No Brasil, os instrumentos utilizados para a realização da reforma agrária foram elencados no art. 17 do Estatuto da Terra, não fazendo parte destes instrumentos apenas o contido na alternativa:
a.
herança ou legado;
b.
compra e venda;
c.
arrecadação dos bens vagos;
d.
desapropriação sem interesse social;
e.
reversão à posse do Poder Público de terras de sua propriedade, indevidamente ocupadas e exploradas, a qualquer título, por terceiros.
Ed
há 3 meses
Para responder à sua pergunta, precisamos analisar os instrumentos de reforma agrária listados no art. 17 do Estatuto da Terra e identificar qual alternativa não faz parte desses instrumentos. Vamos analisar as opções: a) Herança ou legado - Este é um meio de transferência de propriedade, mas não é um instrumento de reforma agrária. b) Compra e venda - Este é um instrumento comum de aquisição de terras e pode ser utilizado na reforma agrária. c) Arrecadação dos bens vagos - Este é um instrumento previsto para a reforma agrária. d) Desapropriação sem interesse social - Este não é um instrumento válido, pois a desapropriação deve ter interesse social para ser considerada. e) Reversão à posse do Poder Público de terras de sua propriedade, indevidamente ocupadas e exploradas, a qualquer título, por terceiros - Este também é um instrumento previsto na reforma agrária. Dessa forma, a alternativa que não faz parte dos instrumentos utilizados para a realização da reforma agrária, conforme o art. 17 do Estatuto da Terra, é: d) desapropriação sem interesse social.
Libere respostas sem pagar
Ajude estudantes
Ed
ano passado
Analisando as opções fornecidas, a alternativa que não faz parte dos instrumentos utilizados para a realização da reforma agrária, conforme o art. 17 do Estatuto da Terra, é: d. desapropriação sem interesse social.
Mais perguntas desse material
Não poderá ser selecionado como beneficiário dos projetos de assentamento a que se refere a Lei nº 8.629/93, o rol taxativo previsto no art. 20 da citada lei. Desta forma, assinale a única alternativa que não corresponde a limitação prevista no art. 20
a.
auferir renda familiar proveniente de atividade não agrária superior a três salários mínimos mensais ou superior a um salário mínimo per capita.
b.
for ocupante de cargo, emprego ou função pública não remunerada;
c.
tiver sido excluído ou se afastado do programa de reforma agrária, de regularização fundiária ou de crédito fundiário sem consentimento de seu órgão executor;
d.
for proprietário rural, exceto o desapropriado do imóvel e o agricultor cuja propriedade seja insuficiente para o sustento próprio e o de sua família;
e.
for proprietário, cotista ou acionista de sociedade empresária em atividade;