Logo Passei Direto
Buscar
O Brasil apresenta grande extensão territorial, isso confere diferentes tipos de clima e de solo, resultando em diferentes condições ambientais e ecossistemas. Com relação aos ecossistemas Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Serra do Mar, Pantanal matogrossense e Zona Costeira, analise as alternativas a seguir e assinale a afirmativa que estiver correta (OAB – Adaptado).

A Tais ecossistemas são considerados pela CRFB/1988 patrimônio difuso, logo todos os empreendimentos nessas áreas devem ser precedidos de licenciamento e estudo prévio de impacto ambiental.
B Tais ecossistemas são considerados patrimônio nacional, devendo a lei infraconstitucional disciplinar as condições de utilização e de uso dos recursos naturais, de modo a garantir a preservação do meio ambiente.
C Tais ecossistemas não estão contemplados nos dispositivos, pois não foi elaborada tutela para esses ecossistemas, tendo como responsabilidade da entidade privada em propriedade.
D Tais ecossistemas são considerados bens públicos, pertencentes à União, devendo a lei infraconstitucional disciplinar suas condições de utilização, o uso dos recursos naturais e as formas de preservação.
E Tais ecossistemas possuem terras devolutas que são, a partir da edição da Lei n. 9985/2000, consideradas unidades de conservação de uso sustentável, devendo a lei especificar as regras de ocupação humana nessas áreas.
User badge image
Estudo Através de Questões

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as alternativas apresentadas: A) Tais ecossistemas são considerados pela CRFB/1988 patrimônio difuso, logo todos os empreendimentos nessas áreas devem ser precedidos de licenciamento e estudo prévio de impacto ambiental. - Correta. A Constituição Federal de 1988 considera esses ecossistemas como patrimônio difuso, o que implica a necessidade de licenciamento e estudo de impacto ambiental para empreendimentos nessas áreas. B) Tais ecossistemas são considerados patrimônio nacional, devendo a lei infraconstitucional disciplinar as condições de utilização e de uso dos recursos naturais, de modo a garantir a preservação do meio ambiente. - Incorreta. A Constituição Federal considera esses ecossistemas como patrimônio difuso, não patrimônio nacional. C) Tais ecossistemas não estão contemplados nos dispositivos, pois não foi elaborada tutela para esses ecossistemas, tendo como responsabilidade da entidade privada em propriedade. - Incorreta. Os ecossistemas em questão são sim contemplados na legislação ambiental. D) Tais ecossistemas são considerados bens públicos, pertencentes à União, devendo a lei infraconstitucional disciplinar suas condições de utilização, o uso dos recursos naturais e as formas de preservação. - Incorreta. Eles são considerados patrimônio difuso, não bens públicos pertencentes à União. E) Tais ecossistemas possuem terras devolutas que são, a partir da edição da Lei n. 9985/2000, consideradas unidades de conservação de uso sustentável, devendo a lei especificar as regras de ocupação humana nessas áreas. - Incorreta. As terras devolutas não são o foco da questão, que trata dos ecossistemas em si. Portanto, a alternativa correta é: A) Tais ecossistemas são considerados pela CRFB/1988 patrimônio difuso, logo todos os empreendimentos nessas áreas devem ser precedidos de licenciamento e estudo prévio de impacto ambiental.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sirvinskas(2018)contribui para o debate ambiental afirmando que “em matéria ambiental, foi atribuída à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios (competência comum) a responsabilidade de proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; impedir a destruição desses bens; promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico; proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas, preservar as florestas, a flora e a fauna, registrar, acompanhar e fiscalizar a concessão de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seus territórios. Não se trata de competência legislativa, mas de mera cooperação administrativa”. Dessa forma podemos identificar como alternativa correta:

A A competência concorrente dispõe que a União cria normas gerais sobre a matéria e, por outro lado, os Estados e o Distrito Federal podem editar leis sobre o meio ambiente, desde que respeitem e estejam em harmonia com as normas gerais criadas pela União.
B Com base no Art. 30 da Constituição Federal, os Municípios não podem mais legislar sobre o meio ambiente, pois as normas gerais sobre a matéria criadas pela União e algo que diz a respeito ao assunto nacional.
C Com a determinação da competência legislativa, não se faz mais necessária uma análise sobre a competência material que, conforme comentado anteriormente, servirá para identificar as atribuições de atuação em uma área ambiental,
D O SISNAMA é o único órgãos e entidades públicas voltadas à preservação do meio ambiente, atua de forma isolada e dispõe da competência imaterial concreta para tutelar o meio ambiente
E O Município não tem competência para legislar sobre meio ambiente com União e Estado, no limite de seu interesse local e desde que tal regramento seja e harmônico com a disciplina estabelecida pelos demais entes federados.

Mais conteúdos dessa disciplina