Logo Passei Direto
Buscar
Na espécie ovina, os índices de fertilização alcançados com a inseminação artificial cervical são influenciados pelo tipo de sêmen utilizado, sendo satisfatórios quando o sêmen é fresco e baixos quando o sêmen é congelado-descongelado. Sobre os baixos índices obtidos com o sêmen congelado-descongelado, assinale a alternativa CORRETA: A) O momento da inseminação deve ser o mais distante possível do momento da ovulação, devendo ser realizada ao final do estro, ou seja, 12 e/ou 24 horas após a detecção do estro. B) O processo de congelar e descongelar reduz a capacidade de fertilização dos espermatozoides dos ovinos e em função da irregularidade dos anéis cervicais da ovelha a deposição do sêmen é realizada na entrada da cervice. C) Os índices de fertilidade do sêmen congelado-descongelado na espécie ovina foram prejudicados com o desenvolvimento das técnicas de inseminação artificial transcervical e laparoscópica, as quais depositam o sêmen dentro do útero. D) O protocolo menos utilizado é a deposição de esponja impregnada com hormônio dentro da vagina, onde permanece por alguns dias e, em momentos específicos, são aplicados outros fármacos que estimulam e sincronizam o estro.
User badge image
Ingomar Thurow

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre os baixos índices de fertilização com sêmen congelado-descongelado na inseminação artificial cervical em ovinos: A) O momento da inseminação deve ser o mais distante possível do momento da ovulação, devendo ser realizada ao final do estro, ou seja, 12 e/ou 24 horas após a detecção do estro. - Esta afirmação está incorreta, pois a inseminação deve ser feita próximo ao momento da ovulação para aumentar as chances de fertilização. B) O processo de congelar e descongelar reduz a capacidade de fertilização dos espermatozoides dos ovinos e em função da irregularidade dos anéis cervicais da ovelha a deposição do sêmen é realizada na entrada da cervice. - Esta alternativa está correta, pois o congelamento e descongelamento realmente afetam a viabilidade dos espermatozoides, e a irregularidade dos anéis cervicais pode dificultar a deposição do sêmen. C) Os índices de fertilidade do sêmen congelado-descongelado na espécie ovina foram prejudicados com o desenvolvimento das técnicas de inseminação artificial transcervical e laparoscópica, as quais depositam o sêmen dentro do útero. - Esta afirmação não é correta, pois as técnicas de inseminação que depositam o sêmen no útero geralmente melhoram os índices de fertilidade. D) O protocolo menos utilizado é a deposição de esponja impregnada com hormônio dentro da vagina, onde permanece por alguns dias e, em momentos específicos, são aplicados outros fármacos que estimulam e sincronizam o estro. - Embora essa técnica exista, não é diretamente relacionada aos baixos índices de fertilização com sêmen congelado-descongelado. Portanto, a alternativa correta é: B) O processo de congelar e descongelar reduz a capacidade de fertilização dos espermatozoides dos ovinos e em função da irregularidade dos anéis cervicais da ovelha a deposição do sêmen é realizada na entrada da cervice.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Você precisa publicar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O aprisco na criação de ovinos e caprinos é uma das instalações mais importantes e o seu tamanho está diretamente relacionado ao número e tamanho dos animais, tipo de piso, tempo de permanência e necessidade de suplementação alimentar na instalação.
Considerando um aprisco com o piso ripado, sem retenção de urina e fezes onde os animais pisam, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Carneiro.
II- Ovelhas secas.
III- Ovelhas com cordeiros.
IV- Cordeiros - creep feeding.
V- Cordeiros em terminação.
VI- Cordeiros confinados.
( ) 0,74-0,93 m2.
( ) 0,14-0,19 m2.
( ) 0,37-0,46 m2.
( ) 1,3-1,9 m2.
( ) 0,93-1,9 m2.
( ) 0,5-0,8 m2.

Na racionalização de recursos alimentares potencialmente disponíveis à região entra a caatinga raleada, rebaixada e enriquecida. Essas operações aumentam a massa de forragem aproveitável no horizonte de pastejo. Apesar dos caprinos assumirem postura bipedal característica e até mesmo subir em algumas árvores, a manutenção de um maior número de folhas mais facilmente acessíveis acarretará menor dispêndio de energia na busca de alimento e maiores ganhos (QUADROS, 2005).
Sobre as técnicas para aumentar a disponibilidade de forragem, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Raleamento.
II- Rebaixamento.
III- Enriquecimento.
( ) Consiste em cortar a uma altura em torno de 70 cm espécies arbóreas, como jurema preta, sabiá e mororó, entre outras, que possui valor forrageiro e a forragem encontra-se inacessível ao animal.
( ) Consiste em adicionar à vegetação já existente em uma caatinga raleada, ou mesmo raleada e rebaixada, outras espécies de forragem, principalmente os capins buffel e gramão, contribuindo para o aumento na disponibilidade de forragem.
( ) Redução do número de árvores na área, eliminando espécies de baixo valor forrageiro e madeireiro, como marmeleiro e malva branca, melhorando as condições para desenvolvimento de espécies herbáceas, aumentando a disponibilidade de forragem.

Em grande parte do território nacional, a sazonalidade da produção forrageira concentra-se em nível superior a 80% na época quente e chuvosa do ano. O inverso observa-se na época seca, quando há acentuada redução quantitativa e qualitativa da forragem.
Sobre a sazonalidade da produção forrageira, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Essa oscilação provoca consequências negativas do ponto de vista zootécnico, como altas taxas de mortalidade, baixo desempenho reprodutivo e baixa taxa de crescimento, aliados aos sérios problemas sanitários, portando a demanda e suprimento de forragem devem ser equacionados no balanço do planejamento anual.
II- Para o período seco ou de baixa disponibilidade de forragem no ano, deve-se planejar em termos de produção e conservação de forragem para suprir o déficit necessário à alimentação do rebanho.

Na região Sul do Brasil, ovinos e caprinos têm sido criados em várias propriedades em pastagens perenes formadas por espécies estoloníferas tropicais de verão, de porte médio, tais como Tifton 85 e Hemarthria, e também espécies cespitosas, como o Tanzânia e Aruana (MONTEIRO; ADAMI; PITTA, 2009). Assim, a necessidade de evitar a estacionalidade de produção forrageira implica na manutenção da disponibilidade de forragem ao longo do ano, que por sua vez é difícil de ser obtida com a utilização de uma única espécie.
Com relação às estratégias para manter a disponibilidade de forragens ao longo do ano, assinale a alternativa CORRETA:
a) Escolha da forragem, época de plantio, correção e adubação do solo, controle de entrada e saída da pastagem, uso na forma de rotacionado na forma de piquetes.
b) Época de pastejo (chuvosa e seca), sistema (contínuo ou rotacionado), intensidade (altura do resíduo) e frequência de pastejo (dias de ocupação e de descanso).
c) Número de dias de ocupação e de descanso, conforme o ciclo vegetativo da forrageira, de forma que os animais utilizem os piquetes por período curto, promovendo um período de descanso para a rebrota das plantas.
d) Sobressemeadura com pastagens de inverno, utilização de subprodutos, irrigação de pastagens, conservação de forragem, uso de cana-de-açúcar.

O setor de manejo deve ser planejado atenciosamente, assegurando o melhor uso da terra. O tamanho das instalações e o projeto dependerão do número de animais do rebanho e quantos vão ser manejados por dia.
Sobre o setor de manejo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O curral é formado por baias interligadas de forma a facilitar a condução dos animais até o brete e a separação quando necessária.
( ) O pedilúvio tem a função de combater problemas de casco, através de soluções como o sulfato de zinco, onde os cascos dos animais têm que ficar submersos por alguns minutos.
( ) As medidas do brete são de fundamental importância para o manejo. Por exemplo, se o brete for muito largo, os animais podem se virar dentro e complicar o trabalho.
( ) A topografia deve ser plana e o terreno deve ser seco e de boa drenagem, para permitir rápida secagem após chuva ou manejo dos animais, os terrenos argilosos são bons nesses aspectos.

Ao compararmos o consumo de forragem e o teor de elementos essenciais ingeridos, constataremos que alguns minerais não suprirão as exigências das diferentes categorias. Nas plantas forrageiras existem variações nos teores minerais com a espécie, o estádio de maturação da planta, a época do ano, o tipo de solo e o nível de adubações (QUADROS, 2006).
Sobre a suplementação mineral, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- A correta mineralização do rebanho é de grande importância para as funções vitais, tais como digestão, respiração, circulação, andamento, entre outras. Até para ajudar as reações entre as células.
II- A carências de minerais podem ocasionar grandes danos aos animais, pois geram uma queda na produtividade, ou seja, prejudicam o desenvolvimento, o crescimento e o ganho de peso, facilitando o aparecimento de doenças, a queda da fertilidade. Em suma: afetam a produção de leite, de carne e de lã, entre outros prejuízos.

O Brasil tem 170 milhões de hectares de pastagens, sendo 100 milhões (58% do total) ocupados com pastagens cultivadas ou artificiais, as quais apresentam ampliação de sua participação ao longo dos anos, com relação às pastagens nativas, em vista da maior capacidade de suporte proporcionada.
Sobre as pastagens, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- As pastagens são importantes para um sistema produtivo sustentável e econômico de ovinos e caprinos, desde que manejadas racionalmente, considerando os aspectos da escolha das plantas forrageiras, manejo da fertilidade do solo, ajuste da oferta de forragem e controle parasitário, alcançando boas produções por animal e por área, aumentando a rentabilidade do empreendimento.
II- Constitui a base natural da alimentação dos animais ruminantes, a pastagem é considerada a forma de alimentação de menor custo, visto que os ovinos e caprinos, sendo ruminantes, possuem elevada capacidade de aproveitar alimentos fibrosos.

O papel das leguminosas forrageiras vem ganhando destaque não só pelos benefícios agronômicos, como a capacidade de fixação do nitrogênio no solo, mas pelo aumento do valor nutritivo da forragem disponível.
Sobre as leguminosas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Aumentam a quantidade de energia na dieta e o desempenho animal.
( ) Podem ser utilizadas consorciadas com gramíneas.
( ) Podem ser usadas como banco de proteína.
( ) Possuem alto teor de energia e digestibilidade.

Tendo em vista a importância da nutrição sobre os aspectos reprodutivos e sanitários dos animais; e, considerando que a nutrição afeta diretamente o número de cordeiros nascidos por matriz colocada em monta, o número de cordeiros desmamados por fêmea parida, o peso de nascimento, os pesos e idades de desmama e de abate; bem como a quantidade de carne produzida por área (kg/ha), é necessária a conscientização de que o manejo nutricional pode ser o responsável pelo sucesso ou fracasso de qualquer sistema de produção de ovinos.
Sobre a nutrição, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A alimentação é o item mais importante no custo de produção. Além de representar a maior parte do custo de produção, a alimentação está diretamente relacionada à eficiência do sistema como um todo.
II- A nutrição é um dos principais fatores que influenciam o desempenho reprodutivo das ovelhas, desde o estabelecimento da puberdade até o número total de cordeiros produzidos durante a vida útil do animal.

Mais conteúdos dessa disciplina