Logo Passei Direto
Buscar

Lógica

Outros
02. (PM/RR - Soldado da Polícia Militar – UERR) Uma sentença aberta pode ser transformada numa proposição se for atribuído valor a uma variável. Dada a sentença aberta p(y): y2 > 10, assinale o valor a ser atribuído para tornar a proposição p(y) verdadeira:
Uma sentença aberta pode ser transformada numa proposição se for atribuído valor a uma variável.
A) x = 4
B) y = -2
C) y = 1
D) x = 0
E) y = 5
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para tornar a proposição p(y) verdadeira, precisamos encontrar um valor para y que satisfaça a desigualdade y² > 10. Analisando as opções fornecidas: A) x = 4: Esta opção não é relevante, pois a variável em questão é y, não x. B) y = -2: Substituindo y por -2, temos (-2)² = 4, o que não satisfaz a desigualdade y² > 10. C) y = 1: Substituindo y por 1, temos 1² = 1, o que também não satisfaz a desigualdade y² > 10. D) x = 0: Assim como a opção A, essa opção não é relevante, pois a variável em questão é y, não x. E) y = 5: Substituindo y por 5, temos 5² = 25, o que satisfaz a desigualdade y² > 10. Portanto, a alternativa correta é: E) y = 5

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Valores lógicos das proposições
Chamamos de valor lógico de uma proposição: a verdade, se a proposição for verdadeira (V), e a falsidade, se a proposição for falsa (F). Designamos as letras V e F para abreviarmos os valores lógicos verdade e falsidade respectivamente.
Consideremos as seguintes proposições e os seus respectivos valores lógicos:
a) A velocidade de um corpo é inversamente proporcional ao seu tempo. (V)
b) A densidade da madeira é maior que a densidade da água. (F)
A maioria das proposições são proposições contingenciais, ou seja, dependem do contexto para sua análise.

(DOCAS/PB – Assistente Administrativo – IBFC) Se o valor lógico de uma proposição “P” é verdade e o valor lógico de uma proposição “Q” é falso, então o valor lógico do bicondicional entre as duas proposições é:

(A) Falso
(B) Verdade
(C) Inconclusivo
(D) Falso ou verdade

(ISGH - Médico Pediatra - Instituto Pró Município) Analise as seguintes proposições:

(A) Se 2 > 5 e 6 é número ímpar, então 4 é número par;
(B) Se 2 > 5 ou 4 é número par, então 6 é número ímpar;
(C) Se 4 é número par ou 6 é número ímpar, então 2 > 5;
(D) Se 4 é número par, então 2 > 5 ou 6 é número ímpar.

01. (TJ/PI – Analista Judiciário – Escrivão Judicial – FGV) Considere a afirmação: "Mato a cobra e mostro o pau" A negação lógica dessa afirmação é: (A) não mato a cobra ou não mostro o pau; (B) não mato a cobra e não mostro o pau; (C) não mato a cobra e mostro o pau; (D) mato a cobra e não mostro o pau; (E) mato a cobra ou não mostro o pau.

03 (TJ/AP-Técnico Judiciário / Área Judiciária e Administrativa- FCC) Vou à academia todos os dias da semana e corro três dias na semana. Uma afirmação que corresponde à negação lógica da afirmação anterior é (A) Não vou à academia todos os dias da semana ou não corro três dias na semana. (B) Vou à academia quase todos os dias da semana e corro dois dias na semana. (C) Nunca vou à academia durante a semana e nunca corro durante a semana. (D) Não vou à academia todos os dias da semana e não corro três dias na semana.

04. (HUGG-UNIRIO / Advogado – IBFC) Considerando a frase "João comprou um notebook e não comprou um celular", a negação da mesma, de acordo com o raciocínio lógico proposicional é: (A) João não comprou um notebook e comprou um celular. (B) João não comprou um notebook ou comprou um celular (C) João comprou um notebook ou comprou um celular. (D) João não comprou um notebook e não comprou um celular. (E) Se João não comprou um notebook, então não comprou um celular.

Um argumento de premissas P1, P2, ..., Pn e de conclusão Q, indica-se por:

P1, P2, ..., Pn |----- Q

Mais conteúdos dessa disciplina