Logo Passei Direto
Buscar
Dada a reação: X2 + 3 Y2 ⇌ 2 XY3, verificou-se no equilíbrio, a 1.000°C, que as concentrações em mol/L são: [X2] = 0,20; [Y2] = 0,20; [XY3] = 0,60. O valor da constante de equilíbrio (Kc) da reação química é de:

User badge image
Desafios para Aprender

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para calcular a constante de equilíbrio \( K_c \) da reação dada, utilizamos a expressão da constante de equilíbrio, que é baseada nas concentrações dos produtos e reagentes no equilíbrio. A reação é: \[ X_2 + 3 Y_2 \rightleftharpoons 2 XY_3 \] A expressão para \( K_c \) é: \[ K_c = \frac{[XY_3]^2}{[X_2][Y_2]^3} \] Substituindo os valores das concentrações fornecidas: - \([X_2] = 0,20 \, \text{mol/L}\) - \([Y_2] = 0,20 \, \text{mol/L}\) - \([XY_3] = 0,60 \, \text{mol/L}\) Agora, substituímos na fórmula: \[ K_c = \frac{(0,60)^2}{(0,20)(0,20)^3} \] Calculando: \[ K_c = \frac{0,36}{0,20 \times 0,008} = \frac{0,36}{0,0016} = 225 \] Portanto, o valor da constante de equilíbrio \( K_c \) da reação química é 225.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para determinar o valor da constante de equilíbrio (Kc) da reação química fornecida, podemos usar a expressão da constante de equilíbrio, que é dada por: \[ Kc = \frac{[XY3]^2}{[X2][Y2]^3} \] Substituindo os valores fornecidos: \[ Kc = \frac{(0,60)^2}{(0,20)(0,20)^3} \] \[ Kc = \frac{0,36}{0,008} \] \[ Kc = 45 \] Portanto, o valor da constante de equilíbrio (Kc) da reação química é 45.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Um equilíbrio químico e estabelecido quando a) uma reação química cessa. b) somente a velocidade da reação de formação torna-se constante. c) a concentração dos produtos e a dos reagentes permanecem constantes. d) a concentração dos produtos e dos reagentes são iguais. e) a temperatura torna-se constante.

Num recipiente de volume constante igual a 1litro, inicialmente evacuado, foi introduzido 1,00 mol de pentacloreto de fósforo gasoso e puro. O recipiente foi mantido a 227°C e, no equilíbrio final, foi verificada a existência de 0,05 mol de gás cloro.
Qual das opções a seguir contém o valor aproximado da constante (Kc) do equilíbrio estabelecido dentro do cilindro e representado pela seguinte equação química? PCℓ5(g) ⇌ PCℓ3(g) + Cℓ2(g)

O diagrama abaixo mostra variações de concentrações (em mol/l) de duas substâncias A e B no equilíbrio A → B.
Assinale o que for correto.
01) Em t = t2, as concentrações de A e B são iguais.
02) A reta de equação t = t2 representa a concentração de A a partir do momento em que o equilíbrio é atingido.
04) Em t = t1, a concentração de A é igual a concentração de B.
08) Para t = t2, a concentração de A é maior do que a concentração de B.
16) a constante de equilíbrio (kC) é maior que 1.

Para que se possa determinar a constante de um equilíbrio químico, é necessário que:
a) as espécies químicas envolvidas no equilíbrio estejam em solução aquosa.
b) o sistema químico em que ocorre o equilíbrio esteja à temperatura constante.
c) as concentrações das espécies químicas envolvidas no equilíbrio sejam iguais.
d) todas as espécies químicas participantes do equilíbrio tenham a mesma pressão parcial.

Um equilíbrio envolvido na formação da chuva ácida está representado pela equação: 2 SO2(g) + O2(g) ⇌ 2 SO3(g). Em um recipiente de um litro, foram misturados 6 mols de dióxido de enxofre e 5 mols de oxigênio. Depois de algum tempo, o sistema atingiu o equilíbrio; o número de mols de trióxido de enxofre medido foi de 4.
O valor aproximado da constante de equilíbrio é:

Um recipiente fechado de 1 litro, contendo inicialmente, à temperatura ambiente, 1 mol de I2 e 1 mol de H2, é aquecido a 300 °C. Com isto, estabelece-se o equilíbrio: H2(g) + I2(g) ⇌ 2 HI(g) cuja constante é igual a 1,0 · 10^2.
Qual a concentração, em mol/L, de cada uma das espécies H2(g), I2(g) e HI(g) nessas condições?

O valor da constante de equilíbrio, em concentração, da reação de esterificação entre 1 mol de etanol e 1 mol de ácido acético, na temperatura T, é igual a 4.
Dada a reação em equilíbrio: C2H5OH + C2H3OOH → C2H3OOC2H5 + H2O, o número de mols do éster obtido no equilíbrio, na temperatura T, é aproximadamente:

3,0 mols de H2 e 3,0 mols de I2 são colocados em um recipiente fechado de V(litros) e atingem o equilíbrio gasoso a 500°C, com constante de equilíbrio igual a 49.
A concentração em mol/L de HI neste equilíbrio é aproximadamente:

Dois mols de CO(g) reagem com dois mols de NO2(g), conforme a equação: Quando se estabelece o equilíbrio, verifica-se que ¾ de cada um dos reagentes foi transformado em CO2(g) e NO(g).
A constante de equilíbrio para a reação é:

Mais conteúdos dessa disciplina