Logo Passei Direto
Buscar
Os princípios dentro do Direito representam a base na formulação das normas jurídicas. Neste contexto, o princípio da boa-fé está classificado nos princípios gerais do Direito. O que este princípio prega? A) Todos os atos do processo são públicos para obter a transparência e confiabilidade. B) Está assegurada a ampla defesa para os envolvidos no processo. C) Todas as partes envolvidas estão afirmando a verdade, não querendo aproveitar-se de fragilidades de seu oponente em proveito próprio. D) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa.
User badge image
Maicon Santos

ano passado

User badge image
Maicon Santos

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

O princípio da boa-fé é um conceito fundamental no Direito que se refere à expectativa de que as partes em uma relação jurídica ajam de maneira honesta e leal, sem tentar se aproveitar das fraquezas ou vulnerabilidades do outro. Analisando as alternativas: A) Todos os atos do processo são públicos para obter a transparência e confiabilidade. - Isso se relaciona mais ao princípio da publicidade, não à boa-fé. B) Está assegurada a ampla defesa para os envolvidos no processo. - Este é um princípio do devido processo legal, mas não se refere diretamente à boa-fé. C) Todas as partes envolvidas estão afirmando a verdade, não querendo aproveitar-se de fragilidades de seu oponente em proveito próprio. - Esta alternativa reflete diretamente o que o princípio da boa-fé prega, que é a honestidade e a lealdade nas relações. D) Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa. - Isso se relaciona mais ao princípio da legalidade ou da liberdade, não à boa-fé. Portanto, a alternativa correta é: C) Todas as partes envolvidas estão afirmando a verdade, não querendo aproveitar-se de fragilidades de seu oponente em proveito próprio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

O princípio da boa-fé está classificado nos princípios gerais do Direito e prega que todas as partes envolvidas devem agir de forma honesta, leal e não se aproveitar de fragilidades do oponente em benefício próprio. Portanto, a alternativa correta que descreve o que este princípio prega é: C) Todas as partes envolvidas estão afirmando a verdade, não querendo aproveitar-se de fragilidades de seu oponente em proveito próprio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Dentro do contexto jurídico, as fontes do direito representam importante papel para descrever os modos de formação das normas jurídicas. Sendo a lei uma das fontes do direito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) A lei é uma norma jurídica abstrata e geral, de forma escrita, produzida pelo Estado.
( ) A lei é uma prática reiterada sobre determinada conduta, constituindo um hábito comportamental.
( ) A lei é o trabalho doutrinário dos juristas que definem conceitos jurídicos.
( ) A lei é uma reiteração de decisões judiciais que são julgadas da mesma forma.
a) V - F - F - F.
b) V - V - F - V.
c) F - V - V - V.
d) F - F - V - F.

Existem diversas classificações estabelecidas ao direito no âmbito de uma teoria geral do Direito, dentre elas, a divisão entre direito privado e direito público, sendo que muitos estudiosos definem como a origem dessa classificação os textos referentes ao Direito Romano.
Acerca desta classificação do direito em privado e público, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Dentre os ramos do direito público, encontram-se as normas processuais, as quais regulam a organização do judiciário e do processo judicial. É, portanto, instrumento que o titular do direito subjetivo utiliza para obtenção do direito material.
( ) O direito penal tem por finalidade tutelar os bens jurídicos mais importantes para os seres humanos, logo, deve ser categorizado como norma de direito privado, pois visa a tutelar interesses particulares.
( ) O direito administrativo possui conceitos e princípios próprios e rege as atividades da administração privada, desde a constituição até a administração e extinção de empresas, sendo, portanto, um ramo do direito privado.
( ) As normas estabelecidas pelo direito público têm caráter impositivo, também denominadas normas de ordem pública ou cogentes.
a) V - F - F - V.
b) V - V - F - V.
c) V - F - V - F.
d) F - V - F - V.

Ao longo de toda a fase instrutória de uma complexa ação criminal, tipificado pelo artigo 154-A, qual seja, invasão de dispositivo informático, o juiz deferiu todos os requerimentos que lhe foram dirigidos para juntada de documentos e outros elementos probantes aos autos.
Dentre os princípios constitucionais assegurados no caso em tela, estão presentes:
a) Princípio da boa-fé e da igualdade.
b) Princípio da presunção de inocência e da segurança jurídica.
c) Princípio da razoabilidade e do respeito à dignidade da pessoa humana.
d) Princípio do contraditório e da ampla defesa.

A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, nasce um Brasil fundado na cidadania, ou seja, um Estado Democrático de Direito baseado no respeito aos direitos e garantias individuais.
Acerca do princípio da publicidade dos atos processuais e das decisões judiciais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As ações que envolvam divulgação de informação, confidencialidade, segredo de negócio, entre outros, cabe ao procurador da parte autora, com fulcro na Lei de Software, requerer que o processo corra em segredo de justiça.
( ) A lei só poderá restringir a publicidade dos atos processuais quando o sigilo for imprescindível à segurança do Estado ou em casos que envolvam menores de idade.
( ) O magistrado pode vetar o ingresso do público na sala de audiências a pedido das partes, haja vista que todas as informações serão disponibilizadas posteriormente no site do órgão judiciário.
( ) Todas as ações que tenham como parte uma empresa de software deverão ser julgados sob segredo de justiça, independente da solicitação do advogado.
a) V - V - V - F.
b) V - F - F - F.
c) F - V - F - V.
d) F - V - V - F.

Em determinado momento histórico, no qual não havia distinção entre o direito processual e o material, o processo era compreendido como sinônimo de procedimento.
Com relação aos termos processo e procedimento, analise as sentenças a seguir:
I- Os procedimentos, de acordo com a natureza do provimento, podem ser categorizados em declaratórios, constitutivos ou condenatórios.
II- De regra, a diferença básica entre o processo de conhecimento e o processo de execução é a de que naquele o juiz parte de uma mera afirmação de direito para, ao final, declará-lo existente ou não, enquanto neste se parte de um direito já declarado para a sua realização.
III- O processo de conhecimento divide-se em ordinário e cautelar, enquanto o processo de execução pode ser dividido em execução normal e especial.
IV- O processo cautelar exige o preenchimento de três requisitos essenciais, quais sejam: o periculum in mora, o fumus boni iuris e a verossimilhança da alegação.
a) As sentenças I e III estão corretas.
b) Somente a sentença II está correta.
c) As sentenças III e IV estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.

Existem inúmeras definições para a ciência do direito, mas, segundo Ferraz (1986, p.9), em geral, entende-se por ciência do direito "um sistema de conhecimentos sobre a realidade jurídica".
Diante disso, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A teoria tridimensional estabelece que o direito deve ser estudado sob três aspectos epistemológicos mais utilizados pelos juristas e filósofos ao longo da História, quais sejam: o fato jurídico, o valor e a norma propriamente dita.
( ) Pode-se definir o direito como um conjunto de princípios, regras e instituições, que atuam em conjunto com a finalidade de nortear as ações humanas em sociedade.
( ) O direito positivado, como ocorre no sistema jurídico brasileiro, garante que as sentenças proferidas pelos juízes sejam mais justas.
( ) O sistema jurídico brasileiro é fundamentado no Direito Romano-germânico, o qual é baseado no sistema da common law.
a) F - V - V - F.
b) V - V - F - V.
c) V - V - F - F.
d) V - F - V - F.

A lei emana da sociedade por seus instrumentos e instituições destinados a formular o direito, refletindo o que a sociedade tem como objetivo, bem como suas crenças e valorações.
Acerca das características inerentes à lei, analise as sentenças a seguir:
I- A generalidade é uma das características da lei, a qual estabelece que a norma vale para todos, sem distinção de qualquer natureza.
II- A lei visa regular situações concretas, por isso deve buscar destacar ao máximo as particularidades de cada situação.
III- Em nosso sistema jurídico, em que se sobressai o pensamento positivista, para que a lei tenha validade, ela deverá estar escrita.
IV- A edição de uma lei visa resguardar uma situação recente, criando, consequentemente, sempre um novo direito.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II e III estão corretas.
c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
d) Somente a sentença I está correta.

A Constituição brasileira de 1988 inicia com o Título I dedicado aos "princípios fundamentais", que são as regras informadoras de todo um sistema de normas.
Diante dessa afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A quebra do sigilo dos dados cadastrais de clientes do provedor de acesso, realizadas por autoridade policial, sem autorização judicial, ainda que em situações emergenciais, constitui violação aos princípios da inviolabilidade à intimidade.
( ) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
( ) Concernente aos princípios do contraditório e da ampla defesa, pode-se afirmar que tais princípios se aplicam também no inquérito policial.
( ) João, ao ser preso em flagrante delito, invocou o princípio da presunção da inocência, alegando que não poderia ser preso, antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
( ) A diferença de salários, de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil a qualquer dos trabalhadores urbanos e rurais, sem a devida justificativa, fere o princípio da igualdade prevista na CF/88.
a) F - V - V - F - V.
b) V - V - V - V - F.
c) V - V - F - F - V.
d) V - F - V - V - F.

Mais conteúdos dessa disciplina