de temperatura entre dois corpos é chamada de troca térmica. Assim, as trocas térmicas em que os corpos mais quentes perdem calor para os corpos mais frios recebem o nome de trocas secas.
Dentre as trocas secas, assinale a alternativa CORRETA que evidencia o nome da troca térmica em que um corpo é sólido e, o outro, é um fluído, configurando correntes que transmitem calor para todo o fluído:
A Convecção.
B Evaporação.
C Condução.
D Radiação.

A convecção é muito importante para o conforto térmico, pois garante a circulação de ar por nossa pele, ajudando e facilitando a evaporação do suor e reduzindo o desconforto térmico.
Com foco na convecção para o conforto térmico, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É por causa da convecção que colocamos o aquecimento no piso ou as lareiras próximas ao chão.
( ) A convecção ajuda, por exemplo, em uma forma muito prática de ventilação natural, que é o efeito chaminé.
( ) É por causa da convecção, por exemplo, que a melhor posição para o ar condicionado é no alto.
( ) A convecção é a troca térmica entre um corpo físico e um corpo fluido.
A V - V - F - V.
B F - F - V - F.
C F - V - V - F.
D V - V - V - V.

A proteção térmica pode ser conseguida com a ajuda de materiais, isolantes ou condutores térmicos, ou com a ajuda de métodos e técnicas que propiciem ou que dificultem a dissipação do calor.
Com base nas características dos materiais isolantes, analise as sentenças a seguir:
I- Na fase de construção das edificações, um bom projeto de arquitetura ajuda, de maneira muito efetiva, no controle das diferenças entre a temperatura interna e externa de uma edificação.
II- As estratégias de projetos arquitetônicos variam de acordo com a região para a qual a edificação está sendo projetada.
III- A espessura das paredes determinadas pelo arquiteto responsável pode representar uma diferença de vários graus na temperatura do cômodo em relação à temperatura externa.
IV- A baixa condutividade térmica é uma característica muito importante para materiais que não sejam porosos ou fibrosos.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
D Somente a sentença IV está correta.

A ventilação pode ser entendida como o processo no qual o ar, dentro de um local fechado ou em uma área fechada, é substituído por ar limpo. Esse processo tem uma grande série de usos e de benefícios.
Sobre a ventilação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Uma das formas mais eficientes de ventilação forçada é chamada de ventilação cruzada, e depende da localização das janelas na edificação.
( ) A ventilação faz a limpeza do ar.
( ) Podemos classificar a ventilação em ventilação natural, quando é feita pela própria força do vento.
( ) A ventilação forçada é quando é utilizado o uso de aparelhos para a circulação do ar.
( ) Uma boa ventilação não depende de um bom projeto de arquitetura.
A F - V - V - F - V.
B F - V - V - V - F.
C V - F - F - V - F.
D F - F - V - V - F.

A convecção é a troca térmica entre dois corpos, sendo que um desses corpos é sólido e, o outro corpo, é um fluido. O calor forma as chamadas correntes convectivas que levam essa energia térmica a todo o fluido, até que seja atingido o equilíbrio térmico. Sobre a convecção natural, assinale a alternativa CORRETA:
A É aquela que não acontece de forma espontânea, sem que ocorra uma força mecânica externa.
B É aquela que acontece de forma esporádica, sem que ocorra uma força mecânica externa.
C É aquela que acontece de forma espontânea, sem que ocorra uma força mecânica interna.
D É aquela que acontece de forma espontânea, sem que ocorra uma força mecânica externa.

A ventilação forçada, como o próprio nome já diz, implica na circulação forçada do ar para dentro ou para fora de um ambiente ou de uma edificação. Para isso, são usados ventiladores e exaustores, além de outros equipamentos.
Com base na ventilação forçada, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode ser feita por exaustão.
( ) Pode ser feita por insuflamento.
( ) Ar condicionado é um tipo de ventilação forçada.
( ) Ventilador não é um tipo de ventilação forçada.
( ) Não pode ser feita por exaustão.
A F - F - V - V - V.
B F - V - F - V - F.
C V - V - V - F - F.
D V - V - F - F - F.

Os materiais isolantes são apresentados em vários formatos e maneiras de aplicação, dependendo do uso necessário e do local de aplicação. Além disso, o aspecto estético também deve ser levado em conta, caso o material fique aparente após a aplicação.
Com base nas mantas, analise as sentenças a seguir:
I- São fornecidas em formato de mantas flexíveis.
II- Placas de EPS e de Poliestireno são exemplos de mantas flexíveis.
III- As mantas flexíveis podem ser cortadas facilmente.
IV- Placas de cortiça são exemplos de mantas flexíveis.
V- Mantas flexíveis são recomendadas para vãos como nas paredes de drywall ou forros.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I, III e V estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Um dos materiais mais antigos utilizados em isolamento térmico é a madeira. Devido à baixa condutibilidade térmica, esse material tem sido usado pela humanidade há milhares de anos.
Sobre as características da madeira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) No Sul do Brasil, as casas de madeira são muito comuns.
( ) Não é um ótimo isolante térmico.
( ) Ótimo isolante térmico.
( ) Pode ser aplicada como material de acabamento e revestimento.
A F - F - V - V.
B V - F - V - V.
C V - V - V - F.
D F - V - F - V.

A condução é um mecanismo de trocas térmicas entre corpos que se tocam, ou entre partes diferentes de um mesmo corpo que estejam com temperaturas diferentes.
Sobre a condução, assinale a alternativa CORRETA:
A Quanto maior a condutividade térmica de um material, menor a sensação que ele nos passa ao toque.
B A condução ocorre entre partes diferentes de um mesmo corpo que estejam com a mesma temperatura.
C Quanto maior a condutividade térmica de um material, mais extrema a sensação que ele nos passa ao toque.
D Quanto menor a condutividade térmica de um material, mais extrema a sensação que ele nos passa ao toque.