Logo Passei Direto
Buscar
Relativamente à tutela penal do meio ambiente, assinale a opção correta (OAB – Adaptado).
A
Os animais ilegalmente caçados que forem apreendidos deverão ser libertados em seu habitat, não podendo ser entregues a jardins zoológicos ou a entidades similares.
B
Não constitui crime o abate de animal quando realizado, entre outras hipóteses, em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família.
C
Comprovada a responsabilidade de pessoa jurídica na prática de crime ambiental, ficará automaticamente excluída a responsabilidade das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato.
D
Constitui crime matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Tal proibição não alcança, entretanto, os espécimes em rota migratória que não sejam nativos.
E
Não constitui crime matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, quando, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

A
B
C
D
E
User badge image
Questões para o Sucesso

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as opções apresentadas: A) Os animais ilegalmente caçados que forem apreendidos deverão ser libertados em seu habitat, não podendo ser entregues a jardins zoológicos ou a entidades similares - Esta opção está correta de acordo com a legislação ambiental, que visa proteger a fauna silvestre. B) Não constitui crime o abate de animal quando realizado, entre outras hipóteses, em estado de necessidade, para saciar a fome do agente ou de sua família - Esta opção está incorreta, pois o abate de animais sem autorização pode configurar crime ambiental. C) Comprovada a responsabilidade de pessoa jurídica na prática de crime ambiental, ficará automaticamente excluída a responsabilidade das pessoas físicas, autoras, coautoras ou partícipes do mesmo fato - Esta opção está incorreta, pois a responsabilidade das pessoas físicas não é automaticamente excluída pela responsabilidade da pessoa jurídica. D) Constitui crime matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Tal proibição não alcança, entretanto, os espécimes em rota migratória que não sejam nativos - Esta opção está correta, pois descreve corretamente a proibição de atividades relacionadas à fauna silvestre sem autorização. E) Não constitui crime matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre, quando, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente - Esta opção está incorreta, pois descreve uma conduta que é considerada crime ambiental. Portanto, a opção correta é a letra D) Constitui crime matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar espécimes da fauna silvestre sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Tal proibição não alcança, entretanto, os espécimes em rota migratória que não sejam nativos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sirvinskas(2018)contribui para o debate ambiental afirmando que “em matéria ambiental, foi atribuída à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios (competência comum) a responsabilidade de proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; impedir a destruição desses bens; promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico; proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas, preservar as florestas, a flora e a fauna, registrar, acompanhar e fiscalizar a concessão de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios. Não se trata de competência legislativa, mas de mera cooperação administrativa”. Dessa forma podemos identificar como alternativa correta:

A A competência concorrente dispõe que a União cria normas gerais sobre a matéria e, por outro lado, os Estados e o Distrito Federal podem editar leis sobre o meio ambiente, desde que respeitem e estejam em harmonia com as normas gerais criadas pela União.
B Com base no Art. 30 da Constituição Federal, os Municípios não podem mais legislar sobre o meio ambiente, pois as normas gerais sobre a matéria criadas pela União e algo que diz a respeito ao assunto nacional.
C Com a determinação da competência legislativa, não se faz mais necessária uma análise sobre a competência material que, conforme comentado anteriormente, servirá para identificar as atribuições de atuação em uma área ambiental,
D O SISNAMA é o único órgãos e entidades públicas voltadas à preservação do meio ambiente, atua de forma isolada e dispõe da competência imaterial concreta para tutelar o meio ambiente
E O Município não tem competência para legislar sobre meio ambiente com União e Estado, no limite de seu interesse local e desde que tal regramento seja e harmônico com a disciplina estabelecida pelos demais entes federados.

Mais conteúdos dessa disciplina